Em 10 de março de 1876, aconteceu a primeira conversa telefônica, quando o inventor Graham Bell ligou para seu assistente em outra sala, dizendo: “Senhor Watson, venha para cá. Quero falar com você”. Bell havia recebido a patente exatamente três dias antes.
Embora, historicamente, Bell tenha sido considerado como o inventor do telefone, o italiano Antonio Meucci foi reconhecido como o seu verdadeiro inventor, em 11 de junho de 2002, pelo Congresso dos Estados Unidos, através da resolução No. 269. Meucci vendeu o protótipo do aparelho a Bell na década de 1870.
Alexander Graham Bell, nascido em Edimburgo, na Escócia, em 1847, era filho de Alexander Melville Bell, reconhecida autoridade em discursos públicos e correção de fala. O jovem Bell, treinado para assumir os negócios da família, tornou-se instrutor de voz ainda adolescente, começando nessa época a fazer experiências com o som.
Em 1870, sua família mudou-se para a província de Ontário, no Canadá, e em 1871 Bell viajou para Boston, nos Estados Unidos, a fim de demonstrar o método de ensino aos surdos de seu pai. No ano seguinte, abriu a própria escola de treinamento de professores de surdos em Boston e em 1873 tornou-se professor de fisiologia vocal na Universidade de Boston
No tempo livre, Bell fazia experiências com ondas sonoras, convencendo-se que seria possível transmitir a voz por meio de um sistema parecido com o telégrafo. Contratou um talentoso mecânico, Thomas Watson, para ajudá-lo na tarefa. Os dois despenderam incontáveis noites tentando converter as ideias de Bell em algo prático.
Em 1875, enquanto trabalhava com seu telégrafo múltiplo, Bell desenvolveu as ideias básicas para o telefone. Desenhou um dispositivo para transmitir as vibrações da fala eletricamente entre dois auriculares e em junho de 1875 testou sua invenção. Nenhuma palavra inteligível foi transmitida, mas sons parecidos com a voz humana foram ouvidos em um dos auriculares.
Em 14 de fevereiro de 1876, deu entrada no pedido de patente para seu telefone. Apenas algumas horas mais tarde, outro inventor, Elisha Gray, preencheu um documento junto ao Escritório de Patentes dos Estados Unidos sobre sua intenção de buscar uma patente similar de transmissor e auricular de telefone. Foi Bell que em 7 de março recebeu a patente 174.465, que lhe garantia a propriedade tanto dos instrumentos telefônicos quanto do sistema de telefonia.
Três dias depois, Bell testou com sucesso seu telefone pela primeira vez em sua casa de Boston. Em maio, demonstrou publicamente sua invenção diante da Academia Americana de Artes e Ciências em Boston e em junho na Exposição Centenária de Filadélfia. Em outubro foi bem-sucedido em manter uma conversação telefônica a mais de 3 quilômetros, entre Boston e Cambridgeport.
Graham Bell continuou com seus experimentos em comunicação, inventando o fotofone que transmitia a voz através de raios luminosos e o grafofone que registrava os sons. Seguiu trabalhando com os surdos-mudos, inclusive com a famosa educadora e usou os ‘royalties’ de suas invenções para financiar diversas entidades dedicadas à educação oral dos surdos. Faleceu em 1922 em sua casa de verão na ilha de Cape Breton, Canadá.
O sininho que durante décadas figurou
nos telefones e nos papéis promocionais da AT&T, inclusive no Brasil, era
uma referência ao inventor. Bell, em inglês, significa "sino".
FONTE:
Nenhum comentário:
Postar um comentário