domingo, 20 de junho de 2021

MEU PORTUGAL - POEMA DE FLORBELA ESPANCA, NARRAÇÃO DO "MUNDO DOS POEMAS" DE PORTUGAL

 

Meu Portugal

Florbela Espanca

Meu Portugal querido, minha terra
 De risos e quimeras e canções
 Tens dentro em ti, esse teu peito encerra,
Tudo que faz bater os corações!
  Tens o fado. A canção triste e bendita
 Que todos cantam pela vida fora;
 0 fado que dá vida e que palpita
 Na calma da guitarra aonde mora!
  Tu tens também a embriaguez suave
 Dos campos, da paisagem ao sol poente,
 E esse sol é como um canto d’ave
 Que expira à beira-mar, suavemente...
  Tu tens, ó Pátria minha, as raparigas
 Mais frescas, mais gentis do orbe imenso,
 Tens os beijos, os risos, as cantigas
 De seus lábios de sangue!... Às vezes, penso
  Que tu és, Pátria minha, branca fada
 Boa e linda que Deus sonhou um dia,
 Para lançar no mundo, ó Pátria amada
 A beleza eterna, a arte, a poesia!...







Nenhum comentário:

Postar um comentário