segunda-feira, 7 de maio de 2018

“ENTREARTES” FAZ HOMENAGEM AO ARTISTA RODRIGO SARAMAGO. IMPERDÍVEL!

 
 
 
 
 
 
O escultor Rodrigo Saramago será o homenageado da 4ª edição do ENTREARTES, que acontecerá entre 15 e 31 de maio, no Centro Cultural Paschoal Carlos Magno, tendo, como cenário, os jardins do Campo de São Bento.
 
O artista, que está completando 25 anos de carreira, é considerado um dos principais escultores de Niterói e irá apresentar sua nova coleção “Os Guerreiros da Luz”. Além dele, sua discípula e admiradora, a também escultora Duda Oliveira, irá expor obras inspiradas em Saramago. Além da mostra dos trabalhos, haverá palestra aberta ao público sobre a arte e a trajetória de cada um.
 
 
Rodrigo-Saramago-Casal-dançando
-32-x-48-x-22-cm-bronze
 
 
 
 
 
Rodrigo Saramago
 
 
 
Em sua mais nova coleção – “Guerreiros da Luz” – o artista traz peças confeccionadas em ferro, vergalhões e chapas, cortados e soldados, onde as figuras carcomidas e vazadas representam as batalhas da vida.
 
Essa coletânea faz uma referência aos meus 25 anos de carreira, por isso criei guerreiros aos pedaços, mas que seguem de pé, dispostos a lutar, fazendo uma alusão à minha trajetória na arte e na vida: caindo, levantando e seguindo em frente. Agradeço sempre pelo sucesso de poder viver da minha arte. Obrigado Niterói e a todos que acreditam no meu trabalho”, comemora.
 
 
Além de apresentar suas obras, o artista vai falar sobre sua trajetória ao longo dos 25 anos e sua influência junto aos arquitetos e designers de interiores da cidade, explanando como inserir obras de arte em um projeto.
 
 
Dois Acrobatas” – Rodrigo Saramago
Dimensões: 68 x 35 x 40 cm
Técnica: bronze
 
 
 
 
Rodrigo Saramago
 

Cursou a Escola de Belas Artes no Rio de Janeiro de 1985 a 1987, a Escola de Artes Visuais do Parque Lage no Rio de Janeiro. Expôs na Affordable Art Fair em Bruxelas, Bélgica, em 2010, na Art Fair Europe na Alemanha em 2009, na Art Expo New York em 2008 e na Art & Frame Apeldoorn, em 207 na Holanda, na Abraham Art Center, em 2006 na Holanda e na Artexpo, em New York, em 1996.
 
 
 
 

Duda Oliveira
 


 
 
 
 
 
 
Aluna e admiradora de Rodrigo Saramago, a escultora Duda Oliveira volta ao ENTREARTES dessa vez com o acervo intitulado “Brasília e sua arquitetura”, com peças abstratas e contemporâneas, inspiradas na capital do país e nas causas ambientais pelas quais milita.
 
 
Tenho uma rotina de militância por conta do Direito Ambiental, e preciso estar sempre em diversos locais, principalmente Brasília. Naturalmente, minhas viagens me trouxeram influências e muita bagagem cultural, que exteriorizo através da minha arte. Sou encantada por todo período de arte concreta do Niemeyer, Franz Weissmann e seus contemporâneos”, explicou ela, que ainda fará uma palestra sobre a arte como terapia.
 
 
 
Serviço:
4º ENTREARTES Especial Maio
25 anos do escultor Rodrigo Saramago – com participação da escultora Duda Oliveira
 
Vernissage: 15 de maio de 2018, das 18h às 22h
Visitação: Segunda à sexta, das 10h às 17h; sábados, domingos e feriados, das 10h às 15h
 
Local: Centro Cultural Paschoal Carlos Magno –
Campo São Bento
Endereço: Rua Lopes Trovão – s/nº
(Campo São Bento), Icaraí, Niterói - RJ
Entrada gratuita


 

 
 
 
 
APOIO NA DIVULGAÇÃO
 
 
 

 

 
 
 
 
 
 
 
 
 


FONTE:
Departamento de Imprensa SMC/FAN
Secretaria Municipal de Cultura - Niterói
Fundação de Arte de Niterói - FAN
 
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário