sexta-feira, 26 de abril de 2024

FOCUS PORTAL CULTURAL CELEBRA O CENTENÁRIO DE NASCIMENTO DE TEDDY EDWARDS ATOR, TENOR E SAXOFONISTA DE JAZZ AMERICANO.


Theodore Marcus "Teddy" Edwards nasceu Jackson, Mississipi, Estados Unidos, em 26 de abril de 1924 e faleceu em Los Angeles, Califórnia no dia 20 de abril de 2003, foi um saxofonista de jazz americano. Aprendeu a tocar desde muito cedo, primeiro saxofone alto e depois clarinete. Conhecido também pelo seu trabalho em O Primeiro Milhão, 2000, O Fundo do Coração, 1981 e Fallen Angels: A Inocência Perdida, 1993. Foi casado com Jeannie Thompson.

Seu tio mandou chamá-lo para morar em Detroit porque sentiu que as oportunidades eram melhores. Devido a uma doença na família, ele voltou para Jackson e se aventurou em Alexandria, Louisiana. Ele foi persuadido por Ernie Fields a se juntar à sua banda depois de ir para Tampa, Flórida.

Edwards planejava ir para Nova York, mas Fields o convenceu de que poderia chegar lá via Washington, D.C., se trabalhasse com sua banda. Edwards acabou no "Club Alabam" na Avenida Central de Los Angeles, que mais tarde se tornou sua cidade de residência.

Edwards tocou com muitos músicos de jazz, incluindo seu amigo pessoal Charlie Parker, Roy Milton, Wynonie Harris, Vince Guaraldi, Joe Castro e Ernie Andrews. Uma gravação de 1947 com Dexter Gordon, The Duel, foi um desafio inicial para outro saxofonista, abordagem que ele manteve sempre que possível, incluindo uma gravação com Houston Person. Um desses duelos ocorreu na década de 1980 no 100 Club de Londres com o tenor britânico Dick Morrissey. Em 1964, Edwards tocou com Benny Goodman na Disneylândia e na Feira Mundial de Nova York de 1964.

Edwards tocou e gravou com Tom Waits. Ele excursionou com ele na turnê Heart Attack and Vine, e tocou para um Victoria Apollo lotado em Londres com Waits e o baixista Greg Cohen (o baterista aparentemente foi deixado para trás após alguma disputa). O álbum de 1991, Mississippi Lad, apresentava duas faixas com Waits, e Waits faz covers da balada "Little Man" escrita por Edwards em sua coleção Orphans: Brawlers, Bawlers & Bastards.

O artista faleceu em Los Angeles de câncer de próstata, com o qual foi diagnosticado em 1994, aos 78 anos.

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário