quinta-feira, 5 de agosto de 2021

QUER SABER SOBRE AS CARTAS DO IMPERADOR DOM PEDRO I À MARQUESA DE SANTOS?





Então assista ao vídeo de Paulo Rezzutti (@paulorezzutti), historiador, pesquisador e autor de vários livros sobre a história do Brasil, sobre o processo de pesquisa, escrita e da história de redescoberta dessas cartas e algumas curiosidades por trás do mais polêmico e famoso relacionamento do Império.

Rezzutti escreveu o livro “Titília e o Demonão”, onde apresenta cartas escritas por Dom Pedro à Marquesa de Santos e “Domitila - A verdadeira história da Marquesa de Santos” que chegou a ser finalista na categoria ‘Biografia’ do Prêmio Jabuti de 2014 e do 2º Prêmio Brasília de Literatura de 2014. Sua obra  “D. Pedro, a história não contada - O homem revelado por cartas e documentos inéditos” foi vencedora, também na categoria Biografia, do 58º Prêmio Jabuti de Literatura, em 2016.

Paulo possui graduação em Arquitetura e Urbanismo pelo Centro Universitário Belas Artes de São Paulo (1997). Membro titular do Instituto Histórico e Geográfico de São Paulo (2012) e Membro Correspondente do Instituto Histórico e Geográfico de Campo dos Goytacazes (2016). Escritor, pesquisador e biógrafo. Consultor técnico da arqueóloga Valdirene do Carmo Ambiel em questões referentes a Patrimônio Histórico e a história da Família Imperial Brasileira durante o estudo dos remanescentes humanos dos primeiros imperadores do Brasil sepultados na Cripta Imperial do Monumento à Independência, em São Paulo. Como arquiteto, foi o responsável técnico pelo trabalho de retirada do esquife da Imperatriz D. Amélia, que se encontrava emparedado no local. É autor de diversos artigos a respeito da história do Primeiro Reinado e seus personagens, bem como a respeito da História de São Paulo. É colaborador da Revista Aventuras na História, Revista de História da Biblioteca Nacional, Revista Carta Fundamental, Revista História Viva, Veja, entre outras. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário