A Academia Niteroiense de Letras fundada em 11 de junho de 1943, atualmente, presidida pelo publicitário e acadêmico Paulo Roberto Cecchetti é homenageada pelo “Um Brinde à Poesia” movimento literocultural fundado em 11 de junho de 1999 pela escritora, editora e produtora cultural Lucília Dowslley.
HOMENAGEM ALUSIVA AOS 80 ANOS DA ANL
A honraria alusiva aos 80 anos da ANL foi entregue ao Presidente Paulo Roberto Cecchetti durante o evento da celebração dos 24 anos do movimento literocultural “Um Brinde à Poesia”, realizado no Centro Cultural Paschoal Carlos Magno – Campo de São Bento - Icaraí. Em 17 de junho de 2023-sábado. Uma curiosidade, os dois disseminadores de Letras e culturas aniversariam no mesmo dia 11 de junho e o que os distinguem como colaboradores culturais são os 56 anos de diferença. Ambos divulgam artes e estão plasmados no coração da cultura de nossa cidade.
UM POUCO SOBRE “UM BRINDE À POESIA”
O consagrado Um Brinde à Poesia Niterói, Movimento Literário e Cultural, criado e apresentado pela artista multimídia Lucília Dowslley foi lançado, no dia 11 de junho de 1999, há 24 anos, por Lucília Dowslley e Carla Soares Faria, no bar Academia de Niterói, em São Francisco. A ideia surgiu num sonho de Lucília, na noite de 10 de maio de 1999, com a imagem nítida de um anjo, símbolo do movimento, que contabiliza mais de trezentas edições, dezenas de atuações de poetas, compositores musicais, fotógrafos e artistas em geral, visitas em escolas, edições extras, livros editados, livros distribuídos, ocupação de equipamentos e espaços da cidade, formação de plateia para poesia, promoção e divulgação dos artistas, democratização do microfone aberto e despertar de poetas.
UM POUCO SOBRE A ACADEMIA NITEROIENSE DE LETRAS
São oitenta anos de história concretizada, desde o ano de 1943 que a ANL esparge a beleza das artes das letras no panorama da cultura de nossa cidade. A Academia Niteroiense de Letras despontou no cenário das Letras e da cultura neste período e foi constituída pelos acadêmicos: Horácio Pacheco; Brígido Tinoco; Carlos Alberto Lúcio Bittencourt; Francisco Martins de Almeida; Francisco Pimentel; Geraldo Montendônio Bezerra de Menezes; Guaracy de Albuquerque Souto Mayor; Marcos Almir Almeida; Myrtharístides de Toledo Piza; Raul de Oliveira Rodrigues; Rubens Falcão; Ruy Buarque Nazaré; Serafim Silva; Sylvio Lago; Walfredo Martins; Santa Cruz Lima; Heitor Luiz Amaral Gurgel; Jefferson d’Avila Junior; José Pinto Nazareth; Lealdino Soares Alcântara; Macário de Lemos Picanço, são esses escritores que no dia 11 de junho de 1943 se uniram com o objetivo de promover a Literatura e Cultura niteroiense. Assim, desde essa época a ANL hasteou a sua bandeira acadêmica e o sonho foi concretizado.
Durante as oito décadas passou pelo quadro acadêmico da ANL significativa parcela de autores niteroienses. Está aí o maior legado que a Niteroiense ostenta no âmbito da literatura e cultura de nossa cidade. Certamente, cada um deles contribuiu de alguma maneira para que a entidade permanecesse ativa até a atualidade.
Mencionamos uma excelente referência sobre academias que o notável tribuno Alves Mendes em seu discurso proferido há mais de um século, reconheceu que: “A criação de uma Academia, onde se versam as belas letras e as artes, onde o fanal radiante da ciência clareia os horizontes do espírito, onde, enfim, se formam homens cultos e primorosos, é uma coisa sublime”.
Para melhor conhecer a história de nossa ANL vale citar uma obra preciosa “A Dança das Cadeiras” do escritor Wanderlino Teixeira Leite Netto, a qual relata todos os acontecimentos importantes que ocorreram na instituição durante todos esses anos e também muito auxiliará em alguma pesquisa a presidente de honra da ANL, Dra. Márcia Pessanha, que já presidiu a Niteroiense e já assumiu em outra ocasião por motivo de enfermidades, a gestão do acadêmico Roberto Santos, acreditamos que a escritora atenderá qualquer pessoa que queira saber sobre os nossos confrades que nos antecederam. Vale muito para os confrades que assumirão as Cadeiras que estão vagas.
A Academia Niteroiense de Letras atualmente é presidida pelo publicitário, escritor e haicaista Paulo Roberto Cecchetti.
DA EDITORIA DO FOCUS PORTAL CULTURAL
ALBERTO ARAÚJO – EDITOR
17 de junho de 2023.
Nenhum comentário:
Postar um comentário