terça-feira, 4 de setembro de 2018

NITERÓI ESTÁ ENTRE AS 10 CIDADES MAIS INTELIGENTES DO PAÍS, SEGUNDO O RANKING CONNECTED SMART CITIES 2018. ORGULHO!

 
 
 
 
 
 
 
NITERÓI ESTÁ ENTRE AS 10 CIDADES MAIS INTELIGENTES DO PAÍS, SEGUNDO O RANKING CONNECTED SMART CITIES 2018. ORGULHO!
Entre as cerca de 700 cidades participantes do Ranking Connected Smart Cities 2018, Niterói (RJ) conquistou a 10ª colocação, subindo oito posições na comparação com 2017. A cidade também ficou em 10° lugar na categoria Tecnologia e Inovação. O levantamento foi divulgado hoje (04 de setembro), na abertura do Connected Smart Cities, em São Paulo.
As imagens do Connected Smart Cities podem ser acessadas por meio do
Durante a Cerimônia de Abertura do Connected Smart Cities, que ocorreu hoje (04/09), em São Paulo, foi divulgado o resultado do Ranking Connected Smart Cities 2018, principal estudo sobre cidades inteligentes do Brasil e realizado pela Urban Systems, em parceria com a Sator.
 
O Ranking, que conta com a participação de cerca de 700 cidades, que são analisadas a partir de 70 indicadores, aponta Niterói (RJ) como a 10ª cidade mais inteligente e conectada do País. Com o resultado, a cidade subiu oito posições na comparação com a edição 2017. Niterói (RJ) é a 10ª na categoria Tecnologia e Inovação, de acordo com o Ranking.
Em sua 4ª Edição, o Ranking Connected Smart Cities tem como objetivo definir as cidades com maior potencial de desenvolvimento no Brasil, sendo dividido em quatro resultados: Geral, por Eixo Temático, Região e por Faixa Populacional.
 
O Ranking é composto por indicadores de 11 principais setores: mobilidade, urbanismo, meio ambiente, energia, tecnologia e inovação, economia, educação, saúde, segurança, empreendedorismo e governança, mesmos eixos temáticos do evento Connected Smart Cities. O 1° lugar no Ranking Connected Smart Cities 2018 ficou com Curitiba (PR), seguida por São Paulo (SP). O 3° lugar foi conquistado Vitória (ES), seguida por Campinas (SP) e Florianópolis (SC). Na sexta colocação está o Rio de Janeiro (RJ), seguida por Belo Horizonte (MG), Porto Alegre (RS), Santos (SP) e Niterói (RJ), na 10ª colocação.
A 4ª Edição do Connected Smart Cities acontece até amanhã (05/09), no Centro de Convenções Frei Caneca, na capital paulista e, no primeiro dia, reuniu os diversos agentes relacionados aos governos, empresas e entidades nacionais e internacionais, com destaque para a presença de cerca de 150 prefeituras. Com uma programação com foco em debater e apresentar soluções para o desenvolvimento de cidades inteligentes no Brasil, o evento deve reunir mais de 2 mil pessoas.
"Essa edição é especial e conta com muitas novidades. São cerca de 300 palestrantes e 90 painéis, com apresentações simultâneas em 9 palcos, além da presença de cerca de 150 prefeituras e 60 entidades nacionais e internacionais. Hoje conhecemos as cidades mais inteligentes, conectadas e humanas do Brasil, por meio da divulgação do mais importante Ranking de cidades inteligentes e que contempla os eixos temáticos: Economia, Educação, Empreendedorismo, Energia, Governança, Meio Ambiente, Mobilidade, Saúde, Segurança, Tecnologia e Inovação e Urbanismo. Já no segundo dia do evento, teremos o anúncio dos vencedores do Prêmio Connected Smart Cities, com foco em reconhecer e premiar negócios inovadores que colaborem para o desenvolvimento de uma cidade inteligente", comenta Paula Faria, idealizadora do Connected Smart Cities.
RANKING CONNECTED SMART CITIES 2018
Após a realização dos Encontros Regionais (2017-2018) em Florianópolis, Belo Horizonte, Salvador e Brasília, foram realizadas adaptações e atualizações nos indicadores do Ranking Connected Smart Cities, resultando em algumas mudanças no resultado do estudo, principalmente, nos eixos de Energia, Educação, Mobilidade, Tecnologia e Inovação e Meio Ambiente.
DESTAQUES
Em Tecnologia e Inovação, Niterói apresenta um número de ligações à Internet de 40 mil/100 mil habitantes, 27 Patentes por 100 mil habitantes, conexões de banda larga com mais de 34 Mb atinge 14% e 20% dos trabalhadores com ensino superior, entre outros dados.
A região Sudeste concentra as cidades mais inteligentes e conectadas, sendo sete municípios entre os 10 mais bem colocados. Três municípios são da região Sul, sendo que as regiões Norte, Nordeste e Região Centro-Oeste não têm representante entre os 10 melhores. Campo Grande (MS) está na 12ª colocação no Ranking Geral Recife (PE) na 13ª e Palmas (TO) em 18ª colocação.
Na classificação por região, destacam-se, no Centro-Oeste, Campo Grande (MS) com a 1ª colocação no Ranking Connected Smart Cities; no Nordeste, Recife (PE); e, no Norte, Palmas (TO). Viçosa (MG) é a 1ª colocada no Ranking Connected Smart Cities: Cidades de 50 a 100 mil habitantes.
Para o Presidente da Urban Systems e sócio da Plataforma Connected Smart Cities, Thomaz Assumpção, o Ranking Connected Smart Cities novamente mostra a importância de um planejamento estratégico das cidades considerando a conexão entre os 11 eixos temáticos analisados e a sinergia existente entre o resultado de investimentos. "A educação, por exemplo, que muitas vezes é visto como um eixo básico tem uma grande importância no desenvolvimento do empreendedorismo e na busca da sustentabilidade econômica das cidades, permitindo que mais atores sejam responsáveis pelo desenvolvimento da cidade", comenta.
OS VENCEDORES POR EIXO TEMÁTICO
O primeiro lugar para Urbanismo e Mobilidade e Acessibilidade foi para São Paulo; Meio Ambiente: Santos (SP); Energia: Pirassununga (SP); Empreendedorismo e Tecnologia e Inovação: Rio de Janeiro (RJ); Saúde e Educação: Vitória (ES); Segurança para Ipojuca (PE); Governança: Curitiba (PR); e Economia para Barueri.
 
 
 


 
 
 
FOTOS DO EVENTO
 
 
 
 
 
 
 
 
APOIO NA DIVULGAÇÃO
 
 
 
 
 
 
 
 
 

 




Nenhum comentário:

Postar um comentário