"AVE VERUM CORPUS" DE MOZART INTERPRETADA POR JORG FAERBEG.
CLICAR NO LINK: https://www.youtube.com/watch?v=u-u4AjBkplA
É um
motete que foi composto por Wolfgang Amadeus Mozart alguns meses antes da sua
morte em 1791. Esta peça para um coro de quatro vozes mistas e uma orquestração
simples foi composta para ser tocada e cantada na Festa do Corpo de Deus, a 19
de Junho desse ano. Foi dedicada a Anton Stoll, amigo e diretor do Coro de
Banden.
HISTÓRIA
Ave
verum corpus (Salve, corpo verdadeiro), (K. 618), é um moteto em Ré maior
composto por Wolfgang Amadeus Mozart em 1791. É um cenário do hino latino Ave
verum corpus. Mozart o escreveu para Anton Stoll, um amigo que era músico da
igreja de St. Stephan em Baden bei Wien. O moteto foi composto para a festa de
Corpus Christi; o autógrafo é datado de 17 de junho de 1791. É pontuado para
coro SATB, instrumentos de cordas e órgão.
A
música teve por base um texto originalmente, composto por um autor anônimo do
século XIV ( Provavelmente os Papas Inocêncio III , Inocêncio IV e Inocêncio VI
)Trata-se de um hino curto, constituído por poucos versos, que já foi utilizado
pelos mais diversos compositores musicais, sendo a versão de Mozart a mais
conhecida e, por ventura, uma das peças corais mais marcantes e tocantes.
Mozart
compôs o moteto em 1791 enquanto escrevia sua ópera Die Zauberflöte. Ele o escreveu enquanto visitava sua esposa
Constanze, que estava grávida de seu sexto filho e estava hospedada no spa
Baden bei Wien. Mozart definiu o hino
eucarístico do século XIV em latim "Ave verum corpus". Ele escreveu o
moteto para Anton Stoll, um amigo seu e de Joseph Haydn. Stoll era o diretor musical da paróquia St.
Stephan, Baden. O cenário foi composto
para celebrar a festa de Corpus Christi; o autógrafo é datado de 17 de junho de
1791. (A Festa de Corpus Christi cai na quinta-feira seguinte ao Domingo da
Trindade e em 1791 foi observada em 23 de junho.) A composição tem apenas 46
compassos e é pontuada para coro SATB, instrumentos de corda , e órgão. O manuscrito
de Mozart contém direções mínimas, com apenas uma única marcação sotto voce no
início.
O
moteto foi composto menos de seis meses antes da morte de Mozart. Ele prenuncia
"aspectos do Requiem, como gesto declamatório, texturas e integração de elementos
estilísticos voltados para a frente e para trás". Enquanto o Requiem é uma composição dramática,
o moteto expressa o pensamento eucarístico com meios simples, adequados para o
coro da igreja em uma pequena cidade.
Franz
Liszt fez transcrições do moteto de Mozart para piano solo [Searle 461a] e
órgão [Searle 674d], e também citou Mozart em sua peça fantasie Evocation à la
Chapelle Sixtine [Searle 461], em versões para piano, órgão, orquestra e dueto
de piano. Pyotr Ilyich Tchaikovsky
incorpora uma orquestração da transcrição de Liszt em sua quarta suíte
orquestral, Mozartiana, op. 61, uma homenagem à música de Mozart.
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