“Sim, aceito” – exposição apresenta
obras do cenário do casamento
O Museu Janete Costa de Arte Popular abre a exposição “Sim, aceito”, com curadoria de Jorge Mendes e com obras que traduzem o amor em sua diversidade, no dia 23 de maio, quarta-feira, às 19h. O conjunto de 56 peças, de 35 artistas, revela a cerâmica do Vale do Jequitinhonha (MG), além de esculturas em argila, madeira e papel, mostrando a potência que transforma a escassez de regiões áridas em inúmeras possibilidades da arte popular.
Em um cenário de casamento, a presença de elementos como um portão e um gazebo de ferro ambientam uma cerimônia no jardim. Nesse espaço, obras de diversos artistas como Ulisses Mendes, Sil Capela, Mestre Vitalino, representam cenas de relacionamentos e celebrações utilizando técnicas variadas.
As bonecas noivas de cerâmica compõem uma instalação com elementos, texturas e cores ligadas à realidade e vivência das “noivas da seca”, mulheres como Isabel Mendes, Noemisa Batista, Zezinha, Aparecida e Durvalina que resistem aos longos períodos de estiagem sustentando suas famílias com a produção dessas peças.
Percorrendo a cenografia do espaço expositivo, o público vai poder explorar o imaginário do tema com a representação do casamento na roça e sua riqueza popular, as crendices, as simpatias, além da cultura do interior manifestada nas festas juninas. Esculturas dos santos juninos, especialmente Santo Antônio – o casamenteiro – dividem o espaço com o casal de noivos e a banda de músicos, obras de mestres populares do Nordeste.
Todas as peças da exposição são parte da coleção de Jorge Mendes e Jorge Guedes.
SERVIÇO:
Exposição “Sim, aceito”
Abertura: 23 de maio de 2018, às 19h
Visitação: de terça a domingo, das 10h às 18h
Temporada: até o dia 2 de setembro de 2018
Local: Museu Janete Costa de Arte Popular
Endereço: Rua Presidente Domiciano, 178
Boa Viagem - Niterói-RJ
Entrada gratuita
Nas fotos – crédito Thiago Côrtes
APOIO NA DIVULGAÇÃO
Nenhum comentário:
Postar um comentário