Na próxima sexta, dia 10 de março, às 18h, acontece o Sarau da ETÉ, que também marca o início das atividades da editora de mesmo nome. A curadoria é dos escritores Jordão Pablo de Pão, Elis Barroso e AJ Tolissano. O evento tem entrada gratuita, no Bistrô Cultural d'Avó.
O Focus Portal Cultural conversou com os fundadores da editora.
Focus Portal Cultural - Devo parabenizá-los pela coragem da iniciativa neste tempo de recessão. ETÉ é uma palavra tupi que pode significar substância, matéria, muito ou verdadeiro. Qual a grande motivação para fundar a editora?
Jordão Pablo de Pão - Quando começamos a ETÉ, sabíamos que seria um sucesso imediato e um desafio. São Gonçalo é uma cidade recortada pelas muitas políticas e pela falta de ação em conjunto. A arte fica para os momentos de saraus - UFA! - e de insistência intelectual. Muito se escreve por aqui, e quase tudo se edita por lá. São Gonçalo pode ter uma vida editorial mais produtiva, sobretudo na seara da literatura Quando se publica um livro, os autores normalmente pensam apenas no valor reduzido das gráficas sem compromisso com a qualidade da obra. Isso quando sabem o caminho até o produto final.
Focus - Isso é importantíssimo. A falta de conhecimento sobre o processo de editoração interfere na forma como os autores normalmente pensam suas obras?
Jordão - A bem da verdade, são poucos os autores que pensam no produto final ao fazer o orçamento de suas obras… Com a urgência da vida prática, muitos se atém apenas ao que pesa menos no bolso.
Elis Barroso - e é exatamente aqui que entra a ETÉ. Queremos "retirar um caminhão das costas" dos artistas. Nós também somos escritores. E entendemos que publicar é caro. É uma capacidade que não está pressuposto na função escritor. O desafio é oferecer com um pequeno investimento uma obra inesquecível.
AJ Tolissano - O acompanhamento que oferecemos não é uma ilusão ou uma proposta exatamente inovadora. Queremos fazer com que o livro dos amigos autores sejam cuidados por nós com o mesmo grau de atenção e de estratégia que temos com os nossos.
Focus - … E que não termina com a impressão do livro, né?
Elis - Exatamente. Fazer com que o livro chegue aos nossos leitores é o grande empreendimento que estamos travando após a fundação. Estamos entendendo o mercado, pesquisando preços e articulando estratégias para que a ETÉ que começa pequena possa ser uma promotora de transformações.
Focus - Esse momento parece ser o mais delicado dos novos negócios, mas vocês têm resolvido bem a chegada da editora no mercado. Contem um pouco para a gente sobre isso.
AJ - É que tem muita gente que se diz escritor, poeta, artista, por ter escrito umas linhas. Temos conversado com essas pessoas a fim de auxiliá-las nas possibilidades que a escrita traz, através de cursos, de encontros e de saraus.
Elis - O sarau é, aliás, uma forma de darmos contexto ao que está escrito em nossas páginas. Acreditamos nesses encontros para fazer a literatura circular. Não deixamos de lado a visão mercadológica, mas envolvemos autores e não-autores, da editora e de outras, com publicações e sem, em oportunidades de novos públicos.
Focus - No dia 10, o Sarau da ETÉ promete então. Que nomes já estão confirmados?
AJ - Grandes parceiros nossos já estão nessa lista, o que muito nos alegra. Vini Borges, Pedro Garrido, Luciene Alves, Luciana Teixeira, Rheinaldo Baso, Natália Amorim, Carlos AOliveira, Simone, olucas.art, Sol de Paula, Lucio Antonyos, Enzo Rodrigues, Lucas Coutinho, Matheus Goudar, Viviane Mendonça, Ana Ledig, Kátia Siqueira, Júlia Aragão e Geralda de Freitas Nunes. Outros artistas locais estão ainda confirmando se estarão conosco para essa grande festa do poder de transformação da leitura.
Jordão - O evento terá entrada franca, microfone aberto e classificação etária livre, um belo exemplo do que acreditamos ser a alma dos eventos da ETÉ. Sabemos que teremos de cobrar pelos serviços, mas a arte, essa da natureza humana, de sua construção, tem, em origem, o pleno acesso.
Focus - Jordão sempre falando bonito e lutando pela Literatura… Que alegria saber que o primeiro livro da editora vai ser "Cáustico", tão falado nos últimos meses.
Jordão - Bom saber que a minha arte está sendo "assuntada" pelos bons amigos. "Cáustico" será lançado nos próximos dias 17 e 18, no Empório Vírgula, em São Gonçalo, e no Centro de Artes UFF, em nossa Icaraí. Como é um marco da minha produção, trazendo sujeitos poéticos que não são comuns no que vim publicando até aqui, é interessante encarar o desafio de trazer a um mundo tão caótico poemas e prosas curtas sociais. A literatura em lâmina das páginas ganhou ainda mais significação com o projeto gráfico de Elis Barroso e AJ Tolissano.
Focus - Nós, do Focus, desejamos sucesso ao empreendimento. Viver publicações concretiza as conversas que temos nas rodas de artistas.
AJ - Nós que agradecemos a possibilidade de dizer ao mundo a transformação que queremos.
Elis - Vamos publicar para que o mercado tenha opção de novas linguagens e novos diálogos criativos. Estão todos convidados para o lançamento da editora ETÉ, na primeira edição do Sarau da ETÉ.
SERVIÇO
Sarau da ETÉ - Primeira Edição
Data: 10/03/2023, sexta-feira
Horário: das 18h às 21h
Local: Bistrô Cultural d'Avó - Rua Eduardo Vieira de Souza, Rodo Shopping, centro de São Gonçalo.
Entrada Gratuita
Microfone aberto
Classificação Etária: Livre
Nenhum comentário:
Postar um comentário