Na tarde de quinta-feira, 12 de setembro de 2024 aconteceu o Fórum-Euclides_115, uma especial homenagem aos 115 anos do falecimento do escritor Euclides da Cunha.
Abrindo os trabalhos a presidente da Academia Fluminense de Letras Márcia Pessanha falou brevemente sobre a importância do Fórum e do homenageado Euclides da Cunha, sobre a sua importância no cenário cultural, frisou que foi um escritor pré-modernista e sobre a extraordinária obra “Os Sertões” e encerrando a sua fala apresentou os palestrantes, especialistas do Fórum.
Na sequência, a presidente passou a palavra a Anabelle Loivos para o início da sua apresentação. A coordenadora do Fórum_Euclides_115, Profª Anabelle Loivos Considera, fez uma homenagem ao Dr. Edmo Lutterbach, escritor e acadêmico cantagalense que presidiu a Academia Fluminense de Letras durante muitos anos, tendo ocupado a Cadeira de Euclides da Cunha. Durante a sua apresentação foram exibidas por intermédio do Datashow, vários imagens de momentos especiais do homenageado, entremeados com declamações de poesias do escritor Edmo Lutterbach. André Vargas Graduado da UFRJ falou as poesias Amarga decepção, Na praia sem ela. Laís Perez da UFRJ falou Mãos aveludadas; Lenço esquecido. O também cantagalense o mais novo membro da AFL, José Augusto Huguenin a palestra sobre o patrono Euclides da Cunha. Convidada para falar algumas palavras sobre o homenageado, foi convidada a professora Luitgarde Oliveira Cavalcanti Barros.
O Fórum_Euclides_115 teve a parceria da
Academia Fluminense de Letras sob a presidência da Dra. Márcia Pessanha e foi
realizado na Biblioteca Parque de Niterói, sede da Academia Fluminense de
Letras, na Praça da república, no Centro de Niterói.
Créditos das imagens:
Compartilhadas pela presidente Márcia
Pessanha
Editorial
Alberto Araújo
Focus Portal Cultural
Nenhum comentário:
Postar um comentário