sexta-feira, 3 de julho de 2020

IVAN SERPA A EXPOSIÇÃO RETROSPECTIVA - IVAN SERPA: A EXPRESSÃO DO CONCRETO




CLICAR NO LINK DO CANAL YOU TUBE


A EXPOSIÇÃO RETROSPECTIVA “IVAN SERPA: A EXPRESSÃO DO CONCRETO” realiza um panorama completo sobre a vida e a obra do artista carioca, considerado referência na história da arte brasileira moderna e contemporânea.

 

Ivan Serpa (1923-1973) foi um dos maiores artistas plásticos brasileiros, com importante e rica trajetória, tendo criado e liderado o Grupo Frente, que protagonizou uma revolução na arte nacional através da arte concreta e outras manifestações. A mostra traz à tona as diferentes linguagens utilizadas pelo artista em obras de coleções particulares, de museus e de sua própria família.

 

“Ivan Serpa: A expressão do concreto” resume a essência da obra desse grande artista que, apesar de ser mais conhecido pelo Concretismo, também se aventurou pela liberdade do expressionismo, sem nunca perder contato com a ordem e a estrutura. Trata-se de uma exposição única, de um artista complexo, definitiva para reascender a memória sobre esse operário artístico tão importante para a arte moderna brasileira.

 



Acompanhe a programação de atividades 

do CCBB Educativo em^casa em:

http://www.ccbbeducativo.com/

 

#CCBBeducativoEmCasa

 

 







 

 Ivan Ferreira Serpa (Rio de Janeiro, 1923 – Rio de Janeiro, 1973) foi um pintor, desenhista, professor e gravador brasileiro. A obra de Ivan Serpa, desde o início de sua carreira, oscilou entre o figurativismo e a arte concreta.

 

Recebeu vários prêmios no Brasil e participou de várias bienais realizadas em São Paulo, além de Veneza (1952, 1954 e 1962) e Zurique (1960), quando foi igualmente premiado. O Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro realizou algumas retrospectivas de sua obra nos anos 1965, 1971 e 1974.

 

 

Década de 1940

 

Estudou pintura, gravura e desenho com o austríaco Axl Leskoschek, entre 1946 e 1948, no Rio de Janeiro. Na década de 1940 participou de exposições realizadas na Divisão Moderna do Salão Nacional e da 1ª Bienal de São Paulo, onde ganhou seu primeiro prêmio.[2] Realizou a primeira individual no Instituto Cultural Brasil-Estados Unidos e expôs na XXVI Bienal de Veneza.

 

Década de 1950

 

Em 1949, convidado, ministrou suas primeiras aulas no Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro (MAM/RJ) e, partir de 1952, passou a exercer atividade didática sistemática, especialmente no ensino infantil, dando aulas livres de pintura.

 

Em 1954 publicou o livro Crescimento e Criação, com texto de Mário Pedrosa, sobre sua experiência no ensino de arte para crianças. Nesse mesmo ano, ao lado de Ferreira Gullar e Mário Pedrosa, criou o Grupo Frente, integrado por Franz Weissmann, Lygia Clark, Aluísio Carvão, Hélio Oiticica, Décio Vieira e Lygia Pape, tendo permanecido na liderança do grupo até sua dissolução, em 1956.

 

Em 1957 recebeu o prêmio de viagem ao exterior no Salão Nacional de Arte Moderna (SNAM).Viveu na Europa entre os anos de 1958 e 1959, quando retornou ao Brasil.

 

Décadas de 1960 e 1970

 

Entre o final dos anos 50 e começo dos anos 60, seu trabalho ganhou novos contornos, passando a incorporar elementos menos determinados como gestos, manchas e respingos de tinta.

 

 Em 1960, influenciado pelo desenho infantil, construiu imagens entre a abstração e a figuração. Nessa época, atuou como restaurador de livros na Biblioteca Nacional do Brasil, trabalho que serviu como inspiração para a série dos Anóbios, feita entre 1961 e 1962.

 

A partir de 1963 intensificou-se seu interesse pela figuração, realizando trabalhos como os da Série Negra e das séries Bichos e Mulheres com Bichos. Algumas obras incorporaram letreiros e a sobreposição de formas geométricas. A produção foi exposta em mostras importantes, como Opinião 65, Opinião 66 e Nova Objetividade Brasileira.

 

Em 1967 iniciou a série Op Erótica, que marcou seu retorno à linguagem construtiva. Interessado na op art, ele retomou a construção geométrica e os elementos bem definidos, tendo desenvolvido outras séries com essa característica, como Mangueira e Amazônicas. Essas obras o levaram às Arcas, móveis com formas brancas no seu interior que, por sua vez, deram origem às pinturas Geomânticas, a partir de 1969. Trabalhou nestes quadros até 1973, quando veio a falecer de ataque cardíaco e derrame, com apenas 49 anos.

 




APOIO NA DIVULGAÇÃO



 


Nenhum comentário:

Postar um comentário