segunda-feira, 26 de abril de 2021

SÁVIO SOARES DE SOUSA





O SÁBIO SABER DE SÁVIO SOARES DE SOUSA POESIA DE ALBERTO ARAÚJO.


Ao SÁVIO, HOMEM SÁBIO.

Que Sabe o Saber dos frutos da Antiga Grécia e do universo literário do nosso Castro Alves.

 

Sávio, tu tens o sabor do saber da Grécia clássica, e meu ser sabe de tua verdade, Verdadeira!

As paredes e o solo fecundo da sabedoria sabem do teu saber a pastorear imagens antigas.

És um mentor de beleza que conhece o vento e o sol da inteligência.

E como uma borboleta tu adentras na minha alma.

Eis aqui!

Fotografias escritas

da tua história de vida...

Tens a aura do poeta circunspecto

imortal e do mistério das sibilas!

És brisa a espalhar cultura e resplendor na palavra iluminada.

Com o coração ungido de contentamento, teu olhar contempla a grande luz das esferas transcendentes da nossa humana condição.

És sábio, Sávio... Astuto e simples.

Acalentas a modéstia e a essência

da ampla aragem dos antigos gregos.

És chama vibrante dos arcaicos tempos!

Quando sentimental te tornas, preferes a linguagem dos poetas da antiga Grécia que se banham nas águas do sagrado rio de Hipocrene.

Voas, então, no cavalo Pégaso rumo ao infinito das estrelas da Poesia!

Festeja os anos que tu revelas!

E que a harpa do tempo te resguarde!

Enquanto o teu doce viver peregrinar

pela Terra, teus ideais e pensamentos estarão conosco na carruagem estelar...

E todos nós, por certo, seguiremos teus fecundos passos, guiados pelos mares da tua vida e inspiração rumo ao benfazejo Céu da Poesia, onde habita Apolo com seu filho Orfeu.

 

By © Alberto Araújo

25 de abril de 2021

 





UM POUCO DE SÁVIO SOARES DE SOUSA

 

 

SÁVIO SOARES DE SOUSA Poeta, prosador, crítico de cinema, exerceu o jornalismo por mais de trinta anos, principalmente em “O Fluminense”. Nasceu em Niterói no bairro do Fonseca em 18 de setembro de 1924, filho de Oswaldo Soares de Sousa e Vespertina Reis Soares de Sousa. Descende do Visconde do Uruguai. Estudos: alfabetizado em casa, com a tia Nelsina; depois: frequentou o Colégio Brasil, Colégio Universitário da Praia Vermelha, Liceu Nilo Peçanha, Faculdade de Direito de Niterói e Sociedade Dante Alighieri do Rio de Janeiro.

 

VIDA PROFISSIONAL: Bancário (Banco Mercantil de Niterói); Taquígrafo Parlamentar (Assembleia  Legislativa do Estado/RJ (1947/1960); Advogado, Membro do Ministério Público-RJ (Promotor e Procurador de Justiça -1960/1991).

 

VIDA CULTURAL; Cofundador do Grêmio Literário Humberto de Campos (1944); do Clube de Poesia de Niterói (1956); do Clube Fluminense de Cinema (1956); da Associação Niteroiense de Cultura Latino-Americana / ANCLA e do Instituto Latino-Americano de Cultura/ILAC. Colaborador nos jornais: O Estado, Diário do Povo e Letras Fluminenses (de Luís Magalhães). Redator literário de O Fluminense, responsável pelo suplemento “Prosa & Verso” (1962/1972), juntamente, com Marcos Almir Madeira.

 

PARTICIPAÇÃO EM ACADEMIAS: Membro efetivo das Academias Fluminense, Niteroiense, Valenciana, Itaboraiense e Gonçalense de Letras. Membro da União Brasileira de Trovadores/UBT, atual presidente. Orador oficial do centenário do poeta Alberto de Oliveira, em Saquarema, RJ (1957). Fundador do Clube de Poesia de Itaboraí, RJ (1966). Cofundador e primeiro orador oficial do Grupo dos Amigos do Livro, atual Grupo Mônaco de Cultura (Livraria Ideal, Niterói/RJ). Colaborador da revista Bali, da Academia de Letras, com a seção “Nozes e Vozes” há doze anos. Foi crítico de cinema no Diário do Povo (1955).

 

Integrante do movimento “Escritores ao Ar Livro”, instituído pelo poeta e publicitário Paulo Roberto Cecchetti, e o idealizador do folheto “Resenha da Tenda”.

 

Livros publicados: “Mundo número dois”, “O salto e o paraquedas”, “Signo do sapo”, “O canibal arrependido e outros discursos” e “Rapsódia para sanfona”(trovas). Verbete da “Nova Enciclopédia Delta-Larousse” e da “Enciclopédia de Niterói”, de Luís Antônio Pimentel. Noé ou a máquina antediluviana.

 



 APOIO NA DIVULGAÇÃO





Nenhum comentário:

Postar um comentário