quinta-feira, 8 de março de 2018

FERNANDA MONTENEGRO APRESENTARÁ LEITURA SOBRE "NELSON RODRIGUES, POR ELE MESMO", NO TEATRO MUNICIPAL DE NITERÓI

 
 
 
 
 

 
 
 
 
FERNANDA MONTENEGRO
NO TEATRO MUNICIPAL DE NITERÓI
 
 
 
 
 
Fernanda Montenegro sobe ao palco do Teatro Municipal de Niterói, no dia 18 de março, às 19 horas, para apresentar a leitura dramática “Nelson Rodrigues, por ele mesmo”, compilação de crônicas e entrevistas do dramaturgo organizada por Sônia Rodrigues, filha dele.
 
Uma cadeira e uma mesa servem de ambientação para esse universo que Fernanda movimenta em cena, contando ao público sobre os anos de convivência que ela teve com o escritor e jornalista. A peça é uma leitura, feita com uma brochura nas mãos e óculos no rosto. Assim, sem nenhum anteparo, somos guiados ao “interior” do maior autor do teatro brasileiro. Vislumbramos aquilo que lhe ia para além das polêmicas e das frases de efeito. Encontramos as mortes que o atravessaram, a fome, as doenças, os delírios de pavor.
 
 
 
 
 
 
 
 
A partir do livro homônimo organizado pela filha de Nelson, Sônia Rodrigues, Fernanda costurou a dramaturgia. Assina também a direção. Tudo muito contido, muito austero. E, paradoxalmente, exuberante. Em especial, nas pontuais situações nas quais usa a música. Nelson tem quatro anos de idade. De repente, a vizinha coloca no gramofone a valsa da opereta O Conde de Luxemburgo. Ele vive com a família em Aldeia Campista, subúrbio do Rio. Ao som da composição, sua mãe deixa os afazeres domésticos para rodopiar sozinha na cozinha. Nesses momentos, recorda, “ela se dilacerava de felicidade”.
 
Descobrir o homem por trás do mito não é fácil. Mais cômodo continuar atado a verdades antigas sobre o artista, repetindo a pecha de reacionário. Sua excentricidade, por vezes, se impõe – mesmo se formos fiéis às palavras que escreveu. Nelson era o personagem de si mesmo. Mas Fernanda, com perícia, vai abrindo brechas. Traz o cronista extraordinário. Delineia, sem negar contradições e pecados, a imagem de um homem que nunca aceitou a submissão de um indivíduo a um sistema político – qualquer que fosse. “Entre o pão e a liberdade, eu fico com a liberdade”, dizia.
 
Das memórias do anjo pornográfico, emerge mais do que uma biografia. Surge a atmosfera de um Brasil que persiste em suas atrocidades, revela-se a nostalgia de delicadezas que não existem mais. Ali, naquele rosário de lembranças, encontramos a raiz da transcendência de seus personagens, etéreos mesmo em meio à miséria material. Temos pistas da violência de suas paixões, da ironia feroz, do apego ao folhetim. A certeza de que a vida moldou o seu teatro de obsessões.
 
 
 
SERVIÇO
Fernanda Montenegro em
“Nelson Rodrigues, por ele mesmo”
Data: 18 de março
Horário: 19 Horas
Duração: 90 min
Classificação etária: 14 anos
Ingresso: R$ 100
Local: Teatro Municipal de Niterói
Niterói - RJ - Brasil
 
Informações: 2620-1624
 
 
 
 
 
Horário de funcionamento da bilheteria:
• Ingressos antecipados: terça a sexta, das 10h às 18h.
sábados, domingos e feriados, das 15h às 18h (se houver teatro Infantil, das 17h às 18h).
• Ingressos para o espetáculo do dia:
das 10h até o início do mesmo.
• A bilheteria fecha para almoço das 13h às 14h.  
Vendas online pelo site Ingresso Rápido: 
 
 
 
 
 
 
 
APOIO NA DIVULGAÇÃO
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
FONTE:
Assessoria de Imprensa – TMN
ASCOM Secretaria de Cultura/ FAN
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário