segunda-feira, 12 de março de 2018

PALCO CULTURA NITERÓI RECEBE LENY ANDRADE E JOÃO CARLOS COUTINHO. IMPERDÍVEL!

 
 

 
 
 
 
 
O Projeto Palco Cultura Niterói, uma parceria da Secretaria das Culturas de Niterói e Shopping Itaipu Multicenter, apresenta na quinta-feira, 22 de março, às 20h, uma das maiores estrelas da Música Popular Brasileira, Leny Andrade, acompanhada do pianista, tecladista e arranjador João Carlos Coutinho. O evento que acontece na Praça Central do shopping, tem entrada franca e a classificação indicativa é livre. 







Do alto dos seus 75 anos de idade e 60 de carreira, tendo já se apresentado em mais de 50 países, Leny Andrade é considerada por muitos a maior cantora brasileira de jazz. Patrimônio da Música Popular Brasileira, há alguns anos, em Washington, no belíssimo anfiteatro do Smithsonlan Institute, Leny foi agraciada com o troféu "Voz das Américas" e foi saudada como "extraordinária" pelo New York Times e a "Sara Vaughn do Brasil", pelo o New York Post. 

Carioca, Leny investiu na música desde cedo. Aprendeu a tocar piano com 6 anos para em seguida entrar no Conservatório Brasileiro de Música, onde se destacou. Com apenas 15 anos já se apresentava profissionalmente como crooner das orquestra de Permínio Gonçalves e Dick Farney.  Conhecida pela facilidade de improvisar, já no início da carreira, abraçou o samba e a bossa nova, com o trio do niteroiense Sergio Mendes, com quem se apresentava nas boates Bacará e Bottle's Bar, no Beco das garrafas, reduto boêmio frequentado por músicos e amantes da bossa nova. Morou cinco anos no México e passou boa parte da vida vivendo entre os Estados Unidos e Europa. 

Convidada por Ronaldo Boscoli, em 1965 alcançou enorme sucesso com o espetáculo Gemini V, atuando ao lado de Pery Ribeiro e o trio Bossa Três, na boate Porão 73. O show se transformou num disco gravado ao vivo. Com mais de 30 álbuns gravados, Leny lançou dois DVDs, ambos em 2006. Um com o pianista César Camargo Mariano, gravado ao vivo no Teatro Guaira, e outro solo, gravado no Teatro Rival. 

Trabalhos mais recentes

Em 2007, Leny dividiu com o instrumentista César Camargo Mariano - CD "Nós", o Grammy Latino (EUA) de "Melhor Álbum MPB ao Vivo", eleitos nos prêmios de melhor voz e melhor piano. O álbum "Alma Mía" (2010) ganhou o prêmio de melhor CD de música estrangeira, com melhor arranjo. 

Em "Canciones del Rey" (2013), Leny dá voz a versões espanholas do repertório de Roberto Carlos, reconhecidamente, uma de sua maiores influências. No ano seguinte, lançou o CD "Iluminados", com canções dos compositores Ivan Lins e Vítor Martins. O trabalho foi fruto de um convite feito pela dupla, para que ela gravasse seus maiores sucessos, em comemoração dos 40 anos de parceria musical. 

Em outubro de 2015, pelo pequeno selo Motema Music, lançou o CD Alegria de Viver, uma parceria com o guitarrista israelense Roni Ben-Hur, com um repertório de composições que, em sua maioria, Leny Andrade não havia gravado.

João Carlos Coutinho

Pianista, tecladista e arranjador,  João Carlos Coutinho ganhou seu primeiro instrumento - um violão - aos 7 anos de idade. Desde então, não parou mais de exercitar seu talento musical, até optar pelo piano e se tornar um instrumentista bastante requisitado e atuante entre os profissionais da música brasileira. 

Paulista de Barretos, 53 anos, Coutinho cursou o conservatório de música e, posteriormente, estudou harmonia com Luiz Eça. Tocando em "bandas de baile", night clubs, show e gravações, ganhou experiência que transformou num músico competente e criativo. Entre os artistas ao lado com quais já tocou e gravou destacam-se o maestro Antônio Carlos Jobim, o gaitista Belga Poots Phielemans, os guitarristas Elio Delmiro, os violonistas João de Aquino, Roberto Menescal, Durval Ferreira, Jaime Além e Filó Machado. 

Também trabalhou com os cantores: Luciano Pavarotti, Emílio Santiago, Silvio César, Cauby Peixoto, Gilberto Gil, Nelson Gonçalves e as cantoras: Leila Pinheiro, Baby Consuelo, Simone, Beti Carvalho, Maria Bethânia, e com  Leny Andrade, com quem excursionou pela Europa e atuou como arranjador, diretor musical em diversos shows e discos da cantora. 

João Carlos Coutinho lançou um CD com o grupo formado por Lucio Nascimento e Adriano de Oliveira, um trabalho que têm por características o bom gosto pelo improviso, pelas quebradas e swing

 
CLICAR NA SETA DA IMAGEM PARA OUVIR
MÚSICAS DE LENY ANDRADE


OU CLICAR NO LINK DO CANAL YOU TUBE
 



 


SERVIÇO

Projeto Palco Cultura Niterói
Leny Andrade e João Carlos Coutinho
Data: Quinta-feira, 21 de março de 2018
Horário: 20h
Entrada Franca
Classificação etária: Livre
 
 
 
 

Local: Estacionamento do Shopping Multicenter
Endreço: Estrada Francisco Cruz Nunes, trevo de Piratininga

--
 
 
 
APOIO NA DIVULGAÇÃO
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

FONTE:
Departamento de Imprensa SMC/FAN
Secretaria Municipal de Cultura - Niterói
Fundação de Arte de Niterói - FAN
Telefone: 55 (21) 2719-9639 - ramal: 211
e-mail: 
culturaniteroi@gmail.com
Rua Presidente Pedreira, 98, Ingá, Niterói - RJ
 
 
 
 
 
 
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário