quinta-feira, 8 de junho de 2023

ÉLCIO XAVIER - POETA BRASILEIRO

 


DESTAQUE DE HOJE: ÉLCIO XAVIER nasceu em Bom Jesus de Itabapoana, Estado do Rio de Janeiro, Brasil e reside na cidade do Rio de Janeiro. Fez parte do grupo da “Revista Branca”. Publicou: “Manual de Espumas” poemas, e “No País da Águas Verdes”, historia infantil e “Rosaquarium” (2017), e “O Véu da Manhã”, poemas. É coautor na antologia A NOVA POESIA BRASILEIRA. Organizado por Alberto da Costa e Silva.  Lisboa, Portugal: Escritório de Propaganda e Expansão Comercial do Brasil em Lisboa, 1960.  291 p. Ex. bibl. Antonio Miranda

 

TEMPO DIFÍCIL

 

A Antônio da Nova Monteiro

               

Ó pequeno jardim de casta província

onde pés acariciam e a música brinca

junto aos destinos e meus olhos!

Ó poros lívidos que geminam beijos

entre açucenas e brisas coradas

perdidas nas tardes o lírio!

Ó pensamentos meus na longínqua hora

das cavalgadas impunes e do mar:

 

—Fecharam minhas rotas na noite

e pelos rios não descem leves raparigas

como nas praias de Megdar.

As cores foram aprisionadas

e choram os sons nas velhas janelas

quando as folhas ensaiam a Luz.

Como poderei alcançar o hierofonte

e desprender-me no destino das coisas?

 

 (Do livro O véu da Manhã, página 50)

 

 

DUALIDADE

 

Para meu amigo Fausto Cunha

 

Fizeram-me argila e flor

e com perfume alimentei o mar:

vaso puro e rosaquarium

entre licores e a manhã

sou eterna essência e morro,

e realizo tardes sem sofrer.

A argila é fria e sonha.

A rosa é alma e vive.

 

(Da obra Rosaquarium) 




Nenhum comentário:

Postar um comentário