A obra “Paris e seus poetas visionários” do escritor e diplomata cearense Márcio Catunda, obteve o Prêmio Cecília Meireles, Prêmio Diretoria, de 2021, no gênero Biografia, concedido pela União Brasileira de Escritores do Rio de Janeiro. O escritor recebeu da Associação Profissional de Poetas no Estado do Rio de Janeiro, o Prêmio de Melhor Autor APPERJIANO de 2021, pelo conjunto da Obra.
A obra possui duas diferentes seções, que apresentam quatro dimensões simultâneas: biografia, história, crítica literária e crônica de suas quatro viagens a Paris, nas quais visitou os endereços desses poetas e muitos dos ambientes que frequentavam.
O livro apresenta uma extraordinária pesquisa de campo, que leva a comparação entre a Paris medieval e a contemporânea. O volume é ainda enriquecido com inúmeras fotos, produzidas pelo autor, e desenhos em preto e branco. No final, têm publicados dois capítulos, dedicados às maravilhas do Louvre e do Museu d Orsay.
Portanto, é de suma importância no universo literário e indispensável aos pesquisadores, especialmente, aos estudiosos da história e da literatura francesa.
As eméritas e autênticas digitais do poeta e ensaísta brasileiro Anderson Braga Horta estão nas orelhas da magnífica produção literária. A quarta capa tem a assinatura do professor da Universidade Federal do Ceará Vianney Mesquita.
Com o coração louvado e cheio de gratidão registra: Agradecimentos a Lêdo Ivo, in memoriam; a Ricardo Alfaya, que fez a revisão completa deste livro; a Vianney Mesquita, Anderson Braga Horta, Guilherme Kubiszeski e Fernando Cavalcanti, que fizeram revisões de trechos da obra em português e nas transcrições em francês.
Assim, a obra “Paris e seus poetas visionários” é fruto de uma pesquisa, que sob a ótica do poeta e compositor Márcio Catunda, autor que tem publicado, assiduamente, desde ano de 1976 reúne biografias sobre 25 grandes poetas franceses do século XV à Contemporaneidade. O autor miscigena a vida de cada poeta aos passeios pelas ruas da cintilada Paris.
Márcio com as suas viagens à Paris teve o propósito de encontrar elementos ilustrativos para compor a obra, fotografar e registrar a respeito das moradas de importantes poetas franceses, personagens formadores da cultura literária universal.
Márcio Catunda avulta também, na literatura de cada poeta, o que cada um escreveu sobre a encantadora Paris. O livro enfatiza três grandezas em sua virtuosíssima criação, a biografia, a crônica e o ensaio crítico.
São os seguintes os poetas homenageados pela narrativa de Márcio Catunda:
Charles Baudelaire; Arthur Rimbaud; Paul Verlaine; André Chénier; André Breton; Alfred de Musset; Paul Valéry; Victor Hugo; Gérard de Nerval; Théophile Gautier; Jacques Prévert; Conde de Lautréamont; François Villlon; Pierre de Ronsard; Stéphane Mallarmé; Guillaume Apollinaire; Paul Éluard; Louis Aragon; Max Jacob; Antonin Artaud; Jean Cocteau; Robert Desnos; Philippe Soupault; Francis Carco e Philippe Delaveau.
A obra que possuímos é a 3ª edição, a qual exibimos com prazer e honra, é publicada pela Editora IMPRECE de Fortaleza, CE. Contém 360 páginas. Quem assina as orelhas é o poeta, ensaísta e contista brasileiro Anderson Braga Horta.
Editorial
feito por intermédio
de
informações do livro.
A
obra está autografada pelo autor
E
faz parte da Biblioteca
do
Focus Portal Cultural
Alberto
Araújo
Jornalista
e escritor
Nenhum comentário:
Postar um comentário