terça-feira, 29 de maio de 2018

NITERÓI REALIZA SEMINÁRIO CULTURA E TERRITÓRIOS.


 
 
 
 

A Prefeitura de Niterói, por meio da Secretaria de Cultura e da Fundação de Arte de Niterói (FAN), em parceria com a Fundação Casa de Rui Barbosa (FCRB), sob a chancela “Cátedra Unesco de Políticas Culturais e Gestão”, realiza o SEMINÁRIO CULTURA E TERRITÓRIOS, nos dias 4 e 5 de junho, no Solar do Jambeiro, com entrada gratuita e aberto ao público.
 
As inscrições podem ser feitas no site

www.culturaniteroi.com.br/formulario 
 
Ao todo, serão oito mesas-redondas e uma conferência, capitaneadas por cerca de 40 participantes com atuação no campo da diversidade cultural e dos agenciamentos territoriais. O encontro contará ainda com o lançamento do livro “Gestão Cultural”, com textos de Lia Calabre, Eliane Costa, Carlos Augusto Calil, José Mauro Gnaspini, Carlos Paiva, Tatiana Richard, Danielle Nigromonte, Juliana Carneiro e Lia Baron.
 
“A realização deste Seminário deve ser destacada como uma iniciativa de extrema importância no aprofundamento das relações entre poder público e sociedade civil, com o objetivo de se construir políticas culturais democráticas e participativas, nas quais se permitam efetivamente o diálogo entre os diferentes atores que atuam no campo, criando espaços de reflexão mais horizontalizados”, afirma Lia Calabre, da FCRB.
 
No centro do Seminário está o tema da territorialidade, em relevância crescente no ambiente dos fazeres e das políticas culturais brasileiras. As práticas culturais oriundas dos territórios populares e periféricos vêm, há cerca de 20 anos, revelando o quanto são importantes para as cenas artísticas das cidades, tendo incitado a criação políticas específicas ao seu desenvolvimento.
 
Um dos pontos fortes do Seminário será a troca de experiências entre os realizadores culturais. O público presente terá meios de se aprofundar em temáticas atuais e expressivas no ambiente cultural, como políticas públicas, tradição e reinvenção, comunicação comunitária, novas formas de organização da cultura, estética das periferias, gestão cultural e articulação comunitária, fenômenos culturais que se fortaleceram na última década (como as batalhas de rimas e de passinhos) e gênero.
 
Com curadoria de Juliana Carneiro e Julia Pacheco e organização de Danielle Nigromonte (subsecretária de Cultura de Niterói), Lia Baron e Roberta Martins (dirigentes da FAN), o SEMINÁRIO CULTURA E TERRITÓRIOS faz parte do ciclo de seminários sobre gestão cultural iniciado em abril de 2017 pela FAN, com o “Encontro Fluminense de Gestores Municipais de Cultura: troca de experiências”. Estas ações vêm sendo pensadas com o objetivo de contribuir, de maneira efetiva, para os processos de articulação de redes de agentes e gestores da cultura, além de estimular a formulação de políticas públicas.
 
O livro “Gestão Cultural”, primeiro volume da coleção “A Ponte”, um dos resultados do encontro, será lançado no dia 5, às 19h, durante o evento. Trata-se de uma ação de extrema relevância institucional, uma vez que amplia o alcance dos debates realizados naquela ocasião. No coquetel, a publicação será distribuída gratuitamente ao público presente no Solar do Jambeiro.
 
SERVIÇO:
 
SEMINÁRIO CULTURA E TERRITÓRIOS
- Dia 04 de junho (segunda-feira)
Credenciamento - 13h30
Abertura - 14h
Mesas - 15h às 19h
 
- Dia 05 de junho (terça-feira)
Credenciamento - 9h30
Mesas - 10h às 18h
Conferência de encerramento - 18h às 19h
Lançamento do livro - 19h
 
Local: Solar do Jambeiro
Endereço: 
Rua Presidente Domiciano, 195,
Boa Viagem,
Niterói-RJ 
Telefones: (21) 2109-2222 | (21) 2109-2223
Entrada gratuita 
 




APOIO NA DIVULGAÇÃO
 
 
 
 
 
 
 
 







--
 
FONTE
Departamento de Imprensa SMC/FAN
Secretaria Municipal de Cultura - Niterói
Fundação de Arte de Niterói - FAN
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário