terça-feira, 15 de maio de 2018

HOMENAGEM A VILLA-LOBOS NO SARAU NO SOLAR DO JAMBEIRO EM NITERÓI.

 
 


 
 
 
 
No domingo, 20 de maio, no Sarau no Solar, a soprano Doriana Mendes e o violonista Marco Lima unem seus talentos como solistas para interpretar um programa que consagra a genialidade de Villa-Lobos. A parceria explora a integração do violão e da voz, com o intuito de divulgar não só a brasilidade da obra do mestre Villa-Lobos, mas também um repertório de sonoridade muito nova para o amante da música clássica. O espetáculo, que começa às 17h, tem entrada franca e classificação etária, livre. 
 
Do romantismo nacionalista ao modernismo de poetas de estirpe como Manuel Bandeira, passando pelos cariocas contemporâneos Ana Cristina César e Jacinto Fábio Corrêa, que retratam temas da atualidade nas letras das canções, o duo expõe um panorama da canção de câmara brasileira. Além da obra de Villa-Lobos, Marco e Doriana celebram a antiga, a nova e a novíssima geração de compositores brasileiros, assim representados pelo maestro Alceo Bocchino (1918-), Edino Krieger (1928-), Caio Senna (1959-), Roberto Victorio (1959) e Fernando Riederer (1977). 
 
 
 
 
 
 
Marco Lima
 
Natural de Niterói, Marco Lima é bacharel em violão pela UNIRIO, onde estudou com Maria Haro, e mestre em práticas interpretativas, também pela UNIRIO, sob a orientação de Nicolas de Souza Barros. Com bolsa do DAAD (Deutscher Akademischer Austauchdienst - Serviço de Intercambio Acadêmico Alemão) concluiu em fevereiro de 2013 o mestrado em violão na Hochschule für Musik Karlsruhe (Alemanha). 
 
Como solista foi premiado 15 vezes em concursos no Brasil, sendo seis vezes o vencedor. Apresentou a integral de Villa-Lobos para violão solo, no 44° Festival Villa-Lobos e foi solista do "Concierto de Aranjuez" de Joaquin Rodrigo, no Teatro Castro Alves (BA), com a Orquestra Sinfônica da Bahia, sob a regência de Osvaldo Colarusso. Já integrou o Quarteto Carioca de Violões, com o qual gravou o CD Danças Brasileiras. 
 
Como solista e camerista, tocou em importantes salas brasileiras como a Sala Cecília Meirelles, o MASP (SP) e o Teatro Pró-Música (MG) e também em festivais em São Paulo, Minas Gerais, Piauí e Rio de Janeiro. Na Europa, destacam-se as apresentações na Alemanha, na Suíça e na Itália. Participou também da “XVII Bienal de Música Contemporânea” e da ”III Bienal de Música Contemporânea de Mato Grosso”, com a soprano Doriana Mendes, nas quais realizou a estreia de obras Dawid Korenchendler, Roberto Victorio e Caio Senna. 
 
 
 
 
 
 
Doriana Mendes
 
Cantora, atriz, bailarina e professora de Canto na UNIRIO, Doriana Mendes é natural de Bauru (SP), bacharel em Canto e mestre em Música pela UNIRIO e doutoranda em Música no PPGM-CLA-UNIRIO. Em 1984 estreou no Teatro de Arena do Rio de Janeiro o musical "A Lenda da Pérola", cujo diretor musical descobriu o potencial de Doriana como cantora. Foi solista e assistente da coreógrafa Regina Miranda na Cia. AtoresBailarinos-RJ de 1986 a 1997, ano em que sua carreira começou a centrar-se prioritariamente no canto lírico. 
 
Foi professora de canto na Escola de Música da UFRJ (2006/2007 e 2010). Apresentou-se na Alemanha, França, Irlanda, Portugal, Chile, Bolívia, Argentina, México e em todos os Estados do Brasil. Com o Duo Laguna obteve o 1º Prêmio no Concurso Souza Lima 1999 e foi solista do Calíope, grupo que conquistou o Prêmio Carlos Gomes de 2002. Realizou em 2011/2012, como membro do "Quarteto Colonial", mais de 100 concertos na tournée Sonora Brasil-SESC. Sua discografia conta com mais de 20 CDs, que vão desde a música antiga medieval, passando por teatro musical, à música contemporânea. 
 
Cantou com Sergio Dias (ex-Mutantes), Tim Maia e Jorge Benjor, além de ser membro da Orquestra Barroca da Unirio dirigida por Laura Rónai desde 2008 e atualmente exerce função de coordenadora vocal do grupo. Intérprete de expressivos compositores brasileiros que compõem para ela, tem realizado inúmeras estreias mundiais como solista convidada de festivais nacionais e internacionais, e também de elencos de óperas, musicais, peças de teatro e de dança. 
 
 
 
 
 
 
Serviço
 
Sarau no Solar - Duo Doriana Mendes e Marco Lima
Data: Domingo, 20 de maio de 2018
Horário: 17h
Entrada gratuita 
Classificação etária: livre 
 
Local: Solar do Jambeiro 
Endereço: Rua Presidente Domiciano, 195
Boa Viagem - Niterói - RJ
Telefone: (21) 2109-2222 | (21) 2109-2223
 
 




APOIO NA DIVULGAÇÃO
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 


FONTE:
Departamento de Imprensa SMC/FAN
Secretaria Municipal de Cultura - Niterói
Fundação de Arte de Niterói - FAN
 
 
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário