sexta-feira, 23 de abril de 2021

EM 23 DE ABRIL CELEBRAMOS O DIA MUNDIAL DO LIVRO. HOMENAGEM DO FOCUS PORTAL CULTURAL



O DIA MUNDIAL DO LIVRO, conhecido na Espanha por "Día internaciol del libro" é evento comemorativo com origem na Catalunha (Espanha), celebrado inicialmente em 05 de abril de 1926, em comemoração do nascimento do escritor espanhol Miguel de Cervantes, proposto pelo escritor valenciano Vicent Clavel Andrés na Câmara Oficial do Livro de Barcelona.

 

Em fevereiro de 1923, o governo espanhol, presidido por Miguel Primo de Rivera, aceitou a data e o rei Alfonso XIII assinou o decreto real que instituiu a Festa do Livro Espanhol e o prêmio literário Miguel de Cervantes. No ano de 1930, a data comemorativa foi trasladada para 23 de abril, dia do falecimento de Cervantes.

 

Em 1995, a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) instituiu em 23 de abril o "Dia Mundial do Livro e do Direito de Autor", a fim de estimular a reflexão sobre a leitura, a indústria de livros e a propriedade intelectual. Além de Cervantes, nesta data ocorreu o falecimento de outros escritores, como o escritor catalão Josep Pla e o dramaturgo inglês William Shakespeare. No caso do escritor inglês, tal data não é precisa, pois na época a Inglaterra utilizava o calendário juliano, que havia uma diferença de 10 dias para o calendário gregoriano usado na Espanha.

 

O dia 23 de abril foi escolhido para ser o Dia Mundial do Livro e do Direito de Autor pela Unesco, em sua XXVIII Conferência Geral, ocorrida em 1995. Essa data homenageia os escritores Inca Garcilaso de la Vega, Miguel de Cervantes e William Shakespeare, que, coincidentemente, morreram em 23 de abril de 1616.

 

No Brasil, o dia 29 de outubro também foi escolhido para se homenagear o livro, denominado "Dia Nacional do Livro", data de fundação da Biblioteca Nacional, com origem na transferência da Real Biblioteca portuguesa para o Brasil.

 

Nesse dia, grandes obras da literatura mundial são relembradas, discutidas e reverenciadas. É uma oportunidade para celebrar os títulos de autores consagrados, como: Safo, Miguel de Cervantes, Mary Shelley, Machado de Assis, Thomas Mann, James Joyce, Aldous Huxley, George Orwell, Clarice Lispector e Nélida Piñon etc.

 

Neste dia esta revista cultural homenageia uma escritora muito importante entre nós. Por nossa conta, acrescentamos a escritora e ensaísta brasileira Dalma Braune do nascimento Portugal.









 

Nenhum comentário:

Postar um comentário