sábado, 20 de novembro de 2021

GRAVAÇÃO E ALGUMAS FOTOS DAS JORNADAS INTERNACIONAIS DE ETNOGRAFIA – LEIRIA – PORTUGAL SOB A COORDENAÇÃO DE ADÉLIO AMARO


(Gravação original do Canal Município de Leiria)
(Assistir o evento completo clicar na imagem)



GRAVAÇÃO E ALGUMAS FOTOS DAS JORNADAS INTERNACIONAIS DE ETNOGRAFIA – LEIRIA – PORTUGAL SOB A COORDENAÇÃO DE ADÉLIO AMARO. 

CLICAR NO LINK PARA ASSISTIR O EVENTO COMPLETO: 

https://youtu.be/dvvh4uj7Iak


Em tarde glamourosa transmitida ao vivo pela plataforma You Tube aconteceu as JORNADAS INTERNACIONAIS DE ETNOGRAFIA – LEIRIA 2021 (JIEL 2021) o evento foi realizado no AUDITÓRIO DO MUSEU ETNOGRÁFICO DO FREIXIAL, ARRABAL, LEIRIA, em 20 de novembro de 2021, sob a organização do Município de Leiria / AGROMUSEU e tendo como parceria a Fundação INATEL e com a colaboração de várias instituições de âmbito internacional.

As jornadas surgiram através da necessidade de enraizar o estudo extenso da Etnografia, contudo, apresentar fontes de conhecimento de diversas áreas e seus valores, oriundas de vários lugares do mundo, tendo como base a pesquisa e investigação dos historiadores, antropólogos e investigadores que sempre aprofundam o seu trabalho, incluindo o estudo no terreno, com a finalidade de valorizarem, através da pesquisa e registro, as culturas e as tendências e as capacidades dos povos. 

Como tal, o Município de Leiria reuniu, nestas Jornadas, um conjunto de estudiosos, aliados a temas de interesse transversal e instituições acadêmicas e culturais com referência mundial.

A sessão de abertura, aconteceu às 09h30min de Portugal, contou com as intervenções do presidente da Câmara Municipal de Leiria (Gonçalo Lopes), do Presidente do Politécnico de Leiria (Rui Pedrosa), do Presidente da Fundação INATEL (Francisco Madelino), da Presidente da Junta de Freguesia do Arrabal (Helena Brites) e do coordenador das JIEL 2021 (Adélio Amaro). 

Foram três os painéis destas Jornadas, com palestrantes oriundos do Brasil, do Chile, da Grécia, do México e de Portugal (incluindo Açores), abordando os temas: “Olhares Antropológicos: Da Pesquisa ao Terreno”; “Música Tradicional, Processos de Promoção e Salvaguarda” e “Editar a Memória como Construção do Futuro” (painel INATEL).

As JIEL 2021 são uma aposta forte do Município de Leiria, tendo a parceria da Fundação INATEL e a colaboração de um conjunto de instituições de enorme relevo e forte credibilidade, nomeadamente Politécnico de Leiria; Mosteiro da Batalha / DGPC – Direção Geral do Patrimônio Cultural; Instituto Histórico e Geográfico de Santa Catarina (Brasil); Sociedade Iberoamericana de Antropologia Aplicada, Salamanca (Espanha); Grupo de Investigación en Mvseus y Patrimonio Iberoamericano (Espanha); Centro do Patrimônio da Estremadura (Portugal); Associação Folclórica da Região de Leiria – Alta Estremadura; Museu Etnográfico do Freixial; Casa-Museu da Magueigia, Santa Catarina da Serra; Associação Bajouquense para o Desenvolvimento; Academia de Letras e Artes de Paranapuã, Rio de Janeiro (Brasil); Académie des Lettres et Arts Luso-Suisse (Suíça); Eco Academia de Letras, Ciências e Artes de Teresópolis de Goiás (Brasil) e In/Comparáveis Agência (Brasil).

***********************

ETNOGRAFIA é o estudo descritivo da cultura dos povos, sua língua, raça, religião, hábitos etc., como também das manifestações materiais de suas atividades. É a ciência das etnias. Do grego ethos (cultura) + graphe (escrita).

A etnografia estuda e revela os costumes, as crenças e as tradições de uma sociedade, que são transmitidas de geração em geração e que permitem a continuidade de uma determinada cultura ou de um sistema social.

Etnografia é inerente a qualquer aspecto da Antropologia Cultural, que estuda os processos da interação social: os conhecimentos, as ideias, técnicas, habilidades, normas de comportamento e hábitos adquiridos na vida social de um povo.

A Etnografia é também parte ou disciplina integrante da etnologia, que se ocupa com o estudo descritivo, classificatório e comparativo da cultura material, ou seja, dos artefatos encontrados nas diversas sociedades.


ALGUMAS FOTOS DO EVENTO




































MENSAGENS NO CHAT



Lina Rosa Barrientos PachecoMis saludos para ti, estimado Luiz Nilton. Muy grato verte y escucharte en este tema.

 

Augusto LopesMuito interessante todas estas informações sobre a Etnografia de nossos povos e que enriquece a Cultura Popular. Um abraço, de Genebra, Suíça

 

lourdes carricoParabéns pelo evento abraço de Genève


FOCUS PORTAL CULTURAL boa tarde a todos da Live. Abraços Alberto Araújo


FOCUS PORTAL CULTURAL Parabéns, Arrasou!!! Lindo demais o vídeo. ALBERTO ARAÚJO.

 

Augusto Lopes Aprendi a gostar de folclore há mais de 20 anos e fazendo parte de vários grupos pude conhecer Portugal de Norte ao Sul e muitas das belezas mais isoladas e naturais deste "cantinho à beira mar"

Cronoteca ProhibidaUn saludo griego también

 

Augusto LopesEm minha opinião as nossas escolas deveriam deixar de apoiar e incentivar as festas de Halloween, pois nd têm a ver com o nosso povo, e sim ensinar as crianças a dançar e tocar instrumentos musicais

 

FOCUS PORTAL CULTURALFOCUS PORTAL CULTURAL na pessoa de seu editor ALBERTO ARAÚJO tem o prazer de assistir ao tão ESPETACULAR encontro. ALBERTO ARAÚJO.

 

FOCUS PORTAL CULTURAL Olá, companheiro presidente da ALALS, AUGUSTO LOPES. Boa tarde querido amigo. Estamos prestigiando esse lindo e emocionante. Obrigado pelo convite. ALBERTO ARAÚJO.


Augusto Lopes Parabéns aos organizadores, com um abraço muito especial para o Adélio Amaro, pelo fantástico e interessante evento. Estamos a seguir de Genebra, onde há 7 ranchos folclóricos portugueses

 

Dulce RochaExcelente e especial matéria ! Parabéns aos organizadores de tão especial Evento e toda a eficiente Equipe.

 

Casal Mello A cultura etnográfica você só entende quando encontra-se no meio de uma cultura plural, assim já dizia Michel de Certeau e Franz Boas.


Casal Mello Não me identifiquei. Sou o Guto Mello


Augusto Lopes Alberto Araújo, obrigado pelo apoio e divulgação que fizeste deste evento ai no Brasil, principalmente aí no estado de Rio de Janeiro. Um abraço, daqui da Suiça para todo o povo brasileiro

 

FOCUS PORTAL CULTURAL Sim, muito OBRIGADO pelo carinho. Tudo muito lindo. Para os que não poderão ver. Estou tentando gravar para depois deixar os nossos registros. ALBERTO ARAÚJO.

 

Casal MelloDeixar o meu abraço fraterno nos amigos Augusto Lopes e Alberto Araújo.


Casal MelloGuto Mello

 

FOCUS PORTAL CULTURALBoa tarde prezado amigo Guto Mello. Muito feliz em vê-lo. ALBERTO ARAÚJO.

 

Augusto Lopes Caríssimo Guto Mello. Obrigado pelo abraço. Que bom estarem a acompanhar aí do Brasil


FOCUS PORTAL CULTURALGuto Mello é uma importante personalidade na cultura brasileira. Inteligentíssimo. Temos as honra de sempre estarmos felizes nos encontros, seja, em WhatsApp ou no Facebook. ALBERTO ARAÚJO.

 

Casal MelloA deferência é recíproca meu amigo Alberto Araújo. Seu engajamento na cultura é uma referência, assim como o nosso presidente da ALALS Augusto Lopes. Guto Mello

 

FOCUS PORTAL CULTURALNossa, fiquei COMOVIDO com as suas palavras, Guto. Obrigado. Alberto Araújo.


FOCUS PORTAL CULTURALAmei as apresentações. Uma LINDEZA tamanha... Aplausos de alegria. ALBERTO ARAÚJO.


Lina Rosa Barrientos PachecoEl instrumento que tocó al inicio Poulo Lameiro en Chile se llama Trompe. Integrantes de la cultura Mapuche lo adoptó. Aún está vigente entre ellos.


Lina Rosa Barrientos PachecoAl hacer etnografía en el trabajo de campo se establece una relación maestro-doscípulo y uno, como investigadora se convierte en discípulo.

 

António FigueiredoUm momento alto na divulgação da nossa cultura. Parabéns ao Dr. Adélio Amaro e à organização.


Lina Rosa Barrientos PachecoAl interior de Antofagasta-Chile es conservada una tradición musical que mostró el profesor J.A.Sardinha. Un tocador de flauta con 3 orificios y tamboril.

 

Casal MelloUn trabajo de memoria historica y cultural de patrimonio cultural imaterial

 

FOCUS PORTAL CULTURALHola Lina, maravilloso encuentro cultural. Muy bien. ALBERTO ARAÚJO-Brasil

 

Lina Rosa Barrientos PachecoSí, así es Alberto. Este encuentro con la cultura Ibérica nos permite comprender manifestaciones culturales musicales de nuestros países.

 

Casal MelloLa fuerza de la música portuguesa fue, hoy y siempre parte de la musica de cordel en Brasil. La literatura de cordel la misma cosa.

 

FOCUS PORTAL CULTURALEstoy enamorado de la cultura expuesta hoy. Salud. ALBERTO ARAÚJO.

 

Lina Rosa Barrientos PachecoTambién. Salud!!

 

Casal MelloSalud

 

FOCUS PORTAL CULTURAL El hermoso final. Dios mio. Hermosa. ALBERTO ARAÚJO

 

DREAMTV LIVE 

 

Lina Rosa Barrientos PachecoSí!!, Gracias estimado Adélio Amaro!! Hermoso final de las Jornadas!! Aquí cantando con ellos....

 

Lina Rosa Barrientos PachecoTambién un agradecimiento para Joao Miguel por la grabación de mi ponencia.

 

 

 APOIO NA DIVULGAÇÃO CULTURAL



 

Nenhum comentário:

Postar um comentário