segunda-feira, 5 de abril de 2021

OVER THE RAINBOW É A TRILHA SONORA DO FILME O MÁGICO DE OZ

 

 "OVER THE RAINBOW" É uma balada composta por Harold Arlen com letra de Yip Harburg tendo sido escrita para o filme The Wizard of Oz, sendo cantada pela atriz Judy Garland em seu papel de Dorothy Gale. A música ganhou o Oscar de melhor canção original e se tornando uma das canções mais famosas do cinema americano.

A música se tornou um marco da cultura pop americana sendo regravado por vários artistas e ganhando um grande número de covers desde a sua época de lançamento, seu impacto também foi reconhecido pelo American Film Institute indo parar na lista das melhores canções presente em filmes de todos os tempos.

O compositor Harold Arlen e o letrista Yip Harburg frequentemente trabalharam juntos, Harburg geralmente sugerindo uma ideia ou título para Arlen musicar, antes de Harburg contribuir com as letras. Depois do fim das filmagens de The Wizard of Oz, Harburg afirmou que sua inspiração foi "uma balada para uma garotinha que estava em apuros e queria fugir de Kansas, lugar incolor. Ela nunca tinha visto nada colorido na vida, exceto o arco-íris ". Arlen decidiu que a ideia precisava de "uma melodia com uma linha longa e ampla".



No momento em que todas as outras canções do filme foram escritas, no entanto, Arlen estava sentindo a pressão de não ter a canção necessária para a cena do Kansas. Arlen costumava carregar pedaços de manuscritos musicais em branco nos bolsos para anotar pequenas ideias melódicas. Arlen descreveu como a inspiração para a melodia de "Over the Rainbow" veio a ele repentinamente enquanto sua esposa Anya dirigia:

"Eu disse à Sra. Arlen 'vamos ao Grauman's Chinese você dirige o carro, não me sinto muito bem agora.' Eu não estava pensando em trabalhar. Não estava pensando conscientemente em trabalho, só queria relaxar. E enquanto passávamos pela Drogaria Schwab's na Sunset, eu disse: 'Encoste, por favor'. e paramos e eu realmente não sei por que eu peguei meu pequeno pedaço de manuscrito e coloquei o que você conhece agora como 'Over The Rainbow' ”.

A música foi originalmente cantada em Lá bemol maior. Arlen mais tarde escreveu a seção contrastante da ponte baseada na ideia de um 'exercício de piano para uma criança'.







Nenhum comentário:

Postar um comentário