sábado, 25 de janeiro de 2020

SARAU ORIKI, NO TEATRO POPULAR OSCAR NIEMEYER








No dia 02 de fevereiro DE 2020, domingo, das 15h às 20h, vai acontecer, na área externa do Teatro Popular Oscar Niemeyer, o “Sarau Oriki”, um espaço artístico de reflexão sobre o ser e sobre como os saberes dos povos tradicionais africanos potencializam todos enquanto indivíduos. Trata-se de um terreiro artístico em movimento, um território de conexões e trocas afetivas, de acolhimento e resistência, para jovens de religiões de Matriz Africana.

O evento tem como objetivo explorar o espaço e os saberes do Terreiro, por meio de atividades culturais e promoção de debates político-sociais.

Oriki em Yorubà significa saudar ou louvar algo por meio de palavras. Sendo as palavras portadoras de Asè, os Orikis possuem o poder de invocar a presença ancestral do Orisà e sua entonação induz os adeptos iniciados ao transe. O sarau tem como papel fundamental a preservação da cultura ancestral africana em diáspora no Brasil. A cultura oral, além de preservar a memória dos grandes feitos dos antepassados divinizados, também enaltece os traços étnico-raciais e aspectos territoriais, transmitindo conhecimento ancestral aos mais novos.

Os Terreiros são espaços de resistência legítimos do modo de vida africanos, pois nele se preserva hábitos do cotidiano em comunidade vividos em África, além de danças, musicalidade, idiomas, culinária, vestimentas, entre outras. Um espaço de re(x)istência, espécies de quilombos na contemporaneidade em que acolhem não só seus adeptos e simpatizantes, mas estende-se a população LGBTQI+, mulheres que não se inseriram no contexto social imposto, bem como outros públicos excluídos sociais ou de zonas de desfiliação e/ou vulnerabilidade.


SERVIÇO

"Sarau Oriki"
Data: 2 de fevereiro, domingo
Horário: das 15h às 20h
Classificação indicativa: livre

Local: Teatro Popular Oscar Niemeyer
R. Jorn. Rogério Coelho Neto, s/n - Centro, Niterói
Telefone: (21) 2620-6101
ENTRADA GRATUITA - 1kg de alimento não perecível








APOIO NA DIVULGAÇÃO










FONTE

Departamento de Imprensa SMC/FAN
Secretaria Municipal de Cultura - Niterói
Fundação de Arte de Niterói - FAN



Nenhum comentário:

Postar um comentário