UM POUCO SOBRE ANTOINE DE SAINT-EXUPÉRY
Antoine de Saint-Exupéry nasceu em Lyon, 29 de junho de 1900, sobre a sua morte – ele desapareceu em 31 de julho de 1944 aos 44 anos, no Mar Mediterrâneo, nascido Antoine-Marie-Roger de Saint-Exupéry, foi um escritor, ilustrador e piloto francês.
Interessado em mecânica, estudou no
colégio jesuíta de Notre-Dame, em Mans, de 1909 a 1914. Neste ano, juntamente
com seu irmão François, transfere-se para o colégio dos Marianistas, na Suíça,
onde permaneceu até 1917. Em abril de 1921, inicia o serviço militar no 2º
Regimento de Aviação de Estrasburgo, depois de reprovado nos exames para
admissão da Escola Naval.
Em 17 de junho, obtém em Rabat, para onde fora mandado, o brevê de piloto civil. Em 1922, já é piloto militar brevetado, com o posto de subtenente da reserva. Em 1926, recomendado por amigo, o Abade Sudour, é admitido na Sociedade Latécoère de Aviação, onde começa então sua carreira como piloto de linha, voando entre Toulouse, Casablanca e Dacar, na mesma equipe dos pioneiros Vacher, Mermoz, Guillaumet e outros. Foi por essa época, quando chefiou o posto de cabo Juby, no sul de Marrocos e uma colônia espanhola, que os mouros lhe deram o cognome de senhor das areias. Ficou 18 meses no Cabo Juby, durante os quais escreveu o romance Courrier sud ("Correio do Sul") e negociou com as tribos mouras a libertação de pilotos que tinham sido detidos após acidentes ou aterragens forçadas.
Após quase 25 meses na América do Norte, Saint-Exupéry retornou à Europa para voar com as Forças Francesas Livres e lutar com os Aliados num esquadrão do Mediterrâneo. E com 43 anos, ele era mais velho que a maioria dos homens designados para funções, e sofria de dores, devido às suas muitas fraturas. Ele foi designado com um grupo de pilotos para pilotar aviões P-38 Lightning.
A última tarefa de Saint-Exupéry foi recolher informação sobre os movimentos de tropas alemãs em torno do Vale do Ródano antes da invasão aliada do sul da França. Em 31 de julho de 1944, ele partiu de uma base aérea na Córsega e não retornou. Uma mulher relatou ter visto um acidente de avião em torno de meio-dia de 1 de agosto perto da Baía de Carqueiranne, Toulon. Um corpo não identificável usando cores francesas foi encontrado vários dias depois a leste do arquipélago de Frioul, ao sul de Marselha, e enterrado em Carqueiranne em setembro.
O alemão Horst Rippert assumiu ser o
autor dos tiros responsáveis pela queda do avião e disse ter lamentado a morte
de Saint-Exupéry. Em 3 de novembro, em homenagem, recebeu as maiores honras do
exército. Em 2004, os destroços do avião que pilotava foram achados a poucos
quilômetros da costa de Marselha. Seu corpo não foi encontrado.
Em 1998, um pescador de Marselha, Jean
Claude Bianco, pescou uma pulseira prateada, com o nome de Antoine de Saint
Exupéry e da mulher inscritos. Luc Vanrell, arqueólogo submarino iniciou uma
busca que duraria 10 anos e viria a revelar os destroços de dois aviões, um
Messerschmitt do príncipe alemão zu Bentheim uns Steinfurt, e o P-38 Lightning
de Saint-Exupéry. Uma parte do aparelho encontra-se hoje no Museu do Ar e do
Espaço de Bourget.
Nenhum comentário:
Postar um comentário