terça-feira, 27 de março de 2018

DIA DO POETA SERÁ CELEBRADO NO DIA 29 DE MARÇO DE 2018, ÀS 10 HORAS, NO CENTRO CULTURAL MARIA SABINA. COORDENAÇÃO GERAL NEIDE BARROS RÊGO.







Sob a coordenação de Neide Barros Rêgo e com a participação de intérpretes convidados, quinta-feira, dia 29 de março, às 10 horas será celebrado o Dia Municipal do Poeta com Recital no Centro Cultural Maria Sabina.

A data foi Idealizada pelo vereador Bruno Lessa (PSDB), em lei municipal 3.143/15 e marca o nascimento do intelectual, poeta, professor e jornalista Luis Antonio Pimentel. Na ocasião inúmeros poetas serão também homenageados. Veja a programação acima.










LUÍS ANTÔNIO PIMENTEL

 
A lei prevê ainda que sejam promovidas atividades culturais em escolas do município para comemorar a data.
 
Em sessão solene pelos seus 103 anos, Pimentel se emocionou ao saber do, então, projeto de lei.




 
A sessão, também promovida por Lessa, foi a última homenagem em vida de Pimentel, falecido no mês seguinte daquele ano.
 
"Nossa cidade muito se orgulha de seus filhos ilustres. Parabéns a todos que ajudaram na realização dessa justíssima homenagem. Pimentel mais uma vez, ficará marcado na história de Niterói," comemora Lessa.
Em 2014, o jornalista foi agraciado por Bruno com uma Moção de Aplausos pelos seus 102 anos.

SOBRE LUÍS ANTÔNIO PIMENTEL

Pimentel foi um intelectual, poeta, professor e jornalista. Nasceu em 1912, em Miracema, na época distrito de Santo Antônio de Pádua. Mas, sua educação e formação foram em Niterói. Tendo sido aluno bolsista em intercâmbio no Japão, residiu lá entre os anos de 1937-1942, familiarizando-se com o haicai ao ter contato com autoridades como Hagiwara Sakutarô e Takamura Kôtarô. Suas poesias foram traduzidas para o inglês, o alemão, o francês, o espanhol e o sueco.

Formou-se em 1952, na terceira turma do curso de jornalismo no Brasil. O professor, folclorista, pesquisador, historiador, fotógrafo, haicaísta, jornalista, poeta e, principalmente, apaixonado por Niterói escreveu cerca de 15 livros, entre eles Contos do velho nippon (de 1940), 14 Igrejas que contam a história de Niterói (1986) e Topônimos Tupis de Niterói, um glossário de verbetes em tupi, de 1980. Além de suas obras mais famosas como; Haicais Onomásticos, Haicais eróticos, Balada do Petróleo, Barra do Furado, Sérgio Cid põe num ninho, Retalhos da infância.

Pimentel foi membro da Academia Fluminense de Letras - AFL; Academia Niteroiense de Letras - ANL e presidente de honra no Grupo Mônaco de Cultura.

No campo das lutas políticas, foi simpático a teóricos da esquerda como Karl Marx e militou na juventude do Partido Comunista, sendo perseguido e preso em 1936 pela Ditadura Varguista, sendo solto três dias depois, graças aos protestos da Gazeta de Notícias, jornal que trabalhava.





LEI Nº 3143 DE 27 DE MAIO DE 2015 INSTITUI O "DIA DO POETA" E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS.


A CÂMARA MUNICIPAL DE NITERÓI DECRETA E EU SANCIONO A SEGUINTE LEI:

Art. 1º Fica instituído o "Dia do Poeta" a ser comemorado no dia 29 de março de cada ano.
Art. 2º As comemorações, de que trata o artigo 1º, serão efetuadas em todos os estabelecimentos de ensino do Município, de acordo com o programa básico a ser estabelecido pela Secretaria Municipal de Educação e Cultura.

Art. 3º A presente Lei será regulamentada dentro de 60 (sessenta) dias após a sua promulgação.

Art. 4º Revogam-se as disposições em contrário.

PREFEITURA MUNICIPAL DE NITERÓI, 
27 DE MAIO DE 2015.


RODRIGO NEVES
PREFEITO







APOIO NA DIVULGAÇÃO











Nenhum comentário:

Postar um comentário