domingo, 2 de setembro de 2018

MEMÓRIA ABSORVIDA: INCÊNDIO ATINGE MUSEU NACIONAL, NO RIO DE JANEIRO. GRANDE PREJUÍZO PARA A CULTURAL UNIVERSAL.


 
 

RIO DE JANEIRO - Um incêndio atinge o Museu Nacional, situado na Quinta da Boa Vista (Zona Norte do Rio de Janeiro - Brasil), na noite deste domingo, 02 de setembro de 2018(amigos marquem esta data, como o dia do prejuízo de uma das maiores memória do Brasil e mundo).

Os bombeiros foram acionados às 19h30min e às 20h20min ainda estavam combatendo o fogo. Nesse horário ainda não havia informações sobre as dimensões do incêndio.

Inaugurado em 1818, o Museu completou 200 anos em junho. Especializado em história natural, é o mais antigo centro de ciência do Brasil e o maior museu desse tipo na América Latina.

Embora tenha um dos mais importantes acervos de história natural da América Latina, o museu completou 200 anos parcialmente abandonado.

Reportagem do Jornal "Estado" feita em abril revelou que havia goteiras, infiltrações, salas vazias e públicas de menos de 200 mil pessoas por ano - muito abaixo de sua capacidade.

O paleontólogo Alexander Kellner assumiu a direção da instituição neste ano e negociava parcerias com a iniciativa privada para recuperar o Palácio de São Cristóvão.
 

HISTÓRIA
 

O Museu Nacional, vinculado à Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), é a mais antiga instituição científica do Brasil e um dos maiores museus de história natural e de antropologia das Américas. Localiza-se no interior do parque da Quinta da Boa Vista, na cidade do Rio de Janeiro, estando instalado no Palácio de São Cristóvão. O palácio serviu de residência à família real portuguesa de 1808 a 1821, abrigou a família imperial brasileira de 1822 a 1889 e sediou a primeira Assembleia Constituinte Republicana de 1889 a 1891, antes de ser destinado ao uso do museu, em 1892. O edifício é tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) desde 1938.
 

Fundado por Dom João VI em 06 de junho de 1818 sob a denominação de Museu Real, o museu foi inicialmente instalado no Campo de Santana, reunindo o acervo legado da antiga Casa de História Natural, popularmente chamada "Casa dos Pássaros", criada em 1784, pelo Vice-Rei Dom Luís de Vasconcelos e Sousa, além de outras coleções de mineralogia e zoologia. A criação do museu visava atender aos interesses de promoção do progresso socioeconômico do país através da difusão da educação, da cultura e da ciência. Ainda no século XIX, notabilizou-se como o mais importante museu do seu gênero na América do Sul. Foi incorporado à Universidade Federal do Rio de Janeiro em 1946.

 
 
 

O Museu Nacional abrigava um vasto acervo com mais de 20 milhões de itens, englobando alguns dos mais relevantes registros da memória brasileira no campo das ciências naturais e antropológicas, bem como amplos e diversificados conjuntos de itens provenientes de diversas regiões do planeta, ou produzidos por povos e civilizações antigas. Formado ao longo de mais de dois séculos por meio de coletas, escavações, permutas, aquisições e doações, o acervo é subdividido em coleções de geologia, paleontologia, botânica, zoologia, antropologia biológica, arqueologia e etnologia. É a principal base para as pesquisas realizada pelos departamentos acadêmicos do museu que desenvolve atividades em todas as regiões do país e em outras partes do mundo, incluindo o continente antártico. Possui uma das maiores bibliotecas especializadas em ciências naturais do Brasil, com mais de 470.000 volumes e 2.400 obras raras.






 

No campo do ensino, o museu oferece cursos de extensão, especialização e pós-graduação em diversas áreas do conhecimento, além de realizar exposições temporárias e atividades educacionais voltadas ao público em geral. Administra o Horto Botânico, ao lado do Palácio de São Cristóvão, além do campus avançado na cidade de Santa Teresa, no Espírito Santo a Estação Biológica de Santa Lúcia, mantida em conjunto com o Museu de Biologia Professor Mello Leitão. Um terceiro espaço no município de Saquarema é utilizado como centro de apoio às pesquisas de campo. Dedica-se, por fim, à produção editorial, destacando-se nessa vertente a edição dos Arquivos do Museu Nacional, o mais antigo periódico científico brasileiro especializado em ciências naturais, publicado desde 1876.




Em 02 de setembro de 2018, um incêndio de grandes proporções atingiu os três andares do prédio do Museu Nacional, na Quinta da Boa Vista, na zona norte do Rio de Janeiro, Brasil.










 

Nenhum comentário:

Postar um comentário