quinta-feira, 8 de abril de 2021

MEMBROS DA DIRETORIA DA ACADEMIA NITEROIENSE DE LETRAS - GESTÃO 2021-2022. EM DESTAQUE NEIDE BARROS RÊGO-SEGUNDA SECRETÁRIA.

APRESENTAÇÃO DOS MEMBROS DA DIRETORIA DA 

ACADEMIA NITEROIENSE DE LETRAS - GESTÃO 2021-2022. 

EM DESTAQUE NEIDE BARROS RÊGO-SEGUNDA SECRETÁRIA.


ACADEMIA NITEROIENSE DE LETRAS - CASA HORÁCIO PACHECO instituição literocultural fundada em 11 de junho de 1943 realizou em 31 de março de 2021(quarta-feira), às 16 horas em LIVE com Membros de sua Diretoria através da Plataforma Zoom na Internet a Eleição e Posse da atual diretoria gestão 2021-2022. A Diretoria atual está assim nomeada:

Presidente: Edgard Fonseca

Vice-presidente: Paulo Roberto Cecchetti

1ª Secretária: Uyára Schiffer

2ª Secretária: Neide Barros Rêgo

1ª Tesoureira: Leda Mendes Jorge

2º Tesoureiro: Alberto Araújo

Diretor de Patrimônio e Acervo Bibliográfico: Jordão Pablo Pão.




PERFIL BIOGRÁFICO DE NEIDE BARROS RÊGO

 

 

NEIDE BARROS RÊGO, professora, declamadora, poetisa, cantora, esperantista e tradutora. Nasceu em São Tomás de Aquino – MG, em 18 de outubro de 1938.  Veio ao mundo através da fonte do amor de Wanda Paschoa Martini de Barros e do Tenente da Reserva, Francisco das Chagas Barros. No ano de 1951, passou a residir em Niterói. Neide e Nilde, sua irmã gêmea, fizeram o Curso Ginasial: no Colégio Nilo Peçanha (1951 e 1952) e no Liceu Nilo Peçanha (1953 e 1954).

Neide, no auge de sua juventude, a progênie da docência já pulsava em suas veias e com a tônica da sabedoria ingressou no Curso Normal no Instituto de Educação, concluindo o curso, no ano de 1957. Ano glorioso em sua vida, com orgulho exibia o Diploma de professora. No entanto, ainda estudante, em 20 de janeiro de 1955, no dia de São Sebastião iniciou o namoro com o advogado, compositor, poeta e declamador Walmir Ventura Rego, e em 20 de janeiro de 1963, contraiu laços matrimoniais. Com seu parceiro foram casados por 56 anos e 5 meses, a separação veio após o falecimento de seu companheiro, fato ocorrido em 24 de junho de 2019.

Em 1960, foi estudar a Arte de Dizer com a poetisa Maria Sabina, no Curso Olavo Bilac, com sede em Copacabana, tendo sido diplomada em declamação e dicção, após prova pública, que constou de um recital solo de poesias, realizado no Teatro Municipal de Niterói, em 5 de janeiro de 1964. Ainda no Curso Olavo Bilac, estudou Literatura Universal, com aulas quinzenais, durante oito anos, sob a orientação da professora Maria Sabina, formada em Letras, com doutorado na Universidade de Cambridge.

Há 60 anos, no dia 24 de junho de 1961, começou a transmitir os ensinamentos que recebera de Maria Sabina, fundadora do Curso Olavo Bilac, de Arte de Dizer, em 1921. Para homenagear sua mestra deu o nome de Centro Cultural Maria Sabina ao local onde ensina a arte de dizer e realiza eventos culturais.

Cursou Administração Pública, na Fundação Getúlio Vargas; Cerimonial, no Palácio do Catete; Administração, na Faculdade de Ciências Administrativas de Barra Mansa – RJ. Transferiu-se para a Faculdade de Ciências Políticas e Econômicas do Rio de Janeiro, porém não concluiu o curso.

Fortemente, abastecida de conhecimentos e técnicas administrativas, ingressou, por concurso público, em 1958, na Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro, com sede em Niterói, então capital. Trabalhou na Comissão de Orçamento e Fiscalização Financeira. A partir de 1975, com a fusão dos estados do Rio de Janeiro e Guanabara, a capital passou a ser a cidade do Rio de Janeiro. Após trinta anos de serviço, aposentou-se no cargo de Consultor Técnico da Mesa. 

A partir de 1991, estudou Esperanto tendo por professores Emílio Ferreira, Jair Salles, Aloísio Sartorato e Sylla Chaves. Atualmente, prossegue seus estudos de Esperanto no PROLEM – Projeto de Língua Estrangeira Moderna, na UFF.

Participou de Oficinas Literárias com Neusa Peçanha, Wanderlino Teixeira Leite Neto e Lena Jesus Ponte. Na Academia Fluminense de Letras, com a acadêmica Albertina Fortuna Barros, estudou Dicção. Tendo Malba Tahan como professor, cursou “Arte de ler e de contar histórias”. Cursou, também, Teatro (curso básico), na Escola de Teatro Comédia do Estado da Guanabara; Balé clássico, na Escola Martins Pena, com Lélia do Vale Simões, supervisão de Tatiana Leskova; Balé clássico, moderno e folclórico, no Conservatório de Música de Niterói, com a professora Frieda Alonso; Violão, com Celso Ribeiro; Impostação de voz e dicção, no Conservatório de Música Frédéric Chopin, com a professora Cloris Galvão Menezes; Canto lírico, com Masha Tchecova Kellner; “Curso de Formação de atores em comerciais de televisão”, com Manduca Quadros, no Rio de Janeiro. No Centro Cultural Maria Sabina: Curso de Reiki, com Alex Peixoto da Costa; Laboratório da Memória, com Cantídia Maria Poli; Oratória, com Márcia Medina. A partir de 1998, passou a estudar canto com Therezinha de Maria Carvalho Pinto. 

No município do Rio de Janeiro, em 1984, com as declamadoras Lise Saint-Clair Pimentel, Dora Nascimento Cambeiro e Sônia Maria Ribeiro fundou o Grupo Momento, cujas atividades foram encerradas em 1986.

No ano de 1985, em Niterói, fundou com Marly Prates, Aparecida Barreto, Gracinha Rego e Patrícia Faria Santos, todas diplomadas pelo Curso Olavo Bilac, de Arte de Dizer, o Grupo Nuance. Após dois anos, por motivos particulares Patrícia afastou-se. Com o falecimento de Marly em 2020, o Nuance se desfez.

Em 2004, publicou o seu livro Revelação (poesias). Antologista, em 1994, publicou Água Escondida, que reuniu 234 poetas niteroienses. Em 2007, com Sylla Chaves, organizou as antologias: Brazila Esperanta Parnaso e Poesias Escolhidas do Brazila Esperanta Parnaso (bilingue), ambas com poetas de todo o Brasil. Com Gracinha Rego, organizou Girassóis para Neusa (2003). A partir de recitais, publicou: Poetas Encantados da Niteroiense (2013). No ano do Centenário da Academia Fluminense de Letras, 2017, publicou: Poetas Encantados da Fluminense (um em fevereiro e outro em agosto de 2017).

Neide tem poesias de sua autoria publicadas em mais de 150 antologias, no Brasil e no exterior.

Cantando e declamando, gravou DVDs e CDs. Apresentou-se em Portugal, Áustria, França, Argentina e em mais de vinte cidades brasileiras.

Intérprete e autora premiada em concursos de poesias: no Brasil, Bulgária, Holanda, Rússia e Itália. 

Em 1994, foi nome de prêmio nos XXIV Jogos Florais de Niterói.

Em 2001, a Associação Atlética Banco do Brasil, de Niterói, deu o nome de “Neide Barros Rêgo” ao 2º lugar do Concurso de Poesias, tendo sido premiado, com o soneto “Mãos aveludadas”, o poeta Edmo Rodrigues Lutterbach.

Recebeu, entre outros os Títulos: “Diploma Melhor do Ano – Categoria Declamadora – conferido aos Artistas Fluminenses no ano de 1966, pela Universidade Brasileira de Artes (UBA) – Niterói – RJ – 1967; “Intelectual do Ano 2010”, pelo Grupo Mônaco de Cultura; “Intelectual do Ano 2018”, pela Sociedade de Cultura Latina. Em 2020, recebeu o Diploma de “Kavaliro de Sicilio”, da Itália.

INTEGRA OS QUADROS DAS SEGUINTES INSTITUIÇÕES LITERÁRIAS:

Academia Fluminense de Letras – Classe de Belas-Artes (efetiva), Academia Niteroiense de Letras (Acadêmica Titular), Academia Nacional de Letras e Artes (Efetiva), Academia de Letras de Conselheiro Lafaiete (Emérita), Cenáculo Fluminense de História e Letras (Honorária), Instituto Histórico e Geográfico de Niterói (Honorária), Academia Brasileira de Trova (Honorária), Academia Itaocarense de Letras, (Honorária), Academia Gonçalense de Letras, Artes e Ciências (Honorária), Academia Petropolitana de Poesia Raul de Leoni (Honorária), Academia Itapirense de Letras (Honorária), Academia de Letras Menotti Del Picchia (Honorária), Academia Barbacenense de Letras (correspondente), Academia Cachoeirense de Letras (Correspondente), Academia Ponta-Grossense de Letras (Correspondente), Academia Varginhense de Letras, Artes e Ciências (Correspondente), Ateneu Angrense de Letras e Artes (Correspondente), Academia de Letras Rio – Cidade Maravilhosa (Correspondente), União Brasileira de Trovadores / Seção Niterói, Associação Niteroiense de Escritores, Sindicato dos Escritores do Estado do Rio de Janeiro, Grupo Mônaco de Cultura, Universidade Aberta da Terceira Idade, Associação Profissional de Poetas no Estado do Rio de Janeiro, Associação Universal de Esperanto (membro vitalício e delegada especializada em poesia e declamação), Liga Brasileira de Esperanto, Associação dos Esperantistas do Rio de Janeiro, Cooperativa Cultural de Esperantistas e Clube de Esperanto de Niterói.

A solenidade de sua posse na Academia Niteroiense de Letras, Cadeira nº 38, patronímica de Raul de Leoni, presidida pelo acadêmico Jorge Fernando Loretti, foi realizada no auditório da Universidade Cândido Mendes, em 27 de agosto de 2007. Saudou-a com um belo discurso a acadêmica Márcia Maria de Jesus Pessanha.



APOIO NA DIVULGAÇÃO




Nenhum comentário:

Postar um comentário