sábado, 18 de janeiro de 2020

CARLA CAMURATI: ADMIRÁVEL CINEASTA BRASILEIRA. HOMENAGEM DO FOCUS PORTAL CULTURAL.

 

 
 CLICAR NA IMAGEM PARA ASSISTIR AO FILME
 



OU CLICAR NO LINK DO CANAL YOU TUBE
DO FOCUS PORTAL CULTURAL


https://www.youtube.com/watch?v=HVFW-3f-Tiw 
 
 



CARLA DE ANDRADE CAMURATI nasceu no Rio de Janeiro, em 14 de outubro de 1960 é uma atriz e cineasta brasileira. Foi a presidente da Fundação Teatro Municipal do Rio de Janeiro entre 2007 e 2014.


HISTÓRIA

No início de 1995, algo raro aconteceu: a estreia de um filme brasileiro no circuito comercial. Com a produção nacional paralisada desde a extinção da Embrafilme pelo na época presidente Fernando Collor, a chegada de Carlota Joaquina, Princesa do Brasil representava mais que um novo filme buscando espaço junto ao público, mas também um suspiro de sobrevivência. Visto por mais de 1,3 milhão de espectadores, tornou-se o marco zero da Retomada do Cinema Brasileiro.

 



 

Vinte e quatro anos depois, sua diretora Carla Camurati foi a Gramado para ser homenageada por seus feitos junto ao cinema nacional, não só detrás das câmeras mas também como atriz. Após receber o troféu Eduardo Abelin em pleno Palácio dos Festivais, Carla dedicou a premiação a todas as mulheres que fizeram e fazem o cinema brasileiro acontecer.

"Segurar o coração, que está galopando desde o tapete vermelho. Queria dizer que estou muito honrada em estar aqui no festival, recebendo esta homenagem, por tudo. O FESTIVAL DE GRAMADO é muito importante na minha vida, foi aqui a primeira vez em que participei de um festival, no meu primeiro filme, e ainda ganhei uma menção honrosa! Nunca imaginei que ia passar por tanta emoção! E tem algo lindo no Festival de Gramado, porque ele acompanhou o crescimento do cinema brasileiro. São 47 anos, de arte e emoção, aqui nesta tela.






Queria dedicar este prêmio a todas as mulheres que fizeram e fazem o cinema brasileiro, e ao meu filho Antônio, que é meu companheiro de set desde um ano de idade: "Tenho muito orgulho do cinema brasileiro, é um cinema vigoroso e pronto para este século de imagens que vem aí."

Após uma premiada carreira como atriz de cinema e televisão, nos anos 80, Carla Camurati lançou-se como diretora, produtora, roteirista e distribuidora em 1995, com o longa-metragem Carlota Joaquina, Princesa do Brazil, filme que se tornou um marco da era da retomada da produção nacional. Foi o primeiro sucesso de público do cinema nacional na década de 1990, com participação em quarenta festivais e cerca de 1,5 milhão de espectadores conquistados graças a uma iniciativa de distribuição totalmente, independente, liderada pela própria Carla Camurati.







Antes de estrear na direção de longas, dirigiu dois curtas-metragens: A Mulher Fatal Encontra o Homem Ideal (1987) e Bastidores (1990). Em 1997, novamente dirigiu, escreveu e distribuiu um longa-metragem, La serva padrona, baseado na ópera de Pergolesi, primeiro filme-ópera do Brasil. A partir desse filme, começou a se dedicar à direção de óperas teatrais pelo Brasil, dentre elas Madame Butterfly de Puccini, em 1999, sob a regência de Isaac Karabtchevsky; Carmen de Bizet, em 2001, sob a regência de Jamil Maluf; O Barbeiro de Sevilha de Gioacchino Rossini, em 2003, sob a regência de Silvio Viegas; e Rita de Donizetti, em 2007, sob a regência de Débora Valdman.






Em 2001, realizou seu terceiro filme, Copacabana, inspirado em histórias do famoso bairro carioca. É uma das sócias fundadoras e diretoras da Copacabana Filmes e Produções, produtora que, em mais de dez anos de atuação, estabeleceu-se como uma das mais renomadas do país na produção de peças teatrais, filmes, óperas, pós-produção cinematográfica, realização de eventos de promoção cultural, distribuição de cinema e, mais recentemente, também na produção de publicidade.

A partir de 2001, ampliou seu trabalho como produtora e distribuidora, abrindo a Copacabana Filmes também para títulos de outros diretores, como A pessoa é para o que nasce (2004), de Roberto Berliner; e o documentário Janela da Alma (2002), de João Jardim e Walter Carvalho. Desde 2003 é uma das diretoras do FICI (Festival Internacional de Cinema Infantil) que, em parceria com o circuito Cinemark, percorre oito cidades com filmes para crianças e títulos de diversas nacionalidades.

Dentro das iniciativas promovidas pelo Festival Infantil está o projeto "A tela na sala de aula", que leva os filmes para serem trabalhados em salas de aula da rede pública. Seu quarto filme, Irma Vap - O Retorno, inspirado na peça de grande sucesso O Mistério de Irma Vap, estreou em 2006. Em 2007, distribuiu o documentário Pro Dia Nascer Feliz, de João Jardim, que já atingiu a expressiva marca de mais de cinquenta e um mil espectadores.

Em 2007, assumiu a presidência da Fundação Theatro Municipal do Rio de Janeiro e comandou a reforma do teatro que durou cerca de 850 dias ao custo de 75 milhões de reais.

Na TV, destacou-se em novelas como Brilhante, Sol de Verão, Livre para voar, Fera Radical e Brasileiras e Brasileiros.

FILMOGRAFIA COMO DIRETORA

2007 - Rita, de Donizetti (ópera - teatro)
2006 - Irma Vap - O Retorno
2004 - Madame Butterfly, de Giacomo Puccini (viagem com a ópera - teatro)
2003 - O Barbeiro de Sevilha, de Gioacchino Rossini (ópera - teatro)
2001 - Copacabana
2001 - Carmen de Georges Bizet (ópera - teatro)
1999 - Rainha da Beleza, de Leenane (teatro)
1999 - Madame Butterfly de Giacomo Puccini (ópera - teatro)
1998 - La serva padrona (longa-metragem)
1997 - La serva padrona, de Giovanni Battista Pergolesi (ópera - teatro)
1995 - Carlota Joaquina, Princesa do Brazil
1990 - Bastidores (curta-metragem)
1987 - A Mulher Fatal Encontra o Homem Ideal (curta-metragem)


COMO ATRIZ


1981 - O Olho Mágico do Amor
1981 - Brilhante (telenovela)
1982 - Sol de Verão (telenovela)
1983 - Onda Nova
1983 - Champagne (telenovela)
1984 - Livre para Voar (telenovela)
1984 - A Estrela Nua
1985 - Os Bons Tempos Voltaram: Vamos Gozar Outra Vez
1985 - O Tempo e o Vento (minissérie)
1986 - Cidade Oculta
1987 - A Mulher Fatal Encontra o Homem Ideal (curta-metragem)
1987 - Eternamente Pagu
1988 - Fera Radical (telenovela)
1984 - A Mulher do Atirador de Facas (curta)
1989 - Pacto de Sangue (telenovela)
1990 - Fronteiras do Desconhecido (minissérie)
1990 - Brasileiras e Brasileiros (telenovela)
1991 - O Corpo
1991 - Grande Pai
1994 - Lamarca ... Iara
1996 - Carlota Joaquina, Princesa do Brazil
1996 - Antônio Carlos Gomes
2003 - O Ovo

COMO APRESENTADORA


1983 - Cometa Loucura




UMA HOMENAGEM DO
FOCUS PORTAL CULTURAL

 
 





 

APOIO NA DIVULGAÇÃO


 




Nenhum comentário:

Postar um comentário