sexta-feira, 7 de junho de 2024

MATÉRIA DA COLUNA DA JORNALISTA NINA FERNANDES, PÁGINAS 6, DO JORNAL POSTO SEIS, EDIÇÃO 581- MÊS DE JUNHO-2024. EDITOR JORNALISTA MAURO FRANCO.


FEIRA DO LIVRO

 

A Feira do Livro de Lisboa, evento que promove a literatura lusófona, celebra, até 16 de junho, no Parque Eduardo XVII, sua 94ª edição, que conta com a participação de inúmeros expositores distribuídos em pavilhões organizados com maestria, trazendo à feira, a cada ano, diversas marcas editoriais, e um número cada vez maior de visitantes. A Rede Sem Fronteiras, como nos anos anteriores, fomenta, divulga e promove escritores além-fronteiras, participando do evento em que, com um estande próprio, o H40, apresenta as produções literárias de escritores brasileiros e lusófonos. 

Além de escritores brasileiros radicados no exterior, participam ainda autores lusófonos de vários países. A presidente da Rede Sem Fronteiras, Dyandreia Valverde Portugal, buscando minimizar a ausência de alguns autores, fomenta o processo de divulgação proporcionando uma intensa programação cultural com palestras, debates, reuniões virtuais, entrevistas e flashes ao vivo da feira.

Promovendo a acessibilidade, um profissional em Libras e audiodescrição fazem parte do compromisso da Rede Sem Fronteiras. Em destaque deste ano, dois autores estão sendo homenageados como convidados de honra: Matilde Carone Slaibi Conti e Pietro Costa; além de Ana Cristina Campelo, parceira oficial e apoiadora da Rede Sem Fronteiras, que está lançando a “Coletânea Sem Fronteira Pelo Mundo… Coletânea Literária Internacional Lusófona em Prosa & Verso – Vol. 8. Edição Histórica” comemorativa aos 10 anos – Jubileu de Estanho. O livro reúne 110 coautores com prefácios de Betti Silberstein e Valeria Lopes.

Além da “Coletânea Sem Fronteiras Pelo Mundo”, que a presidente chama de “A Joia da Coroa”, a Rede Sem Fronteiras está lançando mais outras: “Laços Portugueses, Histórias Lusófonas de Hereditariedade e Amor”, e “Mulheres Extraordinárias – O Resgate Histórico do Legado Pela Palavra Escrita - Vol. 3”. 

Cito, Matilde Carone Slaibi Conti, uma das convidadas de honra da Rede Sem Fronteiras nesse ano: Presidente do Elos Internacional, presidente do Cenáculo Fluminense de História e Letras, ocupou o cargo de presidente do IHGN – Instituto Histórico e Geográfico de Niterói. Possui graduação em Direito, graduação em História, graduação em Odontologia, doutorado em Ciência Jurídica Social, é professor titular da Universidade Salgado de Oliveira. Matilde “Mulher Extraordinária”. Encerro com Cora Coralina: “Feliz aquele que transfere o que sabe e aprende o que ensina”




 

Nenhum comentário:

Postar um comentário