terça-feira, 7 de julho de 2020

SALA CARLOS COUTO COMEMORA O CENTENÁRIO DA DIVINA ELIZETH CARDOSO COM LIVES E VÍDEOS.



A Secretaria Municipal das Culturas, Fundação de Arte de Niterói e Sala Carlos Couto não poderiam deixar de homenagear o Centenário da Divina Elizeth Cardoso, que no dia 16 de julho de 2020, completaria 100 anos. Por isso, no mês de julho a Sala Carlos Couto fará varias homenagens a Elizeth.

 

Elizete Moreira Cardoso conhecida como a Divina, era considerada uma das maiores intérpretes da música brasileira reverenciada pelo público e pela crítica nacional e internacional.

 

Dia: 07 de julho de 2020 – terça-feira

Horário: 18h

Dyone Valeriano - Voz e Violão na Live



 

Nas comemorações ao centenário da Divina Elizeth Cardoso, a cantora Dyone Valeriano, que faz um tributo a grande intérprete, não poderia ficar de fora. Na LIVE serão apresentadas grandes sucessos conhecidos do público, como: “ Chega de Saudades” - Bossa Nova -1956   composto por Antônio Carlos Jobim/ Vinicius de Moraes;  “ Eu Bebo Sim” - samba de 1973, célebre na voz de Elizeth Cardoso,   composto por João do Violão, em parceria com Luiz Antônio;

“Barracão” um samba de 1953, composto por Luiz Antônio e Oldemar Magalhães; entre outros grandes sucessos.

 

Plataforma de exibição: Instagram @salacarloscouto

 

 

Dia: 14 de julho de 2020 - terça

Horário: 18h

Exposição virtual - “Elizeth Cardoso por Elas” Caricaturas

Curadoria: Zé Graúna

 

Elizeth Cardoso e as Desenhistas Brasileiras

 “Elizeth Cardoso por Elas”


Elizeth Cardoso por Fani Loss


Elizeth Cardoso por Liz França


Elizeth Cardoso por Ana Paula Stelling



Planejada para acontecer em julho de 2020, a exposição Elizeth Cardoso por Elas, que comemoraria o Centenário da cantora, acabou não acontecendo devido à crise sanitária que atingiu o planeta. A ideia da exposição era reunir 20 talentosas desenhistas, a maioria de Niterói, e mais outras artistas de outras localidades, quando cada artista desenharia Elizeth Cardoso a seu modo e estilo, do retrato ao desenho humorístico. Mesmo com o surgimento da pandemia, as artistas mantiveram suas penas afiadas e produziram artes para lembrar a cantora e seu centenário, e são estas artes que serão expostas, de maneira alternativa, por meio das redes sociais.

Com isso, a Sala Carlos Couto manterá, em parte, a proposta da homenagem, usando as ferramentas digitais que estão disponíveis, como as redes sociais, mais especificamente o Instagram, exibindo as artes enquanto promove, por meio de videoconferência, encontros entre pesquisadores, músicos, cantores e o herdeiro de Elizeth Cardoso, Paulo Cesar Valdez, neto da cantora.

 

Sobre o Coletivo

 

O coletivo feminino Elas por Elas - As Desenhistas Brasileiras surgiu em julho de 2013, quando 30 artistas participaram da exposição "Leila Diniz nos traços das desenhistas brasileiras", que aconteceu na Sala de Cultura Leila Diniz. A mostra comemorou o aniversário de três anos da Sala Leila Diniz, e teve a saudosa atriz, cujo nome batiza o local, como homenageada.

 

A partir daí, o coletivo cresceu, espaços foram criados nas redes sociais para promover e debater sobre a trajetória das mulheres desenhistas brasileiras, e outras exposições surgiram. Hoje, o coletivo conta com mais de 60 artistas do Brasil, jovens e veteranas, presentes em diversas regiões do país.

 

Caricaturistas que participarão da exposição: Ana Paula Stelling, Claudia Sobral, Fani Loss, Liz França, Maria Rita, Pribalima, Rosana Fávero Amorim, Synnöve, Thais Leal, Thamiris Freitas, Very Saiki, Yasmin Matos.

 

Plataforma de exibição: Instagram @salacarloscouto


Paulo Cesar Valdez Junior Neto


Dia: 16 de julho de 2020 - quinta- feira

Horário: 18h

Bate - Papo na Live com João Carino e Paulo Cesar Valdez Junior


Joao Carino
(Foto: Alline Ourique)

 

A Sala Carlos Couto, convida o produtor e diretor do instituto Memória Musical Brasileira (IMMuB), João  Carino e o neto  da  Divina Elizeth  Cardoso,  Paulo Cesar Valdez Junior.

 

Nesse encontro João Carino falará um pouco sobre como foi produzir os dois últimos discos cantora. Já Paulo Cesar, neto de Elizeth, contará um pouco sobre a sua infância com uma das maiores cantoras da música brasileira, e principal intérprete da música “Eu Bebo Sim”. Além disso, também irá nos contar como nasceu a ideia de lançar a cerveja “Divina Elizeth” em homenagem à sua avó.

 

Plataforma de exibição: Instagram @salacarloscouto

 

Hudson Pereira

 

 

Dia: 18 de julho de 2020 - Sábado

Horário: 16h

Projeto Roda de Novos Poeta Online

Poeta convidado Hudson Pereira

 

Hudson Pereira é poeta, morador de Niterói e autor do livro “Café expresso e outros poemas”. Sua poesia passa pelo amor, pelas dores e por sua paixão pela literatura com uma linguagem cotidiana e leve. Na Roda de Novos Poetas ele apresentará uma leitura de seus poemas e uma falará sobre as suas inspirações.

 

Plataforma de exibição: Instagram @salacarloscouto

 

 

Dia: 21 de julho de 2020 - terça

Horário: 18h

Projeto Clube do Choro de Niterói na Live

Elizeth Cardoso

.

Nas homenagens do centenário da Divina Elizeth Cardoso, a Sala Carlos Couto contará com uma participação muito especial: o Clube do Choro de Niterói, que se apresenta na sala desde 2016. Os amantes do projeto poderão matar as saudades de Paulinho Bandolim (bandolim), Léo Fernandes (violão de 7 cordas), Phelipe Ornellas (cavaquinho) e Diogo Barreto (pandeiro). O encontro vai contar com um bate papo informal sobre o projeto e muita música que foi interpretada por Elizeth.

 

Fundado em 28 de janeiro de 2013, o Clube do Choro de Niterói nasceu com a ideia de pesquisar, divulgar e preservar este que é considerado o primeiro gênero musical urbano do Brasil. Promoveu suas primeiras reuniões na Praça da Cantareira, propiciando uma aproximação do choro com o público universitário da Universidade Federal Fluminense.

 

 

Plataforma de exibição: Instagram @salacarloscouto

 

 

Dia: 25 de julho de 2020

Horário: 16h

Fotografias da Elizeth Cardoso

Curadoria: Teca Nicolau.

 

Neste dia a Sala Carlos Couto exibirá algumas fotos da cantora Elizeth Cardoso, acervo cedido pela família, será uma pequena homenagem onde o público poderá rever imagens da Divina Elizeth Cardoso.

 

Plataforma de exibição: Instagram @salacarloscouto

 

 

   

Dia: 28 de julho de 2020 - terça

Horário: 18h

Giro de Janeiro - N&B Duo na live

 

 Muita gente conta histórias sobre o Rio, mas o N&B Duo escolheu cantar e tocar a cidade em um passeio de bossa nova, samba e MPB. Giro de Janeiro convida o público a fazer turismo musical em 20 canções que passam por célebres endereços do Rio e histórias pitorescas de personagens da música brasileira. Rua Nascimento Silva 107, Beco das Garrafas, as praias do Leme ao Pontal, Vila Isabel, Madureira e os morros cariocas fazem parte de um passeio melodioso que apresenta um Rio sedutor e diverso. É tempo feliz e saudade que vêm nas músicas que todos amamos, que já ouvimos na novela, no filme, no rádio, num show... e que vão nos fazer cantar junto, de coração quentinho e olhos fechados. 

O N& Duo não poderia deixar de homenagear na sua live a grande Divina Elizeth Cardoso, incluindo no repertório “Carta ao Tom”, do disco ”Canção do amor demais” e “Chega de saudades”.

 

 N&Duo é formado por Luiz Nicolau, cantor, ator e compositor das bandas Inimigos do Rei e Nicolau e os Copérnicos.  Também é ex-integrante da orquestra de vozes Garganta Profunda. Apaixonado pelos trabalhos que misturam música e dramaticidade, já representou Frank Sinatra em Tom e Vinicius O Musical, e Cauby Peixoto em Emilinha e Marlene, as Rainhas do Rádio. Também esteve em Samba Futebol Clube, pelo o qual recebeu o Prêmio Shell na categoria Elenco. Marco Bombom é baixista, guitarrista, compositor e produtor musical. Integrante das bandas Congo e Conexão Japeri dos anos 90. Referência na Música Soul Carioca, Bombom tem mais de 30 discos gravados em parceria com importantes nomes da MPB, como Ed Motta, Leila Pinheiro, Hélio Delmiro e Victor Biglione. O Show do N&B Duo conta com a experiente direção de Daniel Herz,  roteiro e concepção de Ana Paula Brasil e pitacos musicais de vários apaixonados pelo Rio.

 

Plataforma de exibição: Instagram @salacarloscouto








APOIO NA DIVULGAÇÃO







 

FONTE

Assessora de Imprensa da Sala Carlos Couto

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário