AGOSTO COM GOSTO
Mais um mês que se foi na esteira do tempo. E apesar de ser popularmente considerado o mês do desgosto, nem sempre isto acontece, pois se existem agostos metaforicamente sombrios, também existem os luminosos, que trazem o gosto da alegria de viver e de produzir.
Essa crença de vilão atribuída ao mês em pauta possui origem remota. Em Portugal, no século XVI, na época das grandes navegações, em geral, era em agosto que as caravelas eram preparadas para as aventuras marítimas, as conquistas de novas terras. Por isso, com receio, as namoradas dos navegadores não marcavam a data do casamento em agosto. Diziam que casar neste mês traria tristeza, luto. Haja vista a poesia de Fernando Pessoa Mar Portuguez (grafia original do autor) onde ele diz nos versos: “quantas mães choraram, / quantos filhos em vão rezaram! / Quantas noivas ficaram por casar / para que fosses nosso, ó mar!”
Além disso, na Antiguidade, a constelação de Leão era mais visível nessa época do ano, o que fazia com que as pessoas acreditassem que havia um dragão no céu, nesse período. E até hoje permanece no inconsciente coletivo, injustamente, que “agosto é mês de desgosto”.
Entretanto, astrologicamente, não existe nada que comprove que agosto seja um mês de desgosto, muito pelo contrário, pois neste período comemora-se a passagem do Sol pelo signo de Leão, o quinto signo do zodíaco, que possui uma energia ígnea, regido pelo astro rei, o Sol, que simboliza o amor, nossas paixões, corações ardentes.
Assim, celebramos o mês de agosto na AFL, com entusiasmo, recebendo os novos Acadêmicos: Railson da Silva Barbosa e José Áttila Valente, no dia 24; Lícia Maria Lucas Serrano e Alberto Lima Abib Wermelinger Monnerat, no dia 31; em posses festivas, coroadas de êxito, unindo familiares e convidados.
A AFL também participou do II Congresso do Fórum das Academias Estaduais de Letras, em Belém do Pará, representando o Estado do Rio, também de 08 a 12 de agosto do corrente ano. E em várias outras atividades, em parceria com outras instituições culturais, nossa Academia se fez presente, deixando marcas de sua atuação, sempre valorizando nosso idioma pátrio e a importância das Letras, Belas Artes, Ciências e Ciências Sociais, que compõem as quatro Classes de nosso quadro acadêmico. Desse modo, bons ventos trouxeram e agora se despedem do mês de agosto...
Editorial
Márcia Pessanha, Presidente da AFL.
Nenhum comentário:
Postar um comentário