quarta-feira, 17 de novembro de 2021

POSSE DO CÔNSUL GERAL DE PORTUGAL EM GENEBRA, BRUNO PAES MOREIRA COMO MEMBRO HONORÁRIO DA ALALS

 



 

Sr. Cônsul Geral de Portugal em Genebra, Bruno Paes Moreira tomou posse como Membro acadêmico Honorário da ALALS - Académie des Lettres et Arts Luso-Suisse

Inserido no 5° Festival Internacional de Literatura e Arte da ALALS foi realizada uma parte do evento no museu Voltaire, em Genebra, onde tomaram posse novos acadêmicos desta academia.

 O museu Voltaire, em Genebra, foi a residência do filósofo entre os anos de 1755 e 1760, tendo recebido nesta casa influentes escritores e figuras ligadas à monarquia. Foi precisamente, nesta casa onde ele escreveu muitas de suas obras que viriam a mudar o mundo, pois ele defendia que o ser humano deveria ser livre para assim poder expressar a sua vida criativa, sem interferências de cunho moral e religioso.

Passados mais de 260 anos esta residência continua a ser um espaço de pesquisa e de encontro de escritores a nível internacional. Assim, no dia 6 de novembro de 2021, a ALALS organizou neste espaço uma Cerimônia de Tomada de posse de novos académicos onde tomaram posse 30 novos membros entre os quais o Sr. Consul Geral de Portugal em Genebra, como académico Honorário, ocupando a Cadeira número 12.

Como novo acadêmico desta academia manifestou "estar honrado com o convite e motivado em poder colaborar ainda mais para o apoio e incentivo dos hábitos da leitura nas nossas comunidades, apoiando  as iniciativas e eventos que esta academia organizar ao longo do ano, assim como seus parceiros culturais". No mesmo espaço estiveram outros escritores que também tomaram posse e que vieram de outros países, como por exemplo de Portugal, brasil, Espanha, Reino Unido e Grécia.

Este evento foi transmitido nas redes sociais da Rede Sem Fronteiras, de Dyandreia Portugal estando os membros acadêmicos correspondentes a acompanhar a emissão à distância, em direto.

No mesmo espaço decorreu depois a apresentação da antologia Navegando pelos Mares da Lusofonia, organizada pela mesma entidade e editada pela Editora Graciosa, com sede em Lisboa, de Dyandreia Portugal.

O evento encerrou com uma visita guiada pelo historiador, e conservador adjunto do museu, Flávio Borda D'Água, sendo também ele acadêmico desta academia.

Facebook: ALALS - Académie de Lettres et Arts Luso-Suisse







Facebook: ALALS - Académie de Lettres et Arts Luso-Suisse 

Nenhum comentário:

Postar um comentário