terça-feira, 28 de julho de 2020

LEILA NAYLOR MORRIS HINISTA METODISTA AMERICANA É HOMENAGEADA PELO FOCUS PORTAL CULTURAL.





CLICAR NO LINK DO CANAL YOU TUBE
DO FOCUS PORTAL CULTURAL











 

Nasceu aos 15 de Abril de 1862 em Pennsville, Ohio, USA. Quando criança, Lelia Naylor1 viveu em Malta e McConnelsville, Ohio. Em 1881, ela casou Charles H. Morris. Lelia era ativa na área da música na igreja metodista, e muitas vezes participava de acampamentos, por exemplo: Old Camp Sychar, Mt. Vernon, Ohio, and Sebring Camp in Sebring, Ohio.

 

Ela começou a escrever canções na década de 1890, e é autora de mais de 1,000 canções Gospel. Quando os olhos dela começaram a falhar em 1913, o filho dela construiu um quadro-negro bem grande com enormes pautas para notas, assim que ela pudesse continuar compondo. Ela e o marido dela se mudaram com a filha, Sra. W. R. Lunk, para Auburn, Ohio, em 1928, onde ela veio a falecer em 1929.

 

Lelia N. Morris é autora de texto e melodia do bem conhecido hino “Nearer, still nearer, close to Thy heart2 ...”, publicado em 1898 no cancioneiro “Pentecostal Praises” por William J. Kirkpatrick & Henry Gilmour. – Essa mesma melodia foi aproveitada para cantar o HPD nº 328 “Um só rebanho, um só Pastor” de José Ilídio Freire.

 

Na Igreja Metodista Episcopal em McConnesville encontra-se uma placa comemorativa com os dizeres: Muitos hinos bem conhecidos, como “Sweeter as the years go by”, “Nearer, still nearer” e “Let Jesus come into you heart” foram compostos na “Triniti Methodist Episcopal Church” de Ohio, por sua organista Lelia N. Morris (1862-1929). Os hinos dela foram traduzidos em várias línguas e publicados em diversos hinários protestantes ao redor do mundo. A Congregação Metodista Episcopal em McConnesville estabeleceu-se formalmente em 1826, e é a mais antiga denominação da cidade de Ohio.

 

Faleceu aos 23 de Julho de 1929 em Auburn, Ohino, USA, na casa de sua filha, sendo Sepultada em McConnesville, Ohio.













 

SAIBA MAIS

 

Lelia Naylor Morris foi uma hinista metodista americana. Algumas fontes dão seu primeiro nome como Leila, mas seu obituário, marcador grave e outras fontes o nomeiam como Lelia.  Ela às vezes é conhecida como Sra. Charles H. Morris, como (Sra.) CH Morris, ou como (Sra.) CHM, adotou os nomes próprios de seu marido após o casamento, conforme o costume da época.

 

Morris nasceu em Pennsville, Ohio. Ainda criança, ela se mudou com sua família para Malta, OH. Mais tarde, ela, a irmã e a mãe administraram uma loja de chapelaria em McConnelsville, OH. Em 1881, ela se casou com Charles H. Morris. O casal era ativo na Igreja Episcopal Metodista e participava de reuniões de acampamento em lugares como Old Camp Sychar, Mount Vernon, OH e Sebring Camp, Sebring, OH. Na década de 1890, ela começou a escrever hinos e músicas gospel; foi dito que ela escreveu mais de 1.000 canções e músicas e que o fez enquanto fazia as tarefas domésticas. Em 1913, sua visão começou a falhar; seu filho construiu para ela um quadro negro de 28 pés (8,5 m) de comprimento, com linhas de pessoal de grandes dimensões, para que ela pudesse continuar a compor.

 

Por volta de 1928, ela e o marido se mudaram para morar com a filha em Auburn, NY, onde ela morreu. Ela está enterrada no cemitério McConnelsville, McConnelsville.
































Nenhum comentário:

Postar um comentário