terça-feira, 6 de abril de 2021

AVE VERUM CORPUS DE MOZART INTERPRETADA POR JORG FAERBEG

 



 "AVE VERUM CORPUS" DE MOZART INTERPRETADA POR JORG FAERBEG. 

CLICAR NO LINK: https://www.youtube.com/watch?v=u-u4AjBkplA


É um motete que foi composto por Wolfgang Amadeus Mozart alguns meses antes da sua morte em 1791. Esta peça para um coro de quatro vozes mistas e uma orquestração simples foi composta para ser tocada e cantada na Festa do Corpo de Deus, a 19 de Junho desse ano. Foi dedicada a Anton Stoll, amigo e diretor do Coro de Banden.

HISTÓRIA

Ave verum corpus (Salve, corpo verdadeiro), (K. 618), é um moteto em Ré maior composto por Wolfgang Amadeus Mozart em 1791. É um cenário do hino latino Ave verum corpus. Mozart o escreveu para Anton Stoll, um amigo que era músico da igreja de St. Stephan em Baden bei Wien. O moteto foi composto para a festa de Corpus Christi; o autógrafo é datado de 17 de junho de 1791. É pontuado para coro SATB, instrumentos de cordas e órgão.

A música teve por base um texto originalmente, composto por um autor anônimo do século XIV ( Provavelmente os Papas Inocêncio III , Inocêncio IV e Inocêncio VI )Trata-se de um hino curto, constituído por poucos versos, que já foi utilizado pelos mais diversos compositores musicais, sendo a versão de Mozart a mais conhecida e, por ventura, uma das peças corais mais marcantes e tocantes.

Mozart compôs o moteto em 1791 enquanto escrevia sua ópera Die Zauberflöte.  Ele o escreveu enquanto visitava sua esposa Constanze, que estava grávida de seu sexto filho e estava hospedada no spa Baden bei Wien.  Mozart definiu o hino eucarístico do século XIV em latim "Ave verum corpus". Ele escreveu o moteto para Anton Stoll, um amigo seu e de Joseph Haydn.  Stoll era o diretor musical da paróquia St. Stephan, Baden.  O cenário foi composto para celebrar a festa de Corpus Christi; o autógrafo é datado de 17 de junho de 1791. (A Festa de Corpus Christi cai na quinta-feira seguinte ao Domingo da Trindade e em 1791 foi observada em 23 de junho.) A composição tem apenas 46 compassos e é pontuada para coro SATB, instrumentos de corda , e órgão. O manuscrito de Mozart contém direções mínimas, com apenas uma única marcação sotto voce no início.

O moteto foi composto menos de seis meses antes da morte de Mozart. Ele prenuncia "aspectos do Requiem, como gesto declamatório, texturas e integração de elementos estilísticos voltados para a frente e para trás".  Enquanto o Requiem é uma composição dramática, o moteto expressa o pensamento eucarístico com meios simples, adequados para o coro da igreja em uma pequena cidade.

 



Franz Liszt fez transcrições do moteto de Mozart para piano solo [Searle 461a] e órgão [Searle 674d], e também citou Mozart em sua peça fantasie Evocation à la Chapelle Sixtine [Searle 461], em versões para piano, órgão, orquestra e dueto de piano.  Pyotr Ilyich Tchaikovsky incorpora uma orquestração da transcrição de Liszt em sua quarta suíte orquestral, Mozartiana, op. 61, uma homenagem à música de Mozart.



 

Nenhum comentário:

Postar um comentário