segunda-feira, 16 de setembro de 2024

O LIVRO 'NEYLA', DE CRISTIANE TAVARES E VANESSA PREZOTO, É UMA FÁBULA SENSÍVEL SOBRE ESQUECER, RECORDAR E AMAR.

 



A obra será lançada no dia 5 de outubro  de 2024, sábado na Livraria da Travessa Ipanema, às 16h.

 

Era uma vez uma charmosa raposa-vermelha cheia de talentos. Um dia, lentamente, o mundo ao seu redor passa a lhe escapar. Neyla deixa de cantar, dançar, tocar violino, pintar e até mesmo de cuidar das suas ovelhinhas. Suas lembranças começam a desaparecer... Pouco a pouco, sua coleção de memórias se dissipa como nuvens no céu.

 

Como se explica a Doença de Alzheimer para uma criança? O que acontece quando alguém que amamos começa a nos esquecer? Em seu mais recente livro, 'Neyla' (Ed. Cambucá, 2024), a escritora Cristiane Tavares compartilha a história de sua mãe que, com a progressão dos sintomas, virou sua filha. Uma narrativa cheia de carinho e nostalgia que faz os pequenos, ou já crescidos, leitores refletirem sobre vida e morte, envelhecimento, perda, família, cuidado, respeito e saudade.

 

"No final do ano de 2022, fui atravessada por um luto devastador pela morte de minha mãe. Decidi que precisava encontrá-la novamente, não mais como minha filha - como nos últimos anos enfrentando o Alzheimer -, mas como uma mulher encantadora, artista, que cantava, escrevia, pintava e compartilhava seu amor pela vida", diz a autora Cristiane Tavares. "Aos poucos, apurei as palavras, cuidei das ideias, desafiei meu tempo afetivo e construí uma narrativa que me abraçou. Estava segura de que era a história que deveria ser contada."

 

Para refletir todo esse universo afetuoso, Vanessa Prezoto criou uma linguagem visual potente, colorida, terna e cheia de empatia: "O mundo imagético da personagem é riquíssimo. Foi um prazer explorá-lo na criação das ilustrações. Na elaboração do livro, pude integrar as memórias de Neyla e Cristiane às minhas próprias. Ilustrar suas lembranças, transformadas em uma história tão doce, mas também dolorosa em suas lacunas, me conduziu por uma reflexão profunda sobre nossa identidade e sobre o amor", acrescenta a ilustradora.

 

'Neyla' é literatura de infância, para todas as idades. Uma obra para habitar o coração de crianças e adultos. Mais que um livro sobre a perda da memória, nos deixa a certeza de que o amor é mais forte do que o esquecimento.

 

LANÇAMENTO

5 de outubro de 2024, às 16h

Livraria da Travessa

Rua Visconde de Pirajá, 572 - Ipanema, Rio de Janeiro

 

NEYLA

Cristiane Tavares e Vanessa Prezoto

Editora Cambucá

40 páginas

 



Sobre a autora

Cristiane Tavares nasceu rodeada de histórias. Desde pequena, ouvia sua mãe contá-las. Quando começou sua vida profissional, todas foram lhe fazer companhia. Virou professora, psicopedagoga, consultora pedagógica e escritora. Já publicou 12 livros. Em 2023, foi finalista do 19º Prêmio Barco a Vapor com a história 'A Amazônia, quem diria, engoliu a cutia!'. Em 2024, recebeu menção honrosa no Concurso Internacional de Literatura, da União Brasileira de Escritores (UBE-RJ), pelo livro 'No caminho com Serafim' (Ilustração: Fran Junqueira. Editora Pingo de Luz, 2023). @cristiane.tavares.escritora

 

SOBRE A ILUSTRADORA




Em 2022, Vanessa Prezoto foi finalista do 64º Prêmio Jabuti, além de ter outros títulos contemplados com os selos Cátedra Unesco PUC-Rio e Altamente Recomendável pela Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil (FNLIJ). Em 2024, seu trabalho de ilustração ficou entre os finalistas para a mostra da Bologna Children’s Book Fair, na Itália. Já ilustrou mais de 40 livros, com textos de vários escritores, além de dois livros-imagem de sua própria autoria: 'O lanche' (Editora Tordesilhinhas, 2013) e 'O menino lagarta' (Editora Ateliê da Escrita, 2019). @vanessaprezoto

 

SOBRE A EDITORA

 

A Editora Cambucá tem como propósito oferecer soluções editoriais para autores nacionais e independentes. Presta serviços de edição, parecer de manuscritos, consultoria, coaching, criação de projetos e publicação. Seu diferencial está alinhado à satisfação daqueles para quem trabalha: autores e leitores. @editora.cambuca

 

 

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário