O filósofo e acadêmico Antonio Cicero proferiu a palestra “O percurso filosófico do verso”, na Academia Piauiense de Letras. A apresentação da sessão foi feita pelo acadêmico Luiz Ayrton Santos Júnior.
Membro da Academia Brasileira de Letras, Antonio Cicero iniciou a sua fala explicando que há quem não veja relação entre os campos da filosofia e da poesia. No entanto enfatizou que existem filósofos que apreciam poesias e poetas apaixonados por filosofia, como é o seu caso. O acadêmico declamou poemas seus e de outros autores.
Antonio Cicero nasceu no Rio de Janeiro e tem raízes familiares no Piauí. Seu pai, economista Ewaldo Correia Lima, um dos fundadores do Instituto Superior de Estudos Brasileiros (ISEB), era de Campo Maior.
O poeta é bisneto do escritor Higino Cícero da Cunha, um dos fundadores da Academia Piauiense de Letras (1917), da qual foi presidente por 20 anos.
O poeta Diego Mendes de Sousa, organizador da primeira antologia de Antonio Cicero, também se fez presente à palestra.
Antonio Cicero voltou ao Piauí para participar, como homenageado, da I Caminhada Literária de Teresina, que se realiza no dia 16 de agosto, no final da tarde. O evento é promovido pela Academia Teresinense de Letras, em homenagem ao aniversário da cidade.
O poeta esteve em Teresina pela última vez em 2010, como conferencista do Salão do Livro do Piauí (SALIPI).
O vice-reitor da Universidade Federal do Piauí, professor Viriato Campelo, lembrou outras visitas que Antonio Cicero fez a Teresina.
Em 1982, ele participou da Torquatália, em companhia do poeta Wally Salomão e de Ana Duarte, viúva do poeta Torquato Neto.
Antonio Cicero participou também, em 1986, da Semana Mário Faustino, juntamente com o poeta Haroldo de Campos.
Ao final da palestra de ontem, o poeta recebeu do presidente da Academia Piauiense, Zózimo Tavares, um diploma com o agradecimento e a homenagem da APL.
MATÉRIA ORIGINAL: CLICAR NO LINK
LINK: https://www.academiapiauiensedeletras.org.br/antonio-cicero-fala-sobre-filosofia-e-poesia-na-apl/
FONTE: Texto extraído do site da APL – Academia Piauiense
de Letras.
Nenhum comentário:
Postar um comentário