sexta-feira, 7 de junho de 2024

EFEMÉRIDES: HÁ 176 ANOS, EM 07 DE JUNHO DE 1848 NASCEU PAUL GAUGUIN FOI UM PINTOR FRANCÊS DO PÓS-IMPRESSIONISMO.

 

Eugène-Henri-Paul Gauguin  nasceu em Paris, no dia 07 de junho de 1848 e faleceu nas Ilhas Marquesas, 8 de maio de 1903. É considerado um dos grandes nomes das artes plásticas em França no final do século XIX. Um dos maiores representantes da pintura pós-impressionista. Consolidou a própria fama recriando linhas e cores, anulando a profundidade e reivindicando o direito de se expressar à sua própria maneira.

Com uma explosão de cores mescladas sobre um desenho simétrico e de traços vigorosos, a pintura pós-impressionista de Gauguin exerceu grande influência na evolução da arte moderna.

Era filho do jornalista francês Clovis Gauguin e de Aline Chazal, filha da escritora feminista Flora Tristán, filha de um peruano de origem espanhola. As trajetórias de Flora e de Paul serviram de tema para o romance O Paraíso na Outra Esquina, do escritor peruano Mário Vargas Llosa. 

Em 1849, após a chegada de Napoleão III ao poder, sua família emigrou para Lima, Peru e durante a viagem seu pai faleceu. Em 1855, Gauguin, sua irmã e sua mãe retornaram para a França. De volta à França, Gauguin estudou em Orléans. 

Em 1864, com 16 anos, Gauguin entrou para a Marinha Mercante. Nesse mesmo ano, ficou órfão de mãe. Em 1872, de volta a Paris, empregou-se em uma corretora de valores. Em 1873, Gauguin casou-se com a dinamarquesa Mette Sophia Gad, com quem teve cinco filhos. 

Interessado pela pintura, Gauguin começou a estudar e passou a pintar nas horas livres. Em 1875 ingressou no movimento impressionista francês por meio de Camille Pissarro e Paul Cézanne. Participou dos salões impressionistas de 1880, 1881 e 1882. 

Em 1882, com a crise do mercado financeiro, Gauguin perdeu o emprego e começou a se dedicar somente à pintura. Em 1884 se mudou para Copenhague, cidade natal de Mette, mas não se adaptou à cidade, rompeu o casamento e voltou para Paris. Conheceu o ceramista Ernest Chaplet e começou a produzir de cerâmica pintada. 

Em 1886, Gauguin foi para Pont-Aven, na Bretanha, reduto dos artistas que buscavam escapar da pintura acadêmica, onde permaneceu durante três meses. Conheceu Charles Laval e Émile Bernard. Pintou Natureza-Morta com Perfil de Charles Laval (1886), quando combinou pintura e escultura. É dessa época também, a tela Dança das Quatro Bretãs (1886). 

Em 1887, Gauguin fez uma viagem ao Panamá e à Martinica, onde entrou em contato com os nativos, com o colorido das paisagens e com a natureza viva trazendo para sua pintura uma nova luminosidade.

Na volta à Paris, Gauguin conheceu Vincent Van Gogh, e em 1888 reuniu-se com ele em Arles, onde passaram a dividir um estúdio. A convivência entre os dois foi conflituosa, e Van Gogh teve crises de humor, discutiu e agrediu o amigo. A desavença terminou de modo dramático, quando Van Gogh foi para casa e arrependido, cortou um pedaço da orelha e mandou em um envelope para Gauguin.

Depois da desastrosa passagem em Arles, Gauguin retornou à Paris e durante o ano de 1888 chegou a renegar o Impressionismo e a empreender o “retorno ao princípio”, ou seja, à arte primitiva. 

A exaltação da cor, as formas sintetizadas e os valores simbolistas e decorativos estão agora presentes nas obras dessa fase, como em: O Cristo Amarelo, A Visão Após o Sermão, As Lavadeiras de Arles, Autorretrato, Os Miseráveis, Fazenda nos Arredores de Arles. 

Entre 1889 e 1890, Gauguin fez mais duas viagens à Bretanha. Permaneceu entre Pont-Aven e Le Pouldu. Em 1889 apresentou suas obras na Exposição Universal de Paris e manteve contato com escritores simbolistas no café Voltaire.

Em 1891, Gauguin viajou para o Taiti e para as ilhas Marquesas. O convívio com os aborígenes permitiu ao pintor radicalizar a visão primitiva que já havia inaugurado na França. Manifestou sua vocação de ceramista e produziu diversas obras. 

Em 1893 voltou à Paris para expor suas obras, mas sua pintura foi mal recebida, considerada extravagante demais. Após uma temporada na Bretanha, fixou-se novamente no Taiti. 

Em 1894 realizou uma mostra na Galeria de Paul Durand-Ruel. Entre as 44 pinturas expostas, apenas 11 foram vendidas. Entre os quadros expostos estavam:

Ave Maria (1891)

Mulheres de Taiti na Praia (1891)

Taitiana com a Manga (1892)

 

Em 1895, Paul Gauguin fez nova viagem ao Taiti e instalou-se em uma cidade perto de Papeete. Sentiu-se doente e deprimido. Nessa segunda fase taitiana criou algumas de suas obras mais importantes: De Onde Viemos? Quem Somos? Para Onde Vamos? uma tela enorme que sintetiza toda sua pintura, realizada antes de uma tentativa de suicídio.

Em 1901 voltou para a Oceania e se instalou na aldeia de Atuona na ilha Hiva-Ao uma das Marquesas. Sua arte tomou novo fôlego. Fez anotações sobre os Maori publicadas sob o título Noa Noa, 1924 e foi influenciado pelo folclore da Polinésia. 

A pintura de Paul Gauguin com um estilo diferente, mas que tinha o desejo de ir além do naturalismo puro e dar mais ênfase às cores, emoções e imaginação, significou uma ruptura absoluta, do ponto de vista conceitual, com o Impressionismo, que havia abraçado antes, razão pela qual passou a ser considerado um pintor pós-impressionista. 

Paul Gauguin faleceu, em Atuona, ilhas Marquesas, no dia 06 de maio de 1905, em consequência da Sífilis.

 

OBRAS DE PAUL GAUGUIN

 

Nu de Mulher Que Costura, 1880

Natureza-Morta Com Perfil de Charles Laval, 1886

Dança das Quatro Bretãs, 1886

Visão Após o Sermão, Jacó em Luta com o Anjo, 1888

Retrato de Madeleine Bernard, 1888

Ciranda de Três Jovens Bretãs,1888

Paisagem em Port-Aven, 1888

As Lavadeiras de Arles, 1888

Autorretrato, Os Miseráveis, 1888

Café em Arles à Noite, 1888)

Fazenda nos Arredores de Arles,1888

Auto Retrato com Auréola, 1889

Flores e uma Estampa, 1889

Praia de Le Pouldu, 1889

Autorretrato com Cristo Amarelo, 1889

Meninas em Frente ao Mar, 1889

Taitiana Sentada, 1891

Montanha Sagrada, 1892

Taitiana com a Manga, 1892

Manao Tupapau,1892

Autorretrato com Paleta, 1894

De Onde Viemos? Quem Somos Nós? Para Onde Estamos Indo?, 1897

Três Figuras Taitianas, A Conversa, 1899

Cavaleiros na Praia, 1902









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