sexta-feira, 21 de maio de 2021

O DIA DA LÍNGUA NACIONAL É COMEMORADO EM 21 DE MAIO

 



O DIA DA LÍNGUA NACIONAL É COMEMORADO EM 21 DE MAIO. Nesta data homenageamos o idioma oficial de uma determinada nação. No caso do Brasil, a língua nacional dos brasileiros é o português.  Nossa língua nacional é diferente da língua portuguesa e a nossa riqueza está na influencia que recebemos dos imigrantes e dos próprios migrantes, pois todo esse entrelace modifica, de forma contínua, nossa língua sem perder sua essência.

A língua portuguesa é falada no Brasil por influência dos portugueses, principais responsáveis pela colonização no país. Porém, o português falado pelos brasileiros é dotado de diversas variações derivadas de outros idiomas, como o Tupi-Guarani, por exemplo. O Tupi foi uma das maiores nações indígenas do Brasil, quando os primeiros colonizadores europeus desembarcaram nas terras tupiniquins. Além dos idiomas indígenas, a língua portuguesa brasileira também é sincretizada com idiomas dos povos africanos (como o ioruba, jejes e nagôs, por exemplo), que foram trazidos para o Brasil durante o período da escravidão. A língua é fundamental para a comunicação e expressão de todos os aspectos que compõem os diferentes povos. O nosso português, seja ele escrito ou falado, recebeu muitas influencias e contribuições linguísticas, iniciando com as variações da língua tupi, aquela falada por muitas tribos indígenas, existentes antes mesmo da colonização e foi ainda misturado ao idioma ioruba, língua de povos africanos que foram trazidos durante a colonização como escravos.

Segundo os livros de história foram quase quatro séculos de misturas na língua portuguesa, língua esta derivada do latim e difundida no império romano.

Nesta data comemorativa devemos refletir e compreender a essência de nossa língua, desde a forma de falar a forma de escrever, com sotaques, de forma clara ou não, certa ou errada, mas lembrando de sempre que a língua somos nós e com ela conquistamos o mundo.



APOIO NA DIVULGAÇÃO





Nenhum comentário:

Postar um comentário