quarta-feira, 5 de setembro de 2018

FOCUS PORTAL CULTURAL HOMENAGEIA BEATRIZ SEGALL NOTÁVEL ATRIZ BRASILEIRA, QUE DEIXOU ESTE MUNDO, EM 05 DE SETEMBRO DE 2018.


 

 

BEATRIZ SEGALL FOI UMA CONSAGRADA ATRIZ BRASILEIRA DE TEATRO, CINEMA E TELEVISÃO, CONHECIDA POR INTERPRETAR A GRANDE VILÃ ODETE ROITMAN EM VALE TUDO, UM SUCESSO DA TELEDRAMATURGIA BRASILEIRA.

Beatriz Segall faleceu em 05 de setembro de 2018, esteve internada no Hospital Albert Einstein, em São Paulo, e tinha recebido alta no dia 21 de agosto por problemas respiratórios.
 

Em uma carreira de mais de 70 anos dedicada aos palcos e à TV, Beatriz Segall viveu em 1988 o papel que a eternizou na teledramaturgia brasileira. Após 192 capítulos da novela “Vale tudo”, a vilã interpretada pela atriz carioca morria com três tiros e fazia o país inteiro se perguntar: “Quem matou Odete Roitman?".
 

Faleceu em 05 de setembro de 2018 aos 92 anos, informou a assessoria de imprensa do hospital Albert Einstein, na Zona Sul de Oeste de São Paulo. . O hospital não informou quando ela voltou a ser internada. A causa da morte não foi divulgada.

 
Segundo a assessoria de imprensa da atriz, Beatriz Segall morreu por volta de 12h. Ela será velada no próprio hospital a partir das 19h e o corpo será cremado nesta quinta-feira (6) em Cotia, na Grande São Paulo.

 
Odete Roitman foi a personagem que marcou a carreira de Beatriz Segall na TV brasileira. A associação com a sofisticada personagem da novela de Gilberto Braga, Aguinaldo Silva e Leonor Bassères foi tanta que Segall passou a receber apenas convites para papéis refinados.

 Odete Roitman é uma personagem que vai ficar na história; não por um valor meu, mas por tudo o que a novela reuniu. Até hoje eu sou chamada de Odete na rua. Em Cuba me chamaram de Dona Odete”, disse a atriz.

 “Criou-se um mito, que atrapalha um pouco, de sempre fazer papel de chique, de bem-vestida. Eu queria fazer o papel de uma mulher bem povão, mas o público não aceitou.”

 

HISTÓRIA

 

Nascida no Rio em uma família da classe média, Beatriz de Toledo era filha do diretor do prestigiado Instituto Lafayette, uma escola na Tijuca, zona norte, e recebeu uma educação primorosa para os padrões da época – aprendeu francês, piano e costura. Na escola sempre assistia encantada aos ensaios das peças teatrais, mas no fim dos anos 1940, garotas de família eram mantidas longe do ambiente “promíscuo” do teatro. Por isso, quando Beatriz comunicou em casa que pretendia integrar o elenco de uma peça profissional, seu pai reagiu mal, dizendo: “Pode ir, mas vai me dar um grande desgosto”. Beatriz não foi. Em 1946, foi professora de francês, tendo lecionado no Colégio Municipal Barão do Rio Branco, no bairro de Santa Cruz-RJ. Anos mais tarde, surpreendeu sua mãe com a notícia de que tinha ganhado uma bolsa para estudar teatro e literatura em Paris e, dessa vez, não pretendia abrir mão. , e começou a estudar teatro no início dos anos 1950. Trabalhou com Henriette Morineau.

 
 
 
 
 

Em Paris, prosseguiu os estudos e conheceu Maurício Segall, filho do pintor judeu lituano Lasar Segall e da tradutora Jenny Klabin, com quem se casou em 1954 e teve três filhos: o diretor de cinema Sérgio Toledo Segall, Mário (arquiteto e professor da Universidade Presbiteriana Mackenzie) e Paulo. Nessa época, abandonou a carreira para retomá-la somente em 1964. No início da década de 1970, seu marido foi preso, pois fazia parte da ALN, fazendo com que passasse por um período de dificuldades. Fez longa carreira, sempre voltada ao teatro, embora tenha trabalhado no cinema, onde estreou em 1950, no filme A Beleza do Diabo, de Romain Lesage.

Interpretou personagens que marcaram a história da televisão brasileira, como Lourdes Mesquita, de Água Viva, em 1980, mas foi a personagem de Odete Roitman, de Vale Tudo em 1988, da Rede Globo, considerada uma das maiores vilãs da história da televisão brasileira, que marcou sua carreira televisiva. O sucesso da personagem inspira interpretações de vilões de novelas até os tempos atuais. Além disso, o jargão "quem matou Odete Roitman?" (referindo-se ao assassinato da personagem) é até hoje repetido em alusão aos mistérios das tramas em telenovelas. Beatriz já revelou em entrevistas que não gosta de falar sobre a personagem, afirmando que, pela popularidade de sua personagem, acaba nunca sendo reconhecida por outros trabalhos no teatro e no cinema, e que isso a incomoda muito. Recebeu vários prêmios na carreira, dentre os quais, os prêmios Governador do Estado, Prêmio Shell, Mambembe.
 
 

 

Além da Lourdes Mesquita de Água Viva (1980) e de Odete Roitman de Vale Tudo (1988), destacou-se também com outras personagens como A Celina de Dancin' Days (1978), A Norah Brandão de Pai Herói (1979), A Laura de Sol de Verão (1982), A Eunice de Champagne (1983) no qual interpretou sua única personagem pobre na TV, A Alzira de Carmem (1987), da Rede Manchete, A Miss Penélope Brown de Barriga de Aluguel (1990), A Stella de Corpo e Alma (1992), A Paula de Sonho Meu (1993), A Clotilde Jordão de Anjo Mau (1997), A Bárbara de Bicho do Mato (2006) da Rede Record, e A Maria Beatriz de Lara com Z (2011).

 

Em 2006, após nove anos sem integrar o elenco fixo de uma telenovela preferindo dedicar-se apenas ao teatro, aceitou o convite da Record TV para Bicho do Mato, onde vivia a antagonista Bárbara, uma avó fria e sem coração, que vivia em guerra com sua neta por não viver dentro do padrão da alta sociedade. Em 2011, a convite da Rede Globo e do autor Aguinaldo Silva, interpretou mais uma vilã na sua carreira. A vilã, Maria Beatriz, personagem contra a protagonista, Lara Romero Susana Vieira, na 1ª temporada da série Lara com Z, derivada de Cinquentinha, do mesmo autor. Em 2012 atuou na novela Lado a Lado, da Rede Globo, interpretando a personagem Madame Besançon. Em 21 de julho de 2013, as vésperas de seu aniversário, a atriz caiu em um buraco em uma calçada do bairro da Gávea (bairro do Rio de Janeiro), na Zona Sul da cidade do Rio de Janeiro, se machucando seriamente. Na ocasião, Beatriz Segall chegou a receber uma ligação e um pedido de desculpas do prefeito Eduardo Paes.
 
 

 
 
 

Em 22 de junho de 2009, foi agraciada com a comenda da Ordem do Ipiranga pelo Governo do Estado de São Paulo, na pessoa do então governador José Serra.

 

Em 11 de abril de 2015, Beatriz retornou a Rede Globo para estrear Os Experientes, uma série em quatro capítulos. No primeiro episódio da série, "Assalto", a atriz interpreta Yolanda, uma senhora de idade que está em uma agência bancária no momento em que esta foi assaltada. Sua personagem divide sua história e experiências com um dos assaltantes. A atriz morreu em São Paulo, no dia 5 de setembro de 2018.






 
 
 
ANO   TÍTULO          PERSONAGEM      NOTAS
 
1956   Pollyana  - Mirtes Snow    
1957   Lever no Espaço     Yolanda       
1958   Grande Teatro Tupi Camila          
1966   Angústia de Amar   Mary  
1968   Ana    Mercedes     
1970   A Gordinha   Clementina  
1978   Dancin' Days           Celina de Souza Prado Cardoso
1979   Pai Herói       Norah Limeira Brandão    
1980   Água Viva     Lourdes Soares Mesquita
1981   Telecontos    Matilde / Cida / Ruth          
1982   Ninho da Serpente Noêmia         
1983   Louco Amor  Lourdes Mesquita  
1987   Carmem        Alzira 
1988   Vale Tudo     Odete de Almeida Roitman          
1990   A, E, I, O... Urca Condessa Sofia Iamatre         
Barriga de Aluguel  Miss Penélope Brown       
1992   De Corpo e Alma     Stella Mendes Peixoto      
1993   Sonho Meu  Paula Candeias de Sá     
1997   Anjo Mau      Clotilde Jordão (Clô)         
1998   Você Decide Izildinha Barroso   
 
Episódio: "Dublê de Socialite"
2000   Sãos e Salvos!         Madame Kiki           
 
Episódio: "A Ilha"
2001   O Clone     
Miss Penélope Brown       
Participação especial na 1ª Fase
2002   Esperança    Maria Antônia         
Episódios: "17–19 de junho de 2002"
2006   Prova de Amor         Ela mesma   
 Episódio: "20 de abril de 2006"
Bicho do Mato          Bárbara de Sá Freitas       
2011   Lara com Z   
Maria Beatriz Passos de Albuquerque  
2012   Lado a Lado Madame Besançon           
 
CINEMA
 
Ano    Título  Papel
1951   A Beleza do Diabo 
(creditada como Beatriz Toledo)
1970   Cléo e Daniel          
Mãe de Cleo
1976   À Flor da Pele         
Isaura
1978   O Cortiço      
Isabel
1979   Os Amantes da Chuva     
1981   Pixote, a Lei do Mais Fraco Viúva
1988   Romance      Cecília
2003   Desmundo    Dona Brites
2011   Família Vende Tudo           Vivi Penteado



 
 
 
 
Beatriz Segall consagrada atriz brasileira de teatro, cinema e televisão, conhecida por interpretar a grande vilã Odete Roitman em Vale Tudo, um sucesso da teledramaturgia brasileira. Será um eterno ícone da elegância. Sempre gostou de aparecer muito bonita, diante das câmeras. Nunca a vimos "desarrumada", sempre esteve presente com a sua postura elegante e mais, soube muito bem interpretar os seus personagens. Deixará saudades.
 
 
Da redação do Focus.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário