Ano
1788
Autor
Francisco de Goya
Técnica
óleo sobre tela
Estilo
rococó
Tamanho
41,4 cm × 90,8 cm
Localização
Museu do Prado, Madrid, Espanha.
País de origem Espanha
A
Pradaria de San Isidro, 1788 é um esboço de Francisco de Goya, pintado para uma
série de desenhos de tapeçaria destinados à decoração do quarto das infantas do
Palácio El Pardo. Com a morte de Carlos III, todo o projeto ficou inacabado, e
a pintura, planejada para medir sete metros e meio de comprimento, permaneceu
uma nota meticulosa. O esboço passou a ser propriedade do Duque e da Duquesa de
Osuna até 1896, ano em que foi adquirido pelo Museu do Prado. Apesar das suas
pequenas dimensões, tornou-se o modelo iconográfico da Madrid goyesca.
Mostra uma vista de Madrid desde a ermida de San Isidro, padroeiro da cidade, no dia da peregrinação. O tema da obra, nas palavras do próprio autor ao amigo de infância Martín Zapater.
Como é tradição, depois da missa a multidão instala-se nas suaves encostas para desfrutar de algum tempo de lazer. Goya aproveita para mostrar uma vista de Madrid do outro lado do Manzanares, num dos poucos motivos paisagísticos criados pelo artista. Nele se avistam ao longe a grande cúpula de São Francisco el Grande e a massa do então novo Palácio Real.
Em primeiro plano, um grupo muito dinâmico de figuras conversa animadamente e, atrás delas e na margem, no plano intermédio, é possível ver o burburinho da multidão cada vez mais pequena a perder-se à esquerda na margem do rio.
O resultado de colocar a área intermediária como uma faixa escura causaria muitos problemas para a confecção da tapeçaria, acrescidos do número de figuras humanas. Na verdade, numa carta Goya comenta ao amigo Martín Zapater que o seu trabalho nesta pintura foi feito “com muito esforço e desconforto”. Essas pinturas, criadas por Goya com uma técnica de pintura impressionista, eram difíceis de reproduzir na Real Fábrica de Tapeçarias e causariam muitos problemas ao pintor em sua obra. Na verdade, é uma das primeiras pinturas de Goya a utilizar grandes massas pintadas de forma muito livre, favorecida pelas características e rapidez na execução dos esboços anteriores à criação dos desenhos animados.
Este porta-toalhas pertenceu a minha avó, depois minha mãe e agora com meu irmão. Repare esse detalhe do quadro La Pradera de San Isidro, de Goya, no Museu do Prado. Dulce Mattos. Postado em nosso grupo de WhatsApp, em 29 de junho de 2024.
FONTE:
https://es.wikipedia.org/wiki/La_pradera_de_San_Isidro
Nenhum comentário:
Postar um comentário