Autora celebra, com ‘lugar de fala’ de dona de livraria em Nashville, ‘momento incrível’ da ficção dos EUA.
Celebrada pelo engenhoso “Bel Canto”, livro pelo qual venceu os prêmios Orange e Faulkner em 2002 e que depois virou ópera e filme com sua fã Julianne Moore, a americana Ann Patchett tem seu romance mais recente lançado no Brasil. Publicado ano passado em inglês com audiobook narrado por Meryl Streep, outra fã, “Tom Lake” chega aqui pela editora Intrínseca.
Neste comovente romance sobre família, amores e amadurecimento, Ann Patchett prova mais uma vez que é uma das escritoras mais talentosas da atualidade.
Na primavera de 2020, enquanto a pandemia assola o mundo e enche os noticiários de angústia e desesperança, as três filhas de Lara se veem obrigadas a voltar para o pomar da família no norte de Michigan. Afastadas da rotina e das respectivas faculdades, Emily, Maisie e Nell conduzem os dias dedicadas à colheita de cerejas, principal negócio de seus pais. Para ajudar a passar o tempo, elas imploram à mãe que lhes conte a história de Peter Duke, um ator famoso com quem ela dividiu o palco na juventude e viveu um romance de verão em uma companhia de teatro chamada Tom Lake.
À medida que este romance fascinante e incisivo se desenrola, Lara pensa sobre suas escolhas e os caminhos que a levaram até ali, enquanto as filhas analisam as próprias vidas e o relacionamento com a mãe. Tom Lake é uma reflexão sobre o amor juvenil, o amor conjugal e a vida que nossos pais levaram antes de nossa existência. Uma história rica e brilhante, contada com profunda inteligência e sutileza emocional.
INSPIRAÇÃO
Finalista do Pulitzer em 2020 por “A casa holandesa” e autora do curioso romance “Estado de graça”, passado (embora ela jamais tenha vindo ao Brasil) na cidade de Manaus, Patchett decidiu escrever “Tom Lake” após revisitar uma de suas obras favoritas: “Nossa cidade”, uma peça de Thornton Wilder, 1897-1975. Diretamente inspirada pela Grande Depressão, a dramaturgia mira no núcleo do cotidiano no interior dos Estados Unidos.
ANN PATCHETT é autora premiada de cinco romances, entre eles Bel Canto, vencedor do Prêmio Orange e do PEN/Faulkner Award e finalista do National Book Critics Circle Award. Publicou também duas obras de não ficção e colabora para diversos veículos, como New York Times Magazine, Elle, GQ, Financial Times, Paris Review e Vogue. Eleita pela revista Time uma das 100 pessoas mais influentes de 2012, Ann Patchett é proprietária de uma pequena livraria na cidade de Nashville, Tennessee, onde mora.
SERVIÇO:
‘Tom Lake’
Autora: Ann Patchett.
Tradutora: Camila von Holdefer.
Editora: Intrínseca.
Páginas: 368.
Preço: R$ 69,90.
Nenhum comentário:
Postar um comentário