"O Julgamento de Zé Bebelo" transporta o público para a transição entre a República Velha e o início do governo de Getúlio Vargas, explorando o sistema dos jagunços e o poder dos coronéis. Zé Bebelo, um chefe jagunço derrotado, ao invés de ser executado, exige um julgamento "correto e legal". A peça retrata um panorama único de justiça, com Joca Ramiro assumindo o papel de juiz e garantindo a Zé Bebelo o direito à defesa.
O projeto Trilogia Grande Sertão:
Veredas teve início em 2020, com a estreia de "Riobaldo", indicado ao
Prêmio Shell 2022 nas categorias de Melhor Ator e Dramaturgia. Em 2022, foi a
vez de "O Diabo na Rua, No Meio do Redemunho" dar continuidade à
obra. Desde então, a trilogia tem viajado pelo Brasil e pelo mundo, incluindo
apresentações em Portugal e Bogotá.
A montagem, estrelada por Gilson de Barros e dirigida por Amir Haddad, preserva a poética de Guimarães Rosa, com uma encenação minimalista que prioriza a força narrativa e as questões universais presentes na obra.
SINOPSE
O Julgamento de Zé Bebelo é um recorte do livro Grande Sertão: Veredas, escrito por João Guimarães Rosa. A passagem ilustra a transição do período da República Velha - o sistema de coronéis (1889-1930), para o Governo Provisório e Constitucional de Vargas (1930-1937), onde o escritor mineiro traça um panorama do “Sistema Jagunço”.
Gilson de Barros (ator e dramaturgo)
Indicado ao Prêmio Shell 2023 nas categorias de Melhor Dramaturgia e Melhor Ator, este notável operário do teatro destaca-se por sua versatilidade como ator, gestor e dramaturgo. Com formação em Artes Cênicas pela UNIRIO, sua sólida trajetória inclui colaborações com renomados diretores como Augusto Boal, Luiz Mendonça, Mário de Oliveira e Domingos Oliveira, além de uma significativa parceria artística com Amir Haddad na Trilogia Grande Sertão: Veredas. Com mais de 25 peças em seu currículo, atuou em produções diversas, como "Bolo de Carne" de Pedro Emanuel, dirigido por Yuri Cruschevsk; "Murro em Ponta de Faca" com texto e direção de Augusto Boal; e "A Tempestade" de Shakespeare dirigido por Paulo Reis, entre outras. Seu talento foi reconhecido com prêmios destacados, incluindo Melhor Ator no Festival Inter-regional de Teatro do Rio em 1982 e o prêmio de Melhor Ator no Festival de Teatro SATED/RJ em 1980.
Amir Haddad
Li as duas primeiras páginas do ‘Grande Sertão’ várias vezes até perceber que aquela ‘língua’ tinha tudo a ver comigo. O resto da narrativa devorei em segundos, segundo minhas sensações. Aprendi a ler, aprendi a língua, lendo este romance portentoso no original. Entendi! Não era uma tradução, era um livro brasileiro, escrito na ‘língua’ brasileira.
Até hoje me orgulho de ser conterrâneo
e contemporâneo de Guimarães Rosa. E tenho certeza de que qualquer leitor
estrangeiro que ler o livro traduzido jamais lerá o que eu li. Assim como
jamais saberei o que lê um inglês quando lê Shakespeare. Os realmente grandes
são intraduzíveis.
FICHA TÉCNICA
Recorte e atuação: Gilson de Barros
Direção: Amir Haddad
Cenário e direção de arte: José Dias
Iluminação: Aurélio de Simoni
Programação visual: Pedro Azamor
Produção e Assessoria de Imprensa SP:
Fábio Camara
Assessoria de Imprensa RJ: Júlio Luz –
21 981279366
Fotos: Renato Mangolin
Realização: Barros Produções
Artísticas Ltda.
Serviço
"O Julgamento de Zé Bebelo"
Local: Teatro Sérgio Cardoso - Rua Rui
Barbosa, 153 - Bela Vista
Temporada: 04 a 27 de outubro de 2024
| Sexta-feira, sábado e domingo, às 19hI
Ingressos: R$ 30,00 (meia entrada) e
R$ 60,00
Classificação etária: 16 anos
Duração: 60 minutos
Capacidade: 149 lugares
Sobre a Amigos da Arte
A Associação Paulista dos Amigos da
Arte, Organização Social de Cultura responsável pela gestão de chamadas
públicas, do Teatro Sérgio Cardoso, e do Teatro de Araras, além do Mundo do
Circo SP, trabalha em parceria com o Governo do Estado de São Paulo e a iniciativa
privada desde 2004.
Música, literatura, dança, teatro,
circo e atividades de artes integradas fazem parte da atuação da Amigos da
Arte, que tem como objetivo fomentar a produção cultural por meio de festivais,
programas continuados e da gestão de equipamentos culturais públicos. Em seus
19 anos de atuação, a Organização desenvolveu cerca de 70 mil ações que
impactaram mais de 30 milhões de pessoas.
FONTE:
Assessoria de Imprensa do Teatro
Sérgio Cardoso – Pevi 56
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