quarta-feira, 28 de junho de 2023

A FEDERAÇÃO INTERNACIONAL - ELOS DA COMUNIDADE LUSÍADA E SUA IMPORTANTE PRESENÇA NO UNIVERSO LUSO-BRASILEIRO | ESPECIAL DO FOCUS PORTAL CULTURAL.

 


Com o lema “CADA ELISTA É A FRAÇÃO DE UM TODO” o ELOS CLUBE que é uma FEDERAÇÃO INTERNACIONAL e que tem como objetivo a valorização da Língua Portuguesa no Brasil e no mundo está inserido na essência cultural da humanidade.  Assim com os arquejares dos corações dos companheiros elistas e o espírito de colaborador que existe em cada elista, todos seguem irmanados disseminando a cultura lusa em todo o mundo. Com isso, o Elos fortalecido e supremo mira à elevação ao patamar do êxito os admiráveis valores do universo lusófono, sobre tudo buscando intercâmbios amistosos entre os povos, a solidariedade e a empatia entre as pessoas, desta forma o Elos com a reputação edificada finca a sua bandeira no coração da civilização e segue a sua trajetória cultural honestamente.

Atualmente, a Federação Internacional - Elos da Comunidade Lusíada está sendo presidida com excelência pelo senhor Sidney Cardoso da França.  E a presidente do Elos Clube de Niterói onde sou CE é a doutora Márcia Pessanha. E a Governadora que capitaneia o Distrito 8 que está inserido o Elos Clube de Niterói é a Dra. Matilde Carone Slaibi Conti. Com isso, afirmo que é com imenso contentamento e verdadeira alacridade que participo dessa tão respeitável confraria, onde a filosofia tem em sua essência sociocultural o entusiasmo. 

Minuta do CE Alberto Araújo – Elos Clube de Niterói

Presidente Dra. Márcia Pessanha

Governadora Distrito 8 EI – Dra. Matilde Carone Slaibi Conti

Niterói - 28 de junho de 2023.

 



A HISTÓRIA DE SUA FUNDAÇÃO

Por volta de 1956 o médico santista Eduardo Dias Coelho conversava com alguns amigos, ligados às coisas luso-brasileiras, fazendo-os ver a necessidade que se tinha em constituir uma entidade cuja grande finalidade seria a efetiva aproximação entre o Brasil e Portugal e a preservação de todo o patrimônio cultural e o humanismo que havia sido a nós legado pela civilização portuguesa. 

Somente 3 anos depois, em 8 de agosto de 1959, reuniram-se na Av. Saturnino de Brito nº 759, no local denominado prainha, em São Vicente, bem defronte a enseada onde, em 1532, ancoraram as caravelas de Martim Afonso de Souza, treze homens que propuseram a criação de um movimento cultural de congregação de valores humanos para promover a boa compreensão entre os povos, a confraternização, a expansão e preservação da língua portuguesa e o intercâmbio entre os países, povos e comunidades de língua portuguesa. Liderados por Eduardo Dias Coelho estavam presentes: Manoel Antonio Marçal,  Hermes Barsotti, José de Souza, Mario de Almeida Nunes, Manuel Antonio Gomes,  Joaquim da Rocha Brittes, Arimondi Falconi, Aires Pedro dos Santos, Adelino Migués Picado, Waldemar da Cruz, Luiz Espinha e Henrique Martins.

Tudo ocorreu como previsto, foi fundado o clube. E o nome? Foi sugerido “Clube das Oliveiras”. Dois ramos de oliveira simbolizando a Paz. Alguns dias depois, José Ogando dos Santos, na época Vice-Cônsul de Portugal em Santos, foi o relator dos estatutos. Nesse ínterim, Eduardo Dias Coelho convenceu os demais que o nome da entidade deveria ser ELOS CLUBE. O filho de Eduardo, Marco Antonio, elaborou o distintivo da nova associação, que seria modificado por sugestão de um novo elista presente: Nelson Duarte Barbosa. Dois ramos de oliveira e dois elos entre eles interligados, tendo a palavra ELOS no primeiro elo, e CLUBE no segundo. A aprovação dos Estatutos e do emblema da nova organização aconteceu na sede do Centro Português de Santos. 

A partir daí o movimento foi se expandindo e chegou a São Paulo (capital) no dia 11 de outubro de 1960, Curitiba e Belo Horizonte (1961). Em Santos, de 04 a 8 de agosto de 1962 foi realizada a primeira Convenção que constituiu o ELOS INTERNACIONAL DA COMUNIDADE LUSIADA projetando a internacionalização da nova entidade. 

Desta forma em 1963 foi fundado o Elos Clube de Lisboa e ampliou-se ainda mais a corrente: Montes Claros - MG (1963), Rio de Janeiro (1965), Beira – Moçambique (1968), Fortaleza (1969), Luanda – Angola (1969), São Vicente (1973), Praia Grande (1973), Brasília (1974) dentre outros. A partir do início dos anos 1980 a corrente foi se expandido e chegou até Niterói (1980), Umuarama e Maringá (1982), Londrina e Faro – Portugal (1983), Santos – Centro, Tavira e Olhão em Portugal (1983), Grande ABC (1986), Macau – China (1989) e Mandaguari (1994). 

Ao longo de sua existência, o movimento elista internacional surgiu em outras cidades e regiões, mas por questões políticas ou econômicas algumas células elistas deixaram de funcionar, no entanto as Convenções Internacionais se sucedem a cada dois anos e o ELOS segue sua marcha. O sonho continua...

 

VISITE O SITE DO ELOS INTERNACIONAL

https://www.elosinternacional.com.br

 

 RELACIONADAS AO ELOS CLUBE


 


FESTIVA DO ELOS CLUBE DE PRAIA GRANDE COM A POSSE DE 7 MEMBROS ELISTAS. MÊS JUNHO DE 2023. Sidney Cardoso da França – Presidente da Federação Internacional-Elos da Comunidade Lusíada.




****************************************



VISITA OFICIAL DO ELOS INTERNACIONAL AO ELOS CLUBE SÃO PAULO – SUL.

Sidney Cardoso da França – Presidente da Federação Internacional-Elos da Comunidade Lusíada.







 

Nenhum comentário:

Postar um comentário