sábado, 18 de julho de 2020

O NEWSMUSEUM É A MAIOR EXPERIÊNCIA DE MEDIA DA EUROPA. UMA HISTÓRIA DA EVOLUÇÃO DOS MEDIA E DO JORNALISMO.



NewsMuseum (museu das notícias em português) é um museu que se dedica às notícias, aos media e à comunicação situado em Sintra, Portugal. Foi inaugurado no dia 25 de Abril de 2016 pelo presidente da república Marcelo Rebelo de Sousa. O museu ocupa as antigas instalações do Museu do Brinquedo e apresenta, num espaço simultaneamente físico e virtual, uma história da evolução dos media e do jornalismo.

 

Este museu assume-se como “a maior experiência de media e comunicação da Europa”. O NewsMuseum invoca e explica a cobertura mediática de episódios da história recente e permite aos visitantes interagirem com a Rádio e a TV. Também homenageia os jornalistas imortalizados pela sua obra, apresentando os principais protagonistas da indústria, projeta a evolução da reportagem das guerras, contextualiza os combates mediáticos que nos marcaram, recorda as "más notícias" do nosso tempo.

 

Todos os equipamentos que se encontram no NewsMuseum são modernos e interativos, sendo que este integra ainda um pequeno auditório preparado para visitas educacionais. A experiência, disponível em português e inglês, é personalizada num total de 16 horas de vídeo e outros formatos.

 

A Associação Acta Diurna, que promove o projeto e cujo presidente é Luís Paixão Martins, investiu cerca de 1,8 milhões de euros no museu. Este divide-se em 25 módulos temáticos, espalhados pelos três andares do edifício, onde são recordados episódios da história de Portugal e do mundo através da sua cobertura jornalística.

 

Ao todo são disponibilizados mais de 300 artigos de consulta, num total de 16 horas de informação, entretenimento e multimédia, sempre numa abordagem interativa que permite ao visitante ver e participar nas estórias. O NewsMuseum foi concebido com o objetivo de ser uma Media Age Experience, uma janela aberta para o mundo dos media e da comunicação e para o seu impacto na sociedade.

 

Neste museu destaca-se a “iArena”, uma das salas principais, que conta estórias através de um ecrã táctil com 62 m2, , um dos maiores do mundo, que apresenta uma visão a 360°, e ainda a “Pirâmide de Babel”, uma torre metálica com 69 televisões ligadas aos principais canais de notícias de todo o planeta. Há ainda salas dedicadas ao jornalismo de guerra, aos duelos mediáticos que já se travaram, à propaganda, ao desporto e até uma experiência de realidade virtual.

 

 







 

 

Endereço: Parque Natural de Sintra-Cascais, R. Visconde Monserrate 26, 2710 Sintra

Horário: 09h às 19h (aberto todos os dias)

Telefone: +351 21 012 6600


 


Nenhum comentário:

Postar um comentário