sábado, 10 de abril de 2021

10 DE ABRIL CELEBRAMOS O DIA DO ENGENHEIRO E DO ARQUITETO NO BRASIL

 



 

Para celebramos a especial data, trouxemos às nossas páginas o brilhante engenheiro arquiteto LUIZ CALHEIROS CRUZ, nosso saudoso confrade na Academia Niteroiense de Letras e Cenáculo Fluminense de História e Letras.

Claro, existem inúmeros engenheiros/arquitetos, mas não temos/tivemos afinidade. Portanto, o nosso homenageado será o Calheiros, que por muitos anos se dedicou a essa tão importante profissão. Realizou inúmeros trabalhos e ensinou por muitos anos na UFF, a instituição em noite engalanada o condecorou com o título de PROFESSOR EMÉRITO DA UFF. Vejam que importância o eminente engenheiro teve à renomada instituição fluminense. Portanto, nós do FOCUS PORTAL CULTURAL o homenageamos com todo prazer e honra. O ilustre escritor sempre apoiou o nosso trabalho cultural e a foto usada para a formatação da arte ele a adorava. Por isso, um intelectual de essa categoria não poderá jamais ser esquecido. Como esquecê-lo? Deixou-nos as marcas indeléveis de seu precioso trabalho, no panorama literário e cultural de nossa cidade.

HISTÓRIA

No dia 10 de abril comemora-se no Brasil o dia da engenharia. Essa data foi definida em homenagem ao Tenente Coronel João Carlos de Villagran Cabrita, que morreu em 10 de abril de 1866, quando se encontrava à frente do 1 º Batalhão de Engenharia, na Guerra da Tríplice Aliança, sendo honrado com o título de patrono da engenharia.

*****************************

DÍVIDAS DE AMOR - VIDA E MORTE DE UM IMIGRANTE ITALIANO NO BRASIL DO ESCRITOR LUIZ CALHEIROS. LIVRO DA VITRINE DO FOCUS NO MÊS DE NOVEMBRO. 

CLICAR NO LINK: 

http://focusportalcultural.blogspot.com/2014/11/dividas-de-amor-vida-e-morte-de-um.html

 

UM POUCO SOBRE LUIZ CALHEIROS

Nasceu em 22 de março de 1927 na cidade do Rio de Janeiro. Graduou-se em Arquitetura, em 1957, pela Faculdade Nacional de Arquitetura da Universidade do Brasil, hoje Universidade Federal do Rio de Janeiro. Exerceu a profissão como autônomo. Em 1973, ingressou no Magistério, na Universidade Federal Fluminense (UFF).

Obteve, por concurso, os títulos de professor livre-docente e professor titular, tendo sido um dos criadores do Curso de Arquitetura da UFF, no qual exerceu os cargos de coordenador e de diretor pró-tempore. Foi, também, vice-diretor do Centro Tecnológico da UFF e conselheiro do Conselho Federal de Engenharia e Agronomia.

Aposentou-se em 1995. Em 2011, pelo Conselho Universitário da UFF, foi eleito professor emérito. Em 1957, recebeu o Prêmio Edson Passos, conferido pelo Clube de Engenharia.

Foi também agraciado com os seguintes diplomas: de Serviços Relevantes Prestados à Nação e do Curso de Habitação Cooperativa e de Interesse Social, conferidos pelo Conselho Regional de Engenharia e Agronomia e pela Organização dos Estados Americanos/Ministério do Exterior de Israel, respectivamente. Além de integrar o quadro de acadêmicos titulares da ANL, é filiado à Associação Niteroiense de Escritores e ao Cenáculo Fluminense de História e Letras.

Já publicou sete romances: Dívidas de amor (1995 e 2013 – 2ª edição); Acordo final (1998); Dança das faces (2002); Fazenda Liberdade – a saga de uma família (2008); A marca de uma vingança (2010); Jogo da vida (2012); e O preço do silêncio (2012).

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário