É
SOBRE A MONA LISA É A MAIS NOTÁVEL E CONHECIDA OBRA DE LEONARDO DA VINCI, um
dos mais eminentes artistas do Renascimento italiano. A pintura a óleo sobre
madeira de álamo encontra-se exposta no Museu do Louvre, em Paris, e é uma das
suas maiores atrações.
Sua
pintura foi iniciada em 1503, terminando-a três ou quatro anos mais tarde e é
nesta obra que o artista melhor concebeu a técnica do “sfumato”. O sfumato é
uma técnica artística usada para gerar suaves graduações entre as tonalidades,
é comumente aplicado em desenhos ou pinturas. Sfumato vem do italiano
“sfumare”, que significa “de tom baixo” ou “evaporar como fumaça”.
A
MONA LISA foi trazida da Itália para França pelo próprio Leonardo, em 1506,
quando este foi convidado pelo rei Francisco I de França para trabalhar na sua
corte. Francisco teria então comprado a pintura, que passou a estar exibida em
Fontainebleau e, posteriormente, no Palácio de Versalhes. A Mona Lisa, enquanto
quadro mais famoso do mundo, adquiriu um estatuto de ícone cultural. São
numerosas as suas reproduções e utilização na publicidade, objetos do dia a dia
e como referência cultural.
O
quadro representa uma mulher com uma expressão introspectiva e um pouco tímida.
O seu sorriso restrito é muito sedutor, mesmo que um pouco conservador. O seu
corpo representa o padrão de beleza da mulher na época de Leonardo. Este quadro
é provavelmente o retrato mais famoso na história da arte, senão, o quadro mais
famoso e valioso de todo o mundo. Poucos outros trabalhos de arte são tão
controversos, questionados, valiosos, elogiados, comemorados ou reproduzidos.
Muitos
historiadores da arte acreditam que a reverência de Leonardo da Vinci pela Mona
Lisa nada tinha a ver com sua maestria artística. Segundo muitos afirmam
devia-se a algo muito bem mais profundo: uma mensagem oculta nas camadas de
pintura. A linha do horizonte se encontra num nível visivelmente mais baixo que
a da direita, fazendo com que a Mona Lisa pareça muito maior vista da esquerda
que da direita. Historicamente, os conceitos de masculino e feminino estão
ligados aos lados, o esquerdo é feminino, o direito é o masculino.
SOBRE
LEONARDO DA VINCI
Leonardo di Ser Piero da Vinci nasceu em Anchiano, 15 de abril de 1452 e faleceu em Amboise, 2 de maio de 1519, foi um polímata nascido na atual Itália, uma das figuras mais importantes do Alto Renascimento, que se destacou como cientista, matemático, engenheiro, inventor, anatomista, pintor, escultor, arquiteto, botânico, poeta e músico. É ainda conhecido como o precursor da aviação e da balística. Leonardo frequentemente foi descrito como o arquétipo do homem do Renascimento, alguém cuja curiosidade insaciável era igualada apenas pela sua capacidade de invenção. É considerado um dos maiores pintores de todos os tempos e como possivelmente a pessoa dotada de talentos mais diversos a ter vivido. Segundo a historiadora de arte Helen Gardner, a profundidade e o alcance de seus interesses não tiveram precedentes e "sua mente e personalidade parecem sobre-humanos para nós, e o homem em si misterioso e distante".
Nascido
como filho ilegítimo de um notário, Piero da Vinci, e de uma camponesa,
Caterina, em Vinci, na região da Florença, foi educado no ateliê do renomado
pintor florentino, Verrocchio. Passou a maior parte do início de sua vida
profissional a serviço de Ludovico Sforza (Ludovico il Moro), em Milão;
trabalhou posteriormente em Veneza, Roma e Bolonha, e passou seus últimos dias
na França, numa casa que lhe foi presenteada pelo rei Francisco I. Leonardo
era, como até hoje, conhecido principalmente como pintor. Duas de suas obras, a
Mona Lisa e A Última Ceia, estão entre as pinturas mais famosas, mais reproduzidas
e mais parodiadas de todos os tempos, e sua fama se compara apenas à Criação de
Adão, de Michelangelo. O desenho do Homem Vitruviano, feito por Leonardo,
também é tido como um ícone cultural, e foi reproduzido por todas as partes,
desde o euro até camisetas. Cerca de quinze de suas pinturas sobreviveram até
os dias de hoje; o número pequeno se deve às suas experiências constantes e
frequentemente desastrosas com novas técnicas, além de sua procrastinação
crônica.Ainda assim, estas poucas obras, juntamente com seus cadernos de
anotações — que contêm desenhos, diagramas científicos, e seus pensamentos
sobre a natureza da pintura, formam uma contribuição às futuras gerações de
artistas que só pode ser rivalizada à de seu contemporâneo, Michelangelo.
Da
Vinci é reverenciado pela sua engenhosidade tecnológica; concebeu ideias muito
à frente de seu tempo, como um protótipo de helicóptero, um tanque de guerra, o
uso da energia solar, uma calculadora, o casco duplo nas embarcações, e uma
teoria rudimentar das placas tectônicas. Um número relativamente pequeno de
seus projetos chegou a ser construído durante sua vida (muitos nem mesmo eram
factíveis), mas algumas de suas invenções menores, como uma bobina automática,
e um aparelho que testa a resistência à tração de um fio, entraram sem crédito
algum para o mundo da indústria. Como cientista, foi responsável por grande
avanço do conhecimento nos campos da anatomia, da engenharia civil, da óptica e
da hidrodinâmica. Leonardo da Vinci é considerado por vários o maior gênio da
história, devido a sua multiplicidade de talentos para ciências e artes, sua
engenhosidade e criatividade, além de suas obras polêmicas. Num estudo
realizado em 1926 seu QI foi estimado em cerca de 180.
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