segunda-feira, 27 de fevereiro de 2023

A PREFEITURA MUNICIPAL DE NITERÓI, SECRETARIA MUNICIPAL DE CULTURAS, FUNDAÇÃO DE ARTE DE NITERÓI, THEATRO MUNCIIPAL DE NITERÓI, SALA CARLOS COUTO E A ARTISTA KARIN CAGU CONVIDAM PARA A ABERTURA DA EXPOSIÇÃO “BEAU VOIR”. DIA 08 DE MARÇO DE 2023, ÀS 18 HORAS, NA SALA CARLOS COUTO, RUA QUINZE DE NOVEMBRO, 35, CENTRO DE NITERÓI. CURADORIA DE ALEXANDRE MURUCCI.



A Beau Voir da artista Karin Cagy aborda “ageismo” e feminismo. A estilista Karin Cagy, que é também artista plástica apresentara a sua exposição individual, a “Beau Voir”, com curadoria de Alexandre Murucci.

Geralmente os visitantes costumam observar as obras, mas nesse caso, as senhorinhas retratadas em situações ativas se tornaram mais um personagem nas selfies – principalmente a roqueira e a que oferece o “dedo médio” ao espectador. Um convidado acreditava ser uma representação de Iris Apfel, empresária  e ícone da moda de 101 anos, mas as retratadas são genéricas. “Sempre desenhei mulheres e sou muito feminista. Minha pesquisa na pintura sobre ‘ageísmo’, um preconceito que atinge de forma mais contundente o sexo feminino, é onde sinto que meu trabalho mais tem a conectar as pessoas”, diz Karin.

 Sobre o título ‘Beau Voir’: “Significa ‘algo bonito de ver’, mas também flerta com a musa existencialista Simone de Beauvoir, autora de ‘O Segundo Sexo’, de 1949, uma das obras mais celebradas e importantes para o movimento, analisando a condição feminina nas esferas sexual, psicológica, social e política”, diz o curador.





UM POUCO SOBRE KARIN CAGY

Com o desenho presente em sua vida desde seus 5 anos, Karin Cagy já ministrava aos 18 anos, aulas de Pintura em Seda no Club Med. Cursou Modelo Vivo no Parque Lage com Astrea El Jaick e Gianguido Bonfante e, posteriormente, Desenho Industrial na Faculdade da Cidade e Moda na Universidade Candido Mendes. Com ampla experiência na indústria da moda, onde trabalhou por mais de duas décadas, manteve um ateliê de vestidos de festa, à frente de uma grande equipe. Neste período onde desenhava os modelos, gerenciava o processo e fazia todo o tipo de bordados à mão, em peças exclusivas e únicas, sua dinâmica na arte ficou como base de seu trabalho na moda. Mas em 2018, Karin realinhou sua investigação artística e voltou à Escola de Artes Visuais do Parque Lage, tendo como professores Luiz Ernesto, Bruno Miguel e Charles Watson, retornando a pintura de forma visceral e profícua.





Nenhum comentário:

Postar um comentário