domingo, 16 de maio de 2021

SANTIAGO CALATRAVA: UM ARQUITETO QUE VOCÊ DEVE CONHECER

 

SANTIAGO CALATRAVA: UM ARQUITETO QUE VOCÊ DEVE CONHECER

 

A arquitetura de Santiago Calatrava é inconfundivelmente, icônica. Mesmo aqueles que não seguem as publicações sobre arquitetura e as tendências da arte moderna estão familiarizados com suas obras e estilo único. Afinal, o arquiteto, engenheiro estrutural e artista espanhol é um dos mais destacados e geniais criadores da atualidade. Seu estilo único pode ser definido como a união de inovação estrutural, mais dinamismo artístico e elegância. Certamente, você será capaz de perceber essas características enquanto o conduzimos através de 10 das obras mais conhecidas de Calatrava. Vamos começar com a formação do arquiteto. Santiago Calatrava nasceu em 28 de julho de 1951, nos arredores de Valência, Espanha, e seus estudos começaram na Escola Superior de Arquitectura da Universidade Politécnica de Valência, que concluiu em 1974.

Tendo recebido seu diploma, Calatrava continuou sua educação formal em Engenharia Estrutural no Instituto Federal Suíço de Tecnologia em Zurique, Suíça, onde continua a morar. Também possui residência na cidade de Nova York até hoje. Ainda assim, algumas das estruturas mais icônicas de Calatrava estão espalhadas por toda a Espanha. Na verdade, um dos edifícios mais icônicos do arquiteto, chamado A Cidade das Artes e Ciências, está localizado no seu local de nascimento: Valência. Um fato interessante sobre o edifício é que situa-se no local onde outrora existia o leito do rio Turia. O rio foi drenado e redirecionado porque causou uma enchente catastrófica em 1957, mas o leito do rio foi transformado em um belo parque. Por isso, Calatrava projetou o edifício para se parecer com um animal aquático emergindo da água.

O prédio da Cidade das Artes e Ciências é um dos 12 tesouros da Espanha, por isso é imperdível para os turistas. Além disso, é apenas um lugar divertido de se visitar, pois abriga um museu interativo, um centro de ciências educacionais e um centro oceanográfico. O edifício é um ótimo exemplo das obras do arquiteto, que combinam soluções de engenharia criativas e impecáveis com formas etéreas, mas dramáticas, e elementos em formas que lembram organismos vivos. Curtir A Ponte Alamillo é outra conquista histórica de Calatrava, localizada na Espanha. Concluída em 1992, a ponte é uma obra anterior do arquiteto e que lhe rendeu fama internacional. À primeira vista, a ponte parece um instrumento de cordas. Os críticos da época podem ter considerado o poste de 142 metros e a dúzia de cabos que se estendem dele ineficientes na época, mas as imagens dramáticas que ele cria o transformaram em um ícone arquitetônico. O sucesso da Ponte Alamillo consolidou Calatrava como especialista em projetos de pontes, e o arquiteto acabou construindo dezenas de belas pontes por toda a Europa e Estados Unidos.

 

Uma característica notável das obras-primas de Calatrava, seja um museu, uma ponte ou um estádio, é o movimento. As formas orgânicas de seus edifícios tornam mais fácil para os espectadores visualizarem o edifício batendo as asas, mergulhando na água ou dançando. As obras mais inovadoras do arquiteto, como a torre Turning Torso na Suécia, o Museu de Arte de Milwaukee e o Oculus, todas exibem esses recursos lindamente. Este último está localizado na cidade de Nova York e também é conhecido como The World Trade Center Transportation Hub.

A estrutura alada dramática e futurista que se assemelha a uma pomba branca parece que está prestes a voar para o céu. Com o seu amplo hall, o interior do edifício é tão impressionante e etéreo quanto o exterior. Desnecessário dizer que é um dos projetos mais reconhecidos e icônicos do arquiteto. Curtir May also interest you Hilariante - Por que esses 15 veículos existem? Médico Alerta: Pare com Analgésicos! Se Sente Dores na Coluna Faça Isso em Casa (Assista) Dr. Wilson Garves - Especialista em Dor Acumulou! Jogue na Mega-Sena sem sair de casa. Sorte Online Hilário: Como se vestir para ir à Receita Federal? Recomendado por Curtir Curtir A conquista máxima de Calatrava no desenvolvimento da ideia de movimento é o Pavilhão Quadracci do Museu de Arte de Milwaukee. O Pavilhão foi concluído em 2001 e é carinhosamente conhecido como “A Calatrava”.

Como o Oculus, o pavilhão do museu apresenta asas dramáticas com uma envergadura de 66 metros que realmente se movem ao longo do dia. As asas foram construídas como um sistema de sombreamento e podem até mesmo se dobrar para proteger o prédio de condições climáticas extremas.

A cada novo trabalho, Calatrava, agora com 69 anos, surpreende e expande nossa compreensão do que é arquitetura e como a beleza é uma parte essencial de todos os aspectos de nossas vidas. Como o arquiteto disse, "tentei chegar perto da fronteira entre arquitetura e escultura e entender a arquitetura como uma arte". Curtir Curtir Ainda assim, o pico literal e metafórico da genialidade do arquiteto ainda está no futuro porque o projeto atual de Calatrava é a Dubai Creek Tower. Curtir Dubai Creek Tower em Dubai, Emirados Árabes Unidos Image Source: RedditA torre será concluída em 2022 e pode se tornar o edifício mais alto do mundo. A altura exata do edifício ainda é desconhecida, mas dizem que se tornou mais alto do que o Burj Khalifa, o atual detentor do recorde que também está localizado em Dubai. Equipada com 10 plataformas de observação, a torre apoiada será aberta aos visitantes, por isso com certeza se tornará um importante marco na cidade e provavelmente no mundo inteiro.























 

FONTE

https://www.tudoporemail.com.br/content.aspx?emailid=16489

Nenhum comentário:

Postar um comentário