domingo, 1 de agosto de 2021

A LUZ DE STELLA A REFULGIR NO DIA DA DEMOCRATIZAÇÃO DA CULTURA TEXTO DE DALMA NASCIMENTO

 



A LUZ DE STELLA A REFULGIR NO DIA DA DEMOCRATIZAÇÃO DA CULTURA TEXTO DE DALMA NASCIMENTO


Por ser domingo, tardiamente acordei e só agora e li a afirmativa mensagem do escritor Edir Meirelles, um dos antigos e maiores baluartes de nossa União Brasileira de Escritoras - UBE

Ei-la "Hoje, Primeiro de Agosto, aniversário de Stella Leonardos. Dia da Democratização da Cultura, criado pela União Brasileira de Escritores do Rio de Janeiro, UBE-RJ em Homenagem à saudosa escritora, ícone da entidade." Texto confirmado, sem dúvida, pela atual presidente da entidade Eurídice Hespanhol e pelas anteriores Márcia Barroca, Juçara Valverde, Dyandreia Portugal. E certamente por todos que conhecemos Stella Leonardos, essa mulher à frente de seu tempo.

Desde as matinatas de nossa instituição, essa extraordinária poetisa – erudita, pesquisadora dos valores universais - foi sempre respeitosa diante dos que dispunham  de menor acesso ao conhecimento maior.

Generosa em incentivar autores iniciantes, ela  em sua tão amorosa e sensível maneira de ser, antecipou novos caminhos para o feminino. Mas não apenas para a  mulher.. Quebrando preconceitos no século XX, colocou no palco atores negros, protagonistas em suas peças.   Segundo narra Alice Spíndola, sua amiga, na obra "Stella Leonardos, a  Incomparável".

Antenada com as urgências de seu momento histórico-estético, Stella não se deixou sucumbir pelos  donatários do poder. Antígona da ágora intelectual de nosso ainda agora,  ela afrontou os Creontes. E, no panorama brasileiro, firmou posição a  favor  da  DEMOCRATRIZAÇÃO DA CULTURA.

Obrigada, ilustre  companheiro  Edir Meirelles, por ter  eternizado o  dia 1ª de agosto  numa  data  de  resplendorosa Luz  para celebrarmos a  Grande Stella.

Nenhum comentário:

Postar um comentário