terça-feira, 18 de setembro de 2018

O RECITAL "CLÁSSICOS DO BRASIL" COM A PIANISTA LICIA LUCAS SERRANO EM LISBOA - PORTUGAL FOI UM SUCESSO!



O RECITAL CLÁSSICOS DO BRASIL COM A "DAMA DO PIANO" A ARTISTA LICIA LUCAS SERRANO EM LISBOA - PORTUGAL FOI UM SUCESSO! BELA E MUITO APLAUDIDA A APRESENTAÇÃO DA PIANISTA COM DIREITO A BIS E APLAUSOS DE PÉ.




Licia Lucas executa inúmeras peças clássicas ao piano.
 
 

Sob a presença do criador e produtor do projeto "Música no Museu", Sergio da Costa e Silva e inúmeras personalidades da cultura e da música clássica e contemporânea a grande "Dama do Piano" a pianista Lícia Lucas Serrano se apresentou, em 17 de setembro de 2018, no Palácio da Foz, em Lisboa-Portugal, o majestoso museu construído no século XVIII-XIX, bem no Centro de Lisboa.
 
 

Na foto, Licia Lucas apresenta o programa do Recital.




Com a programação extremamente, cuidadosa, a artista brindou ao público com peças de renomados compositores clássicos, entre as magnitudes vale destaque para os artistas: Villa Lobos, Camargo Guarniere, Lorenzo Fernandez e outros. Ao final, Lícia Lucas encerrou o recital com a peça de Louis Moreau Gottschalk (1829-1869) com sua emblemática composição Grande Fantasia Triunfal sobre o Hino Nacional Brasileiro, uma das mais empolgantes exaltações musicais de brasilidade.

Segundo informações de nosso correspondente europeu Will Martins, o concerto, estava marcado para as 19h, mas desde as 18 horas, já tinha uma enorme fila à porta do palácio. Veja no anexo algumas fotos enviadas pelo correspondente internacional Will Martins, que se encontra atualmente, na Europa. Essa revista agradece as imagens gentilmente, nos enviadas.

 
Sergio da Costa e Silva - produtor e criador do
projeto Música no Museu.
 
 

SOBRE O PROJETO MÚSICA NO MUSEU

 

Sérgio da Costa e Silva, criador e produtor do projeto “Música no Museu”, ideação inspirada nas maiores instituições cultural do mundo, esse grande projeto surgiu em 1997, no Museu Nacional de Belas Artes. O "Música no Museu", que hoje chega a 80 espaços no Brasil e no exterior. Nesses 21 anos, o projeto realizou mais de 6.500 concertos gratuitos, com a participação de quatro mil músicos, incluindo jovens e orquestras de ações sociais em comunidades. Ao todo, reuniu cerca de um milhão de espectadores e ganhou 30 prêmios nacionais e internacionais, tornando-se, assim, a maior série de música clássica do Brasil.

 
 
 
UM POUCO SOBRE LICIA LUCAS

 

Lícia Lucas Serrano nasceu no Brasil em Itu, Estado de São Paulo. Conhecedores da execução pianística comparam Lícia Lucas com a legendária pianista brasileira Guiomar Novaes. “O brilho de ambas está no encanto que emerge do interior de sua música; é como se os sons adquirissem personalidades próprias, distintas de sua natureza física, frutos da magia inexplicável que preside a construção da beleza intangível”.

Começou os estudos de piano em família com a professora Nayl Cavalcante Lucas, diplomando-se posteriormente na Escola Nacional de Música na classe da professora Neida Cavalcante Montarroyos. Dotada de uma sólida formação pianística e artística obtida em prestigiosos conservatórios europeus, Licia Lucas se especializou no Brasil com Homero de Magalhães , discípulo de Alfred Cortot e na Itália, no Conservatório de Santa Cecília de Roma, com Vincenzo Vitale , descendente artístico de Thalberg e de Cesi , este último que, a convite de Anton Rubinstein , foi Diretor da escola pianística de São Petersburgo . Sua educação musical foi aperfeiçoada com Bruno Seidhofer e Hans Graf da escola vienense.

Iniciou sua prestigiosa carreira conquistando o Primeiro Lugar no Concurso para Solistas da Orquestra Sinfônica Brasileira, interpretando o Concerto “Coroação” de Mozart sob a batuta do Maestro Eleazar de Carvalho. Na Itália conquistou a Medalha de Ouro no concurso Internacional Viotti de Vercelli, sendo a mais jovem entre todos os concorrentes, concedida pelo presidente do Júri o famoso pianista Arturo Benedetti Michelangeli. Desde então tem já se apresentado com grande sucesso como recitalista e solista de mais de 50 orquestras sinfônicas de Europa, Estados Unidos e América Latina.

Licia Lucas foi aclamada na legendária Sala Tchaikovsky em Moscou como solista da Orquestra Sinfônica Estatal da Filarmônica de Moscou obtendo o aplauso da crítica especializada. A Revista “AMÉRICA LATINA”, em matéria assinada pela Sra. Natalia Constantinova, destaca:

“Na solene cerimônia de inauguração na Sala P.I. Tchaikovsky veio à cena uma encantadora mulher tão modesta como elegante. Logo que seus dedos tocaram os primeiros acordes, a audiência sentiu que intervinha uma brilhante pianista, capaz de competir com os mais destacados pianistas do mundo... Somente a explosão de aplausos e júbilo pode devolver o mundo para a realidade do acontecido”.

Em Maio de 2003, no esplendor das comemorações do 300º aniversário da fundação de São Petersburgo, Licia Lucas voltou à Rússia como solista convidada da Orquestra do Teatro e da Ópera e do Ballet do Conservatório de São Petersburgo, na Sala Glazunov do Conservatório Estatal de São Petersburgo “Rimsky-Korsakov”, gravando os concertos de Tchaikovsky No. 1 e Grieg en La menor com a prestigiosa Filarmônica Acâdemica de São Petersburgo. Em Junho de 2004, o nome de Licia Lucas se inscreveu no seleto grupo de artistas (entre eles Liszt e Tchaikovsky) que se apresentaram na legendária Grande Sala da Filarmônica de São Petersburgo ao ser longamente ovacionada como solista dos concertos para piano e orquestra de Beethoven No. 3 e Chopin No.2 e gravando estes dois concertos com a mesma orquestra e com um grande lançamento nacional e internacional do CD, realizado na temporada de 2005.

Entre suas gravações destacam-se também as realizadas na Sala Tchaikovsky de Moscou com a Orquestra Estatal da Sociedade Filarmônica de Moscou; com a Filarmônica de Turim na Itália; nos Estados Unidos com a Arpeggione Kammerorchester da Áustria, assim como a gravação do 2º. Concerto de Bela Bartók para a TV Globo no Rio de Janeiro, com a Orquestra Sinfônica Nacional; os CDs gravados para o selo L’ART: “Il Barocco” assim como os “24 Prelúdios de Chopin”; o CD “Licia Lucas in Italy” gravado em 2008, na Itália na “Fazioli Concert Hall” e o CD “Licia Lucas in Russia” gravado com a Orquestra Sinfônica da Rádio&TV de Moscou com o Concerto Nº2 e a Rapsódia sobre um Tema de Paganini de Rachmaninoff.

Durante 4 anos, Licia Lucas foi Coordenadora do Departamento de Música Clássica do Ministério da Cultura da Nicarágua e Chefe da Cátedra de Piano da Escola Nacional de Música de Manágua. Tem proferido palestras e “masterclasses”, além do Brasil, na Argentina, Peru, America Central, Porto Rico, México, Estados Unidos e Itália.

No Brasil Licia Lucas desenvolve intensa atividade pedagógica, é membro Titular e Presidente da Academia Nacional de Música; membro do “Comité D’Honneur” da Fundação João de Souza Lima e na França é membro do “Comité D’Honneur” da Fundação Franz Liszt. É fundadora da Academia Nicaragüense da Música e Presidente de Honra da Orquestra Jovem da Nicarágua, tendo recebido a Medalha de “Amiga e Mecenas da Arte e da Cultura Nacional” neste país, apoiando também no Brasil o projeto de diversas orquestras jovens.

Familiar aos palcos do mundo, suas apresentações garantiram-lhe grande admiração por parte do público e da crítica. Na Itália o jornal L'Osservatore Romano escreveu a propósito:

“Inteligência e admirável intuição poética..sensibilidade agógica e dinâmica, limpidez de toque..de forma a obter admiração geral e o entusiasmo do público”.

“Magnífica, gloriosamente sincera” escreveu o “Diário Popular” de São Paulo, considerando Licia Lucas na Lista dos Melhores da Música . “Sua interpretação emparelha a dos maiores pianistas, como Vladimir Horowitz”.




OUTRAS FOTOS DO RECITAL

 
 
 
 

O designer gráfico brasileiro Will Martins, nosso correspondente europeu, a escritora e acadêmica Liane Arêas posam ao lado da pianista Licia Lucas, artista que se apresentou em grande recital do projeto Música no Museu, no Palácio Foz. em 17 de setembro, em Lisboa-Portugal.
 

Segundo informações de nosso correspondente europeu Will Martins, o concerto, estava marcado para as 19h, mas desde as 18 horas, já tinha uma enorme fila à porta do palácio. Veja no anexo algumas fotos enviadas pelo correspondente internacional Will Martins, que se encontra atualmente, na Europa. Essa revista agradece as imagens gentilmente, nos enviadas.


A pianista Licia Lucas e escritora e acadêmica Liane Arêas em encontro
no Palácio Foz de Lisboa-Portugal.
 
 
Turista inglês lendo o Cartaz do Recital "CLÁSSICOS DO BRASIL"
com pianista Licia Lucas, exposto na portaria do Palácio Foz, em Lisboa-PT.
 

 

 

APOIO NA DIVULGAÇÃO 

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 


 





 
 
FONTE BIOGRÁFICA:
 
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário