A
ESCOLA DE ATENAS - SCUOLA DI ATENE é uma das mais famosas pinturas do
renascentista italiano Rafael e representa a Academia de Atenas. Foi pintada
entre 1509 e 1510 na Stanza della Segnatura sob encomenda do Vaticano.
A
pintura já foi descrita como "a obra-prima de Rafael e a personificação
perfeita do espírito clássico da Renascença”. A importância da obra também está
em demonstrar como a filosofia e a vida intelectual, da Grécia Antiga foram vistas
ao final do Renascimento.
A
"Escola de Atenas" é um dos painéis que compõem um grupo de quatro
afrescos principais que retratam ramos distintos do conhecimento. Cada tema é
identificado acima por um tondo em separado contendo uma figura feminina
majestosa sentada nas nuvens, com putti carregando frases como: “Buscar o
conhecimento das causas”, “Inspiração Divina”, “Conhecimento das coisas
divinas” (Disputa), “Para cada um o que lhe é devido”. Assim, as figuras nas
paredes abaixo exemplificam a Filosofia, a Poesia (incluindo a música), a
Teologia e o Direito.
Não
se sabe o quanto o jovem Rafael sabia da filosofia antiga, qual a orientação
que ele poderia ter tido de pessoas como Bramante, ou se um programa detalhado
foi ditado por seu patrocinador, o Papa Júlio II. No entanto, o afresco foi até
recentemente interpretado como uma exortação à filosofia e, de maneira mais
profunda, como uma representação visual do papel do amor em elevar as pessoas
para o conhecimento superior, em grande parte em dívida com as teorias
contemporâneas de Marsilio Ficino e outros pensadores neoplatônicos ligados a
Rafael.
As
identidades de alguns dos filósofos como Platão ou Aristóteles, são inegáveis.
Além disso, as identificações de figuras de Rafael têm sido sempre hipotéticas.
Para complicar, além de Vasari alguns receberam múltiplas identificações, não
só com antigos, mas também com figuras contemporâneas a Rafael.
Luitpold Dussler conta entre aqueles que podem ser identificados com alguma certeza: Platão, Aristóteles, Sócrates, Pitágoras, Euclides, Ptolomeu, Zoroastro, o próprio Rafael, Il Sodoma e Diógenes. Outras identificações ele assegura serem "mais ou menos especulativas".
UM
POUCO SOBRE RAFAEL
Rafael
Sanzio nasceu em Urbino, 6 de abril de 1483 e faleceu em Roma, 6 de abril de
1520, frequentemente, referido apenas como Rafael, foi um mestre da pintura e
da arquitetura da escola de Florença durante o Renascimento italiano, celebrado
pela perfeição e suavidade de suas obras. Segundo historiadores e mestres da
arte, o mais adequado é chamá-lo de Raffaello Santi, já que Sanzio fazia
referência apenas ao seu local de nascimento e Santi era o sobrenome de seu
pai, Giovanni Santi, nascido em Lucca, na Toscana. Junto com Michelangelo e
Leonardo da Vinci forma a tríade de grandes mestres do Alto Renascimento.
Urbino
era então capital do ducado do mesmo nome e seu pai, Giovanni Santi, pintor de
poucos méritos, mas homem culto e bem relacionado na corte do duque Federico da
Montefeltro. Transmitiu ao filho, de precoce talento, o amor pela pintura e as
primeiras lições do ofício. O duque, personificação do ideal renascentista do
príncipe culto, encorajara todas as formas artísticas e transformara Urbino em
centro cultural, a que foram atraídos homens como Donato Bramante, Piero della
Francesca e Leon Battista Alberti.
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